quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Um desafio…

Lanço aqui um desafio aos leitores do meu blog:

Que características deverá ter o candidato à Presidente da República apoiado pelo MpD?

O importante deverá ser a popularidade do candidato ou a capacidade intelectual do mesmo?

O profundo conhecimento da Constituição e das leis terá algum peso?

O importante é apoiar alguém que consegue mover a população e ajudar MpD a ganhar as legislativas ou deve-se apostar em alguém com o perfil ideal, mesmo que não tenha tanta popularidade?

29 comentários:

  1. Não percebo o João Dono, agora bem com inquérito.Antes ele já tinha candidato, dias antes tinha certeza absoluta de quem ia ser o próximo PR. Parece um catavento. Ó homem decide-te de uma vez por todas.

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca acreditei em perfil. Tem-se em vista o que consideramos o melhor candidato e a partir define-se o perfil. No MPD palavra de honra que não vejo muitos candidatos, só vejo um e é mortal para o PAICV. Nem é prciso dizer o nome, só o Dono é que parece desconhecer ou então quer lançar a confusão a recado ou mandado de alguém. Fale com qualquer deputado do MPD, qualquer dirigente nacional ou regional e ele diz quem é. Puxa, é rpeciso ter saco mesmo...

    ResponderEliminar
  3. Esta pergunta parece estranha porque eu já falei com o joão várias vezes e ele me disse a sua preferência. Aliás, ele a expressou no blog, e é Jorge Carlos Fonseca. depois o dilema é artificial, porque fora do nome evidente de Fonseca não vejo no MPD ninguém que seja popular não sendo conhecedor de leis. Quem? Ondina? Rui Figueiredo? Bem, espero que o meu partido não caia em disparates, porque se há um candidato fortíssimo que é tecnicamente o melhor que tem o país e além disso, fora Veiga, é a figura mais prestigiada e popular, para quê perder tempo, oportunidade em inventar outra possível candidatura? O problema é que no MPD sempre houve pequenos grupinhos que dão cabo dele, agora parece haver um grupinho chamado de S. Vicente que quer inventar, mas eu não queria entrar em coisas complicadas, a não ser que me puxem na conversa, mas há nome que andam por aí a inventra que seria desgraça porque é alvo fácil para o PAICV e nem TRINTA VOTOS CONSEGUE ARRANJAR.
    Espero que o meu amigo joão não esteja a ser usado pelo grupelho para arranlar confusão.

    A sua pergunta tem tocinho, não parece inocente nada inocente. Bem aguardo outras reacções e voltarei porque quero que o MPd ganhe e o PAICV saia do poder e não vamos invenytar candiadtos, porque temos evidente um grande candidato, um candidato de luxo e se o conheo bem, se começarem a inventar e a crira probleminhas de capelinhas e medos de não sei que diga, ele vai deixar a vcandidatura e fazer outras coisas que sabe tão bem fazer. Zona não está para brincadeiras e não é homem para estar a esperar por inquéritos e outras tretas. Se o quiserem se nós o quisermos temos de o levar avante.

    Paulo Gonçalves


    Aluno do 2.º ano de Direito do Instituto Superior
    Ciencias Juridicas e Sociais

    ResponderEliminar
  4. Eu gostaria de dar a minha opinião como pessoa que vive em Cabo Verde e acompanha a vida politica. O regresso de Carlos Veiga levantou muitas dúvidas sobre a seriedade dele reentrar,Para quê, se Jorge Santso Santos estava a fazer uma bela caminhada? Assim, a vitória do MPD nas legislativas fica difícil, mais difícil do que nunca e o PAICV pode fazer mais um mandato. Carlos Veiga é responsável pelas rupturas havidas no passado e não vai unir nada nem ninguém, porque vai querer impor os seus amigos e meninos de mão e paus mandados.
    Por isso ainda mais aprecio a postura de um grande senhor de que se fala aqui, de nome Jorge Carlos Fonseca, rapazinho de Pria conhecido por Zona e que hoje é a figura da intelectualidade, das leis e da politica com mais prestigio em Cabo Verde. Eu também confirmo o que um comentador escreveu porque li que ele hoje, sem estra na poltica activa é de uma popularidade grande, pouco normal em intelectuais. Em cada dez crioulos 7 a oito conhecem-no o que é notável no seu caso. ele tem mais notoriedade que a maioria dos ministros e politicos, então se entra numa campnah eleitoral, com a TV as radios e os jornais atras dele, o homem limpa tudo.
    O risco que o MPd está a criar é o homem chatear-se e deixar o MPD arranjar um pau mandado para candidato a PR assim perdem tudo, legislativas e presidenciais. estão a ver Rui Figueiredo ou Canuto ou outro total desconhecido sem percurso na politica, sem autoridade técnica, sem qualquer trunfo ser candidato a PR? Em vez de somar, diminui e vai tudo para a ribanceira abaixo. O MPD tem de tomar juizo, agarrar a oportunidade de ouro que tem entre mãos que é o nosso querido ZONão e fazer dele o candidato que vai revolucionar a Presidência da República.
    Vamos ser inteligentes e escolher o que é claro para todos a a não ser +ara os adversários do MPD e os idiotas profissionais como um que ansa a ladrar por aqui, com base em patetices, mentiras, falsidades e preconceitos e inveja.

