segunda-feira, 16 de março de 2009

“Gota D’ água é o “Magalhães” de Cabo Verde

Os anunciados 12 mil “Magalhães” – computadores adaptados aos mais novos – afinal eram só 60. A entrega oficial aconteceu no segundo dia de visita oficial, na Escola da Capelinha, ocasião que o governo cabo-verdiano aproveitou para anunciar o “Gota d’água”. Este computador segue o mesmo conceito do “Magalhães”, mas terá conteúdos e aplicações 100% crioulos. O “Gota d’água” é uma componente do programa “Mundu Novu”.” In www.asemana.cv

Quem inventou os 12 mil “Magalhães”, porque alguém andou a nos enganar desta forma durante os últimos dias?

Entre 60 e 12 mil existe uma grande diferença. Nem sequer existe nenhuma razão que nos passa fazer pensar que houve um erro de escrita ou de cálculo. Simplesmente alguém passou esta informação e os cabo-verdianos leram isso em todos os jornais.

Eu fiquei a saber que afinal não são 12 mil mas sim 60. Alguns dos meus amigos também ficaram a saber. Uma pequena percentagem de cabo-verdianos foi esclarecida. Mas aposto que muita gente ainda pensa que foram 12 mil. Será que esta informação foi passada de propósito?

Fiz um exercício e perguntei a 10 pessoas esclarecidas com 12.º ano de escolaridade e todos responderam: “Sócrates trouxe 12 mil Magalhães”. A notícia da vinda de 12 mil “Magalhães” circulou por todo o país, foi destaque em todos os órgãos de comunicação social, foi comentário nos bares, escolas, universidades, entre vizinhos, enfim, a notícia correu de boca em boca. Agora, quem vai dizer aos cabo-verdianos que afinal não é 12 mil mas sim 60. 60 não teria, certamente, o mesmo impacto…..

Mas porque será? Porque alguém inventou um número tão alto? É estranho porque quando digo a algumas pessoas que afinal não são 12 mil, respondem, assim, com segurança: “eu ouvi na televisão e rádio, li nos jornais, estou bem informado e tenho certeza que são 12 mil”.
Alguns ainda dizem que são 12 mil mas só veio uma parte e que o resto está a caminho, devendo chegar mais nos próximos dias.

Este exemplo levou-me a pensar que a informação pode ser manipulada de tal forma que a diferença entre verdade e mentira deixa de existir. Quando se lança uma informação com tanto impacto como este, sobretudo estando quase todo o Governo português em Cabo Verde, em que o país vive dias de festas, comemorando a vinda de Sócrates, fica complicado depois apresentar uma outra versão, ainda que a verdadeira, dos factos.

Sem comentários:

Enviar um comentário