domingo, 29 de março de 2009

JORGE SANTOS VERSUS LIVRAMENTO. O POSSÍVEL REGRESSO DE VEIGA

Jorge Santos já anunciou a sua candidatura à liderança do MpD, Livramento acaba de fazer o mesmo. Tudo isso já era esperado. Qual deles será o candidato do MpD à Primeiro-ministro? Jorge Santos aguentou o barco até agora, apesar dos pesares temos que reconhecer que Jorge aguentou o partido em época de vacas magras. Agora parece que existe alguma possibilidade de o MpD voltar ao poder. O problema está em saber se Jorge e Livramento fazem aumentar ou diminuir esta possibilidade. Que mais valia trazem ao MpD? Quem quer ver MpD no poder, terá, necessariamente, de se interrogar sobre estas questões.

Deixo aqui mais uma questão. Será que não é possível uma terceira alternativa? Será que Ulisses poderá ser candidato à Primeiro-ministro? A mais interessante de todas as questões e cuja resposta poderia levar seguramente o MpD ao poder é esta: será que o Carlos Veiga não vai regressar e ser, ele mesmo, candidato à Primeiro-ministro?

A hipótese do regresso do grande líder do MpD, de um dos mais carismáticos homens destas ilhas, deixa qualquer militante do MpD e qualquer cidadão não militante feliz e esperançoso num Cabo Verde cada vez melhor.

Numa altura em que o PAICV demonstra algum cansaço, revelando que o Primeiro-ministro já não tem a mesma força, nem a mesma pachorra para governar o país, numa altura em que MpD não tem conseguido apresentar grandes alternativas, o país precisa de um grande homem e de um grande líder. Um líder que certamente merecerá o apoio de todos os militantes do MpD e da maioria dos cabo-verdianos. Veiga é de facto o homem ideal para governar, novamente, o país.

Perguntar-me-ão, quem será então o candidato a Presidente da República? Boa pergunta! MpD certamente arranjará uma solução. Será mais fácil colocar alguém do Plateau do que na Várzea. Para candidato a Presidente, MpD e o país têm muitas soluções. No PAICV, até ao momento, já temos 3 candidatos. Mas ninguém consegue apontar um candidato para suceder o José Maria Neves. Isso quer dizer que o PAICV tem o mesmo problema que o MpD, o partido, o país não produziu muitos líderes nesta geração. Por isso mesmo, o PAICV sente a necessidade de ir à luta, novamente, com José Maria Neves e o MpD também sente a necessidade de ir buscar o seu líder historio. Dois grandes líderes num grande confronto político.

Sempre escrevi que o MpD dificilmente ganhará as próximas eleições legislativas. Regressando o Veiga, eu e a maioria dos cabo-verdianos muda de opinião. MpD vai derrotar o PAICV com Veiga na linha da frente.

Concordam comigo?






Sem comentários:

Enviar um comentário