    Daniel Barros

    ResponderEliminar
  5. Escolher entre quem tem popularidade e quem tem perfil ideal parece ser concretamente uma falsa questão. Na área do MS sóvemos uma pessoa que tem as duas qualidades, Jorge Fonseca. Os outros nomes apontados não têm nem uma nem outra, portanto também eu não entendo a oportunidade deste post e debate do nosso amigo Dono.
    Não creio que haja alguma outra alternativa a Zona, mesmo que haja uma minoria que tenha receio dele, mas é uma parvoíce porque se somos democratas e queremos o aprofundamento da democracia é bom ter um democrata convicto, com ideias e capaz de dar fôlego à nossa democracia.
    Zona na PR seria o coroara de um percurso de quem foi o maior percursos da luta democrática. Eu sei do que falo, porque o acompanhei nas lutas em Portugal, na Praia, no Bairro, na Achadinha nos Centros Caboverdeanos para a Democracia. quando a história da democracia for feita com isenção vai-se saber tudo e o nome dele fica lá no alto. Eu sou fã incondicional dele e vou lutar para que ele aceite a candidatura e lute por ela. Tem um defeito que é não ser perseverante por lugares quando aparecem pessoas chatas a querer complicar o que é simples. Como parece ser este post meio equívoco de Dono. Lembrem-se de guerrinhas inúteis no que deram para o MPD, querem mais 10 anos de PAICV?

    Maria do Céu Lima

    ResponderEliminar
  6. Este senhor Underdoglas que desconfio ser quem é tem alguma razão, quando diz que Jorge Carlos pode estar a rir-se , pois é um conservador. A minha dúvida é que ele não liga a blogs e internet. Só muito dificilmente aceitaria um desafio politico agora que está envolvido e de que maneira noutras coisas mais interessantes. Só se houver uma forte vaga de fundo no MPD e na sociedade caboverdeana em favor da candidatura. A família também tem muitas reservas numa aventura presidencial. Agora estou em desacordo com o comentador sobre as possibilidades que ele teria. O contexto em 2011 é completamente diferente de 2001, agora ele seria candidato apoidao por um dos grandes partidos e não um solitário independente qe ainda assim conseguiu arrastar cinco mil eleitores que não votaram nos «monstros» Pedro Pires e Carlos Veiga, nem em Hopffer Almada, que teve menos votos do que ele. carlos Veiga de hoje vale muito menos do que em 2001, pEdro Pires vai para a reforma, o PAICV não tem nenhuma figura carismática e Fonseca consolidou imensamente o seu prestígio como intelectual, académico e pensador. As suas crónicas são lidas religiosamente por todos os politicos e aprendizes de política de Cabo Verde. O ensino universitário em Cabo Verde alargou o mercado de eleitores pensantes; a sua fama de pedagogo, escritor e sobretudo de defensor da democracia e da constituição leva muita gente jovem, estudantes, professores do ensino secundário e superior a apoiá.lo. As suas guerras contra Veiga e o MPd são passado e ele foi o Presidente da CP da campanha de Veiga em 2001. Çogo ele tem hoje uma vasta gama de apoios e simpatia no MPD em todos os concelhos do país. é a personalidade que ganharia qualquer primáruia no MPD, até porque este não tem alternativas credíveis. Quem? Só se fosse Tomás Veiga, mas por motivos óvios este não pode avançar. Eurico Monteiro tem imensa simpatia no MPD mas não tem perfil para PR. O resto só pode ser brincadeira. Isaura Gomes? Já imaginaram Isaura num debtae telivisivo com Aristides Lima a ser trucidada em questões de constituição, legalidade, estado de direito, etc, etc, etc? Ondia, Figueiredo só pode ser chuchadeira de Ney Santos ou balão de ensaio de desespero do grupinho de H.Cardoso e José Filomeno e Pascoal, que não têm qualquer credibilidade e não atraem nem meia dúzia de votos.

    Tudo se encaminha pois para o MPD convidar Fonseca. O problema é ese este está interessado em meter-se nisto ou se prefere ficar onde está a escrever livros, a editar revistas, a dar aulas e a brilhar como intelectual, deixando uma marca singular para o futuro.

