domingo, 13 de setembro de 2009

“MACACO NÃO OLHA PARA O SEU RABO”

José Maria Neves apresentou a candidatura à sua própria sucessão. Certamente será a única candidatura, a única porque PAICV não tem, neste momento, uma alternativa credível a José Maria Neves. Em dois mandatos, Neves não preparou a sua sucessão e, pelo contrário, não deu espaço para mais ninguém. Coisas normais no PAICV. Contudo, estranhamente, este partido encara o regresso do Veiga como o maior dos pecados. Já se dizia que, macaco não olha para o seu rabo. PAICV pode ter lista única, MpD não. É bom recordar, sempre, que estamos em democracia!

Neves traz nos um slogan interessante: “Novos tempos, novas respostas”. De facto Neves tem razão, estamos em novos tempos e precisamos de novas respostas. Todos os cabo-verdianos sabem disso. O problema é que, há muito tempo Cabo Verde entrou em novos tempos e as respostas não surgiram por parte do Governo liderado por Neves. Faltou resposta para os novos desafios, faltou capacidade de governação, faltou coragem política para tomada de decisões. Onde andou Neves que só agora descobriu que estamos em novos tempos e não em tempos de propaganda e discursos ocos?

Neves tem, constantemente, revelado um excessivo cansaço e tem tido atitudes estranhas, como por exemplo: aprovar resoluções sem qualquer sentido e inexistentes, inventar expressões como “rabentolismo político”, ir até a Lisboa para apoiar Socrátes e colocar em risco as relações, futuras, entre Cabo Verde e Portugal.

Neves já não consegue dar resposta aos novos tempos, acordou tarde e o país precisa de uma nova governação, de um novo fôlego. Por outro lado, se por azar dos azares (dos cabo-verdianos) PAICV ganhar as legislativas, Neves terá o pior dos quebras-cabeças: como e com quem formar o Governo? Recorrer aos remanescentes possíveis e manter alguns dos possíves deste Governo?

Neves teve grandes problemas na última remodelação e foi, desesperado, a procura de ministros possíveis. Foi o que se conseguiu arranjar. Se Neves teve problemas em remodelar o Governo, terá ainda mais problemas em formar um novo Governo. Que respostas dará Neves ao país com possíveis ministros remanescentes como: Janira Hopffer Almada, Vladmir Ferreira, Edson Medina, Mário Semedo, Nuias Silva, Rui Semedo, Felisberto Vieira, ou quem sabe ainda com Eugénio Veiga? Enfim, poderia citar mais remanescentes dos possíveis, mas não vale a pena, pois continuaria sem encontrar um elenco à altura de dar respostas aos novos tempos.

É caso para dizer que estamos tramados. Felizmente, o povo cabo-verdiano tem a verdadeira noção dos novos tempos, das novas respostas, dos novos desafios e dos ministros que Cabo Verde precisa e merece.

Sem comentários:

Enviar um comentário