domingo, 22 de março de 2009

Mais uma semana… as mesmas inquietações … Mais uma vez Jorge Santos…

Inicia-se mais uma semana, mais uma semana ficou para trás. Eu continuo com as mesmas inquietações, com as mesmas dúvidas. O que será que os cabo-verdianos comentarão esta semana. A semana passada foi a semana do mundo novo, do rescaldo da visita do Sócrates, da polémica entre Eurico Monteiro e Humberto Cardoso.

Inicia-se, esta segunda-feira, mais uma sessão parlamentar. Desta vez o MpD quer debater a “Transparência na Governação” para esclarecer as adjudicações de obras por ajuste directo.

Espero que seja um debate interessante, sem insultos, sem palhaçadas, sem tolices. Há quem diga que temos deputados tolos. Eu prefiro dar o benefício de dúvidas aos nossos deputados. Veremos quem sairá a ganhar com mais um embate entre José Maria Neves e Jorge Santos, os dois homens que estarão frente a frente nas legislativas. A avaliação contínua já começou e culminará com o exame final em 2011.

O povo fará a sua avaliação todos os dias. Neste momento JMN vai a frente, apesar ter poucos pontos a mais que Jorge Santos. Este último terá todas as oportunidades de se afirmar e mostrar aos cabo-verdianos que merece os nossos votos. Para já, conseguiu afastar a concorrência, os candidatos mais fortes não vão avançar. Ficou apenas um candidato a candidato que possível ficará por ai… neste sentido, o MpD já fez a sua escolha, Jorge Santos é o homem, ele é o cara, o candidato a Primeiro-ministro.

Pois bem, doravante vamos exigir mais e melhor do senhor. O senhor é um possível candidato a Primeiro-ministro do meu país, poderá vir a tomar medidas e decisões que afectam directamente a minha vida, da minha família, dos meus amigos. Tenho o direito de exigir de si uma atitude de um Primeiro-ministro, tenho direito de exigir de si mais competência, mais ideias, mais projectos, tenho direito de exigir soluções para os problemas do nosso país.

Tenho reparado que o meu blog tem tido muitas visitas semanais, contudo são poucos os comentários. Mesmo assim gostaria de pedir aqui aos meus visitantes que façam comentários sobre o candidato a Primeiro-ministro do MpD. Quero que me ajudem a analisar as seguintes questões:

(i) Acham que Jorge Santos é uma óptima escolha?
(ii) Jorge Santos ganhará as legislativas?
(iii) Jorge Santos precisa de mudar a equipa?
(iv) Que conselhos dariam ao líder do MpD?

Aguardo e agradeço reacções.

2 comentários:

  1. Caro João Dono,
    Relativamente ás suas questões devo dizer o seguinte:
    (i) A melhor opção de escolha dentro do MPD foi descartada. A saber: Ulisses Correia e Silva.Digo a melhor porque as outras (como Olavo Correia) ao que parece não querem este MPD.
    (ii) A vitória de Jorge Santos nas próximas legislativas pode ter o desgaste do actual governo como algo que joga a seu favor. Porém, não deixa de ser um objectivo, para o qual, Jorge Santos (MPD)devia estar melhor preparado.
    (iii) O maior entrave de Jorge Santos e do MPD é a desestruturação da sua equipa. Aliás, atrevo-me até a falar na ausência dela. Ciente deste facto, o PAICV tem tido um serto "brilho" precisamente por ter adoptado comportamentos estratégicos, em função da falta de sincronização dentro do MPD.
    (iv) Aconselho o líder do MPD a repensar a sua equipa, assim como, a sua acessoria porque Cabo Verde precisa, desesperadamente, de políticos sérios e de alternativas de governação.

    ResponderEliminar
  2. ola. Respondendo a primeira questao ,se o eng jorge santos vencer as ELEICOES DIRECTAS signficara que podera ser boa escolha.Se ganhara ou nao ninguem podera dizer com honestidade pq ainda falta muito tempo,mas com a equipa que lidera muito dificilmente vencera logo com uma resposta respondo a segunda e terceira questao.quanto a ultima questao diria que mpd precisa de um novo rumo e outra estrategia mas isso desenvolverei quando surgir o post sobre os onze do jorge santos.

    ResponderEliminar