    Sou admirador e amigo de Fonseca, tenho falado com ele, mas não vi nenhum entusiasmo pela candidatura. Os seus brilahm, sim, quando saiu o novo livro sobre processo penal de Cabo Verde, o numero especial da revista sobre revisão constitucional e um trabalho que enviou para um livro a ser editado já pela Copimbra Edoitora sobre a teoria do dolo e do erro em direito penal.
    Quanto a nderdoglas, acho que se deve respeitar toda a gente, eu acho que o conheço e ele adora a provocação, levantar debates, lançar a confusão de ideias para se divertir. Não é doente mental como dizem, é apenas diferente, provocador, brincalhão e um pouco ciumento, isso sim. ele tem uma admiração incrível por Fonseca e a maneira que ele vê de o confrontar e atacar é dizer coisas extravagantes, exagerar, mas está no seu direito de escrever como lhe apetecer.
    qunato a badios e sampadjudos, Fonseca fica fora disso, ele acha uma pida enorem, pois ele é nacional, uma figuara de todos e de todas as ilhas e da diáspora
    Fausto

    ResponderEliminar
  7. Para mim naõ tem espinhas, quem tem conhecimento de legalidades e constitucionalidades eé todo o mundo sabe o Dr José Carlos da Fonseca. Não ha´melhor em Cabo Verde para nosso Presidente.desde que ouvi que Carlos Veiga já não ia a minha cabeça voou diretamente para o Dr. José Carlos. vamos todos apoia lo nesta gesta de vitória.

    Orlando Tavares de Lima

    ResponderEliminar
  8. Dr Dono, você ja reparrou que eu ja tornei o seu blogue famoso. Faço isto em todo o lado; E' basta eu chegar e emitir a minha opiniao para trazer leitores que querem medir-se comigo mas nao fazem trabalho de casa como deve ser. Razao pela qual ainda ando por aqui, porque a minha missao de ensinar-vos a debater, ainda nao está cumprida.

    Dito isto, sei a admiraçao que o doutor tem pelo seu mestre Zona logo compreendo que você insista em querer o homem como presidente. Mas ele nunca será pelas razoes expendidas aqui mais abaixo no outro debate que tive com alguns dos seus alunos, que diga-se de passagem sao muito fraquinhos. Vôce tem que rever o seu método de dar notas aos seus estudantes porque sao muito fracos em argumentaçao e dialéctica. Nao acredito que possam ser bons juristas e bons advogados.

    Respondendo agora ao seu pequeno inquêrito que sei que o senhor pensou e arquitectou sonhando com Zona; hIH hih Hiiiiiii!
    O perfil de um presidente da republica sobretudo em paises sem cultura intelectual e abstrqacta como C Verde, é sobretudo popularidade. Logo esqueça a capacidade intelectual.

    Ja agora porque insistir em capacidade intelectual? O mundo está cheio de presidentes sem capacidade intelecutal. Eu sei, eu sei, o doutor estava a pensar nas capacidades intelctuais de Zona.

    Você diz que o seu prsidnete tem de ter perfil ideal. Mas oh homem em que mundo vive? E' idealista ou vive com os pés na terra. Porquê ideal? Muito subjectivo, apesar de que a politica é toda ela subjectiva; So que por tras do seu ideal, estou a ver a sua mania de que o presidente tem de se Zona, porque ele é isto e aquilo. Nada mais falso! Zona é um homem que tem as suas necessidades fisiologicas como qualquer camponês do interior de Santiago.

    Poranto você mais ideal que alguém com popularidade. Desculpe la doutor mas você nao percebe nada de Politica. O que conta em Politica é popularidade e pnto final.

    Mas você insiste com a sua mania da tecnicidade juridica de Zona e entao acha que o chefe de esatdo tem de ser alguem que perceba tecnicamente a constituiçao e as leis e seja um intelectual, um acadé"mico e um pensadOR;

    Mas oh doutor Platao, era Platao e nao Dono! Olhe que o presidente filosofo do Platao fez ma figura. E' um sonho homem! O dois ou três presidentes que o mundo registou como filosofos foram autenticas nulidades.

    Conclusao: o presidente para Cabo Verde tem de ser alguém popular e conhecido. Você admite implicitamente desmentido toda essa ladaínha dos seus estudantes que Zona nao é popular. Eu ja sabia. Zona é apenas conhecido no meio intelectual e juridico. Ele é completamente desconhecido pelo povo e é por isso que ele teve nas unicas eleiçoes que ele participou (o que poe em causa a sua condiçao de democrata) apenas de 3 por cento dos votos.

    Logo, o MPD tem de estar muito louco para escolher Zona. Alias é improvavel pois eu ja disse que Zona nao está interessado.

    Assim, resta-vos Carlos Veiga! E' para mim, o mal menor.Mas é o unico com perfil no MPD para ganhar! O unico!

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  9. Underdoglas é mau analista, nem percebeu que Dono quer fugir com o rabo à seringa. Antes disso, o senhor é completamente alheio ao que se passa no páis, não tem idei ade nada sobre popularidade ou notoriedade que é coisa diferente. Isso não se mede pelo palpite, pela amizade ou pela medida do ódio ou da inveja que se tem da pessoa, mas por métodos científicos e técnicos.Ora bem, nos dias de hoje é eveidente por vários estudos que o Dr. Jorge Carlos Fonseca é de uma grande notoriedade socila e elevada popularidade. Na área do MPD talvez Carlos Veiga o bata, mas perde com ele noutros aspectos como cultura, credibilidade e prestígio.
    O senhor diz o que gostaria de ser a realidade , mas esta foge-lhe completamente.
    Ainda bem que você é contra, porque seria a pior coisa do mundo o Dr. Jorge ter o seu apoio, o apoio de um maluco e obcecado mental. Parece-me mesmo paranóico.

    A realidade é que cada dia que passa Fonseca cresce os apoios e vai ser o candidato apouidao por todos o0s democratas crioulos. Ele vai ser o próximo PR de Cabo Verde e mostrar qua afinal se pode ser muito útil, criativo na presidência da República, Vai inaugurar uma nova era na pol´tica caboverdeana e ser o que deveria ter sido desde 1990 se tivesse querido ser.

    Sou aluno do ISCJS e não aceito lições suas, de um ignorante como se pode ver pelo que aqui escreve. João Dono foi meu Assistente no 1.º ano e gstamos todos muito dele, mas este ano piorou, tornou-se demasiado vaidoso e pouco cumpridor. Faltou aulas quase todo o mês de Junho e Julho, deu notas arbitrarimanete e causou muitas queixas até noutrs aspectos que não quero citar porque sou amigo dele. Mas ele tem que tomar mais cuidado, porque o nosso Presidente é rigoroso e se le não mudar tira-o do Insituto. também o Professor Delgado sabe disso e está furioso com ele. Dono sabe quem sou e que sou muito amigo dele. Voltando ao assunto, para mim só tenho medo de perder um grande professor e dirigente da nossa universidade se o Dr. Jorge for Presidente da República. Porém, apoio-o se ele se candidatar porque acho que ele tem todas as condições para ser um óptimo PR, ele é o caboverdeano com mais qualidades para o cargo, nem o Dr. Carlos Veiga que também admiro por outras qualidades como o combate e o carisma.

    na conjuntura actual, apenas Carlos Fonseca pode ser um bom candidato e um excelente PR, mesmo que tenhamos o perigo de deixar órfão o nosso grande Instituto.

    ResponderEliminar
  10. O homem continua a vomitar fel, ódio e burrice. Agora vem com trotskismo, vê-se que ele anda obcecado e viva de fantasmas do passado. Quem é trotskista no mundo de hoje, seu tolo?
    Zona foi o percursor da democracia em Cabo Verde e por isso e pelas suas capcidades merece e vai ser o nosso PR de todos os crioulos. Tenho dito e tchau!

    Porra, este homem cita nomes que não sei onde viu, mas como escreve e argumenta nunca deve lido nada, nem sequer Nhô Roque. Outra coisa reparrama que todos seus heróis crioulos são... Baltazar, Nhô Roque João Vário... então não descobrem a careca do pseudo-intelectual que se quer comparar a quem tem uma obra publicada de grande envergadura, na literatura e no direito, sem contar com crítica literária, politica, crónicas e por aí...Toma juízo, seu analfabeto funcional

    Severino Lopes
    Ex- Funcionário público e actualmente estudante de direito

    8 de Agosto de 2009 14:56

    ResponderEliminar
  11. Oh Severino os nomes que cito sao de filósofos, os maiores da actualidade. Sabes quem Habermas? Um dos maiores filósofos da actualidade, um dos animadores da chamada Escola de Frankfurt, um especialista de Kant, um teorico da filosofia do direito, um teorico da comunicaçao e do espaço publico. Ja te chega? Pudera, como é que podes ter ouvido falar nesses grandes filosofos se és um analfabeto!

    Pergunta ao teu mestre Zona que ele pelo menos sabe quem sao esses nomes. COmo eu disse é triste que Zona esteja a ser defendido por ineptos intelectuais.

    Quanto ao outro energúmeno mais acima ele que publique aqui a fonte das sondagens que dao mais popularidade e mais notoriedade ao Zona. Mas caramba se essas sondagens existem porque é que nao publicam aqui os Instituos que as fizeram?

    Nao estao a ver que fazem um mau serviço ao Zona. Numa coisa podem certeza, é verdade que se Zona tiver a desinteligência de se candidatar, ele terá em mim um grande contraditor. Farei tudo na Net para combater politicamente a candidatura de Zona. Repito: politicamente, pois isto é um combate politico e nao esses disparates de odio e palermices que avançam aqui.

    Enfim quanto a essa de nao compreender o Dono, claro que também estao enganados. O Dono, percebeu o fundo do pensamento e do meu combate e entao ao lançar o inquérito quer saber se encontra mais adeptos para sustentar ainda mais a sua tese de que Zona é o melhor candidato às presidenciais nas fileiras do MPD.

    So que ele está enganado, assim como todos os defensores de Zona, que nao incapazes de fundamentar as suas ideias e defesa limitando-se apenas a tentar atacar-me. So que nao percebem que pelo contrario eu fico mais combativo. Nao vou largar o osso, nao!!!

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  12. O homem não larga o osso, é mesmo canino. Ele não percebe que caiu numa ratoeira, porque nós que adoramos e queremos o melhor PR para o nosso país, precisamos de caninos para alimentar o forte e imparável movimento social e político que convencerá JCF a ser candidato. Vai ser uma nova era politica e constitucional no país, pois o novo PR que percebe da poda vais dar um impulso novo à democracia e aos ideais da rule of law, ele que foi sem dúvidas o maior combatente pela liberdade autêntica para Cabo Verde. Underdoglas desconhece tudo e mais alguma coisa sobre a história recente de Cabo Verde e limita-se a repetir slogans sem conteúdo e sentimentos primários como os de ciúme, inveja, ódio e mal-dizer.
    Felizmente que h+a gente como ele para reforçar ainda mais o nosso apego e a nossa força na democracia, contra todos os tiranos, mesmo os disfarçados em agentes democráticos. Mas basta um truque para eles cairem que nem patinhos feios.

    Força e saúde ao nosso Jorge Fonseca até à investidura como PR.Depois convide Underdoglas para seu assistente administrativo, mas antes tem de lhe fazer reciclagem em língua portuguesa, em história e em geografia.


    Afonso Gomes

    ResponderEliminar
  13. Oh Afonso, em primeiro lugar como estudante de direito que és ou ja foste, tu deves ter noçoes de direito de autor. Logo, quando repescares as minhas palavras como "nao larga o osso", cita a fonte. A expressao é minha e vem num dos meus anteriores posts, logo cita o autor.

    Reposta a verdade dos factos, devo dizer-te que as tuas manhas de "ratoeira", fizeram-me cócegas. Mas que percebes tu dessas coisas rapaz?! Deixa estar que és muito convencido! Mas ainda nao viste que nao caio com duas cantigas. Ainda nao te compenetraste que estamos aqui a falar de politica e nao de namoro?

    E porque estamos a falar de politica, sabes o que é um tirano? Duvido que tenhas assimilado os teus policopiados de curso quanto mais agora lido Aristóteles. Duvido que conheças o Principe de MAQUIAVEL, quanto mais agora teres de entender o conteúdo do discurso politico duma maneira geral.

    Tirano, rapaz, foi Trotsky, o fundador do exercito vermelho soviético, um dos arquitectos com Lenine e Estaline do regime tirânico comunista e dos campos de concentraçao e de tortura soviéticos, os chamados gulags.

    Pois bem rapaz, o teu mestre Zona, um teórico de direito criminal, um dos referenciados intérpretes do direito penal português, teve o descaramento de admirar Trotsky!


    Diz la se isto nao é obra?! Como é que um homem tao inteligente como Zona, pode admirar um tirano sanguinário como Trotsky? Como é que um teorico brilhante de direito como ele pode ter sido comunista admirador do comunismo soviético de Lenine e Trotsky?

    Nao me venham com a treta de que foi na altura em que ele era jovem, porque ele ja estava no ultimo ano do curso de direito e nao era um estudante qualquer. Era um estudante de média de 18 valores, era um craque de direito. Logo, nada de me falarem em paixoes juvenis, porque na mesma altura havia estudantes de média de 10 e 11 valores que abraçavam as ideias liberais, o liberalismo, o estado de direito, o rule of law, como tu dizes Afonso.

    Conclusao: estás a ver que nao tens pedalada para mim? Estás a ver que se quiserem continuar com esta diversao, vocês nao irao longe? Sabes porquê? Porque sao muito fraquinhos. Eu vou dar cabo de vocês todos. Vai haver sangue, muito sangue e no fim como é evidente o vosso Zona nao será presidente de coisa nenhuma.

    Ja para ser presidente do Instituto que o homem criou foi muita coisa, porque ele nao respeitou as regras basicas em vigor no meio universitario e que começam primeiro pelo doutoramento. Alias eu nao percebo essa vossa admiraçao pelo homem. Se vocês admirassem tanto o homem, deviam começar por insistir junto dele que ele concluisse o seu doutoramento. Assim toda a gente ficaria a ganhar: vocês, Cabo VERDE e o mundo do direito.

    Como é que um homem desses que prometeu ha mais de 20 anos concluir o doutoramento ainda nao o fez? Esse individuo tem um compromisso com a Universidade, com o mundo académico e com os teoricos da criminalística, que é o de concluir o doutoramento. E' isso que Zona tem de fazer e mais nada. Se ele tem tempo para escrever livros que nao passam de tematica de tese, também poderia escrever a dita tese.

    Antes do seu Instituto ele tinha alias que terminar o doutoramento, como se exigiu recentemente ao Tó, quando nomeado para Reitor da Universidade de CVerde.

    So que entretanto o Tó ja é doutorado, o Corsino também com distinçao, enquanto o Zona é so fama e desejos de uns louquinhos de ele ser presidente da republica.

    Arre!!!

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  14. Vamos por partes. Primeiro, já imaginaram numa cimeira da CPLP por exemplo estarem o medíocre Cavaco, o ditador Eduardo dos santos e depois os populares Malam Bacai Sanhá, Lula,Quebuza,Mene4zes e de Cabo Verde a Isaura Gomes? Que tal o retrato, meus?
    Mas ponham nauele baralho Jorge Carlos Fonseca. Qual a diferença, pá? Porra, men, o nosso brilhava, até punha o Cavaco, o único que se safava antes de rastos. seria o orgulho nacional naquele baralho, não acham?.

    Segundo, o crítico Undertaker, Underdôglas, undertudo cada hora diz coisa diferente. Pergunto-lhe, há comparação entre T´
    o e Zona, meu Deus? Compare a obra, o percuros, a cultura. Compare com outros «doutores» nossos, que nem têm um livro publicado, que nunca foram citados em lado algum, e vejam como a obrae de Jorge carlos é referenciada em tantos paísers diferentes e por centenas de autores. Querem os nomes e as r3eferências? Jorge Carlos Fonseca vale pela obra e credibilidade que já tem e não por qualquer título. Quando em Espanha, na Argentina, no Brasil, em Macau, em Portugal, etc, etc, querem convidar um caboverdeano na área do direito ou das ciências humanas e sociais, convidam quem? Corsino? Wladimir Brito? Tó? Não, mas Fonseca.

    Terceiro, eu sou do PAICV e voto PAICV sempre. Em 2011 vai swer na mesma e quero JMN xcomo Primeiro Ministro, e Carlos Veiga de vez no caixote de lixo com 3 derrotas seguidas. Se ganharmos as legislativas até posso votar vem Zona porque le merece e meu Deus como seria ter JMN e JCF como PM e PR. Lindo, meus camradas do PAICV. Zona pode ser o candidato capaz de fazer o pleno do MPD e apanhar votos fora. Se o MPD desperdiçar, é problema dele e vosso, meus tolos que andam ainda com inquéritos e merdas.
    Como diz um ditado não se deve atrirar pérolas a porcos. Fonseca é demais para a vossa carroça de ventoínhas. Vocês ainda não conhecem a estaleca del, muito menos esse ignorante Under, ainda por cima maricon de primeira e marginal da literatura e do direito, que nunca escreveu nada, nunca publicou nada, que é um primário e atrasado mental. Felizmente para Fonseca que é uma pessoa como ele que o contraria, taé lhe dá mais força e crédito.
    Quarto, JCF é a figura da política caboverdeana com mais cultura, mais gbagagem técnica e constitucional, importante para um Chefe de Estado. JMN é a inteligência viva na politica e na governação, alguém que tirou o país da lama e do descrédito internacional. Zona pode acrescentar reconhecimento, cultura, brilho e sabedoria.

    Há tempos não sei se foi no expresso ou no Liberal ou no jornal on line A Semana, havia um inquérito sobre o melhor PR para Cabo Verde. Vejam quem ganhou e estavam lá os nomes de Carlos Veiga, Isaura, Aristides Lima e outros. Não conta muito, mas é mais um sinal importante da notoriedade pública de Fonseca.
    Trotskismo, comunismo, paciência, até parece conversa das catacumbas. O Under é um reaccionário e um pateta alegre que de política é zero, não sabe analisar e só vem com tretas e mais trampas. Ó homem, estude, actualize-se e deixe de izer asneiras sobre asneiras. O senhor nunca leu filóssofo nenhum, conhece nomes e isso qualquer patego pode citra, basta ir a uma enciclopédia ou a um dicionário.

    Resumindo, vamos ter JMN a PM e JCF a PR.

    Manuel Teixeira Duarte

    ResponderEliminar
  15. Senhor Under... por acaso os alunos do ISCJS até sabem - e os que não sabem sabe-lo-ão a seu tempo - quem é Jürgen Habermas. O que não vale é andar a fazer copy paste das frases da wiky... ai ai ai! Upper Student

    ResponderEliminar
  16. Ja viu doutor que fui o unico a responder aos itens do seu inquérito?! Mas porquê?! Porque os seus estudantes e praticantes da coisa jurídico-política que aqui vêm so têm uma fixaçao: Zona! Mas depois nao conseguem, por a+b, FUNDAMENTAR!

    Pudera, como é que podiam fundamentar se nao têm rudimentos dos fundamentos da filosofia politica?!

    O sr professor tem muito trabalho pela frente e que tem a ver com a educaçao politica dos seus pupilos. E' que sao tao limitados! Nem um inquérito de quatro perguntas se conseguem responder e argumentar.

    Atrevimento, como sempre, têm. E' a escola desta terra. Na falta de melhor la vao emitindo alguns palavrões e dizendo que faço copy/paste, sem que consigam colocar aqui duas palavras que eu tenha copiado no Wiki.

    E' como a estória das sondagens de Institutos reconhecidos sobre a popularidade de Zona. Continuo à espera.

    Mas ó dr os seus estudantes nao sabem que no meio académico nao se fala de cor? Que temos sempre que mostrar trabalho de casa e com referências?!


    Ah, pois, referências! Mas como se nem os manuais do criminalista Zona conhecem. Mas ha aqui alguém entre a maralha que saiba de facto interpretar a pagina 25 da teoria dos crimes de empreendimento e tentativa?!

    Duvido e é por isso que Zona é mal defendido! Pelos vistos ainda sou aqui aquele que mais conhece os escritos jurídicos de Zona!

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  17. Até que enfim o Upper Student fez baixar o astral do do Under. Gostei mesmo. Mas também ficou à vista a fragilidade do sabichão, que se limita a citar nomes e títulos sem nunca ter lido nada. O gajo ficou azulado mesmo.
    Agora já conhecemos o doutorão da mija da burra, que faz copy paste de enciclopédias mal lidas.

    Bom, para o que nos interessa fica claro até neste pequeno blog que em Cabo Verde vamos ter como PM ou Cv ou JMn e como PR o dr. Joege Carlos Fonseca, porque tem tudo para o ser: competência política e técnica, notoriedade interna e exterior, percurso político e intelectual, cultura, experiência de relações internacionais, seriedade, humildade, e mais coisas.Porra, quem em Cabo Verde tem isto tudo? Ninguém!

    Pedro Pires

    ResponderEliminar
  18. A Upper Student sff... :)

    ResponderEliminar
  19. Tem juizo Upper, onde é que se viu que Underdôglas copia? Deves estar a sonhar. Escreve mais é algo de jeito como o Big Under...

    ResponderEliminar
  20. Quem é o Bing Under? Escrever mais o quê?

    ResponderEliminar
  21. Isto ficou sem piada com os críticos de Undertaker sem capacidade de rebater os seus pontos de vista. O pessoal gosta mesmo é de brincadeira.

    Sèló

    ResponderEliminar
  22. Séló é o mais do mesmo, é UNDER E SEUS DEVANEIOS e vómitos. de tanto vomitar, ficamos com nojo. Argumentos? Não li nenhum, sempre uma cassete sobre a mesma pessoa que ele doeia por motovos que ficaram claros neste blog. Inveja, inveja, receio, fantasmas, no fundo como explicou aqui um colaborador uma admiração doentia pelo outro que se trasmuda em ódio aparente. De resto, foram citações à toa, nomes mal escritos, má escrita em português e o homem foi detectado como pan..., under... e copy and paste.

    Vá tomar juízo.

    Sobre questão mde fundo, ninguém de bom senso e que está a acompanhar a vida politica desconhece que no PAICV Neves vai ser o candidato a PM e Aristides Lima a PR; no MPD, respectivamente Carlos Veiga e José Carlos Fonseca.

    ResponderEliminar
  23. Dentro de dias Joparece que Jorge Santos vai anunciar que desiste da candidatura e Carlos Veiga vai sozinho na corrida a liderança do MPD. É a informação que chegou a mim hoje de man´~a por um amigo do MPD de Santo Antão.
    Carlos Veiga tem tudo para ser de novo o Primeiro Ministro de Cabo Verde. Assim, ninguém tem dúvidas quem vai ser o candidato presidencial apoiado pelo MPD, a não ser que ele não queira. Chama-se Jorge Carlos da Fonseca e irá ser provavelmente o PR próximo. Eu espero que, com a s suas qualidades ímpares de politico humanista, de jurista e constitucionalista abalizado, a sua independencia de pensamento venha a inaugurar uma nova era no sistema politico caboverdeano, mostrando que se pode ser influenye e muito útil na presidencia da República. Ele vai motivar e estimular a acção governativa, fazendo uma dupla invejà vel com Carlos Veiga. São diferentes em quase tudo o que é positivo para o sistema e o seu desenvolvimento. Haverá um ou outro momento de divergências, certamente, mas isso é normal em democracai e positivo para o seu aprofundamento. Com JCF como PR a cosntituição vai vigorar de facto, o mesmo será feito pelo Veiga. São dosi democratas convictos, os principais obreiros do estado de direito em Cabo Verde, têm percursos muito diferentes mas podem completar-se na perfeição.

    O meu voto vai neste sentido, admitindo, com respeito, opinião contrária, desde que se fundamente e se faça isso sem insultos, sem mentiras e sem distorções da nossa história política.

    Alfredo de Sousa

    Bruxelles

    ResponderEliminar
  24. Ca tem nada ki ta tajxanu di odja nôs grandi mestri Jorge Carlos Fonseca la di ribom como nôs prisidenti di Republica, quenha ki ca crê dja frônta. Ca tem tadju, minis di Cau Berdi.
    Hómi é maior cabéça di nos país i nu ta odjal la di ribom, nhos sabi é undi?
    Na MPD sta tudu finadu, na sociedadi el tem maioria absolutiossima, nhos obi minis?

    ResponderEliminar
  25. Mas Anónimo tem certeza que sabe português com esta frase que escreveu? "informação que chegou a mim". Mas isto é pretoguês!

    Rui Almeida

    ResponderEliminar
  26. Estou seguro que todos estes Anónimos é uma só pessoa: Underdoglas, que sabe que dentro duma semana uma pessoa que chegar aqui fica baralhada e só fica com o seu nome na cabeça.

    ResponderEliminar
  27. Contra a figura de jorge Carlos Fonseca, o seu perfil de homem da cultura, da luta democrática, da competencia em em tudo quanto faz não é possível dizer nada contra. Os poucos arregimentados de ocasião viram-se ou para as pectos sem interesse ou para falsidades.
    Nenhuma importância tem porque nós não qyeremos por definição unanimidade e até o único que aqui tem feito jogo sujo é conhecido mesmo como isso, como um marginal louco que tem por objectivo tentar sem sucesso atacar as figuras que brilham e o deixam doente de inveja, porque ele é um frustrado e depravado bairrista conhecido por nós. Deixem-no a vontade, quanto mais ele apraecer mais apoios ganha o movimento impar´
    avel de apoio á candidatura do nosso querido mestre político e pensador ZONA.

    Porque alguém poderia odiar e vomitar dejectos contra um candidato que não fizesse mossa, que fosse um afigura apagada? Alguém atacaria pessoalmente uma Ondina ou um Canuto? Ninguém até porque ninguém os conheceria.


    Mateus di Nha Tonga - Bravense orgulhoso de ter um conterrâneo com a cateogoria do cidadão Jorgte Carlos Fonseca

    ResponderEliminar
  28. Tenho por onde tenho passado e conversado ouvido falar do problema que aqui João Dono traçou.
    Eu não sou miltante do MPd nem do PAICV, não tenho partido, mas como cidadão voto sempre.
    Nas próximas eleições vou ponderar bem, porque acho que o actual governo tem feito algumas coisas boas no domínio das infraestruturas, mas pecado noutros assuntos, como desemprego e juventudo, para além de segurança.
    Carlos Veiga se for candidato a PM tem um passado muito interessante, mas o seu governo sobretudo aquele em que entrou muita gente sem preparação e acabou com Gualberto como primeiro ministro num processo estranho fez coisas más. Carlos Veiga também gerou muitas incompreen~soes e dividiu o seu partido, como vai ele agora unir? tenho as minhas dúvidas, mas sempre é ele uma figura de respeito, bem preparado e inteligente. Aqui se discute outro nome que eu resitei sempre muito, precisamente Jorge Fonsea. Um grande intelectual sem igual nas ilhas, e como jurista parece ser o maior sem discussão, ele escreve muitos livros e revistas no estrangeito e tem uma grande reputação em cabo Verde. Só ignorantes ou cegos ou pessoas que movem por inveja doentia ou ódio é que podem negar o que eu digo. Foi um excelente Ministro dos estrangeiros e levou longe Cabo Verde como todo o mundo sabe.

    Pelo que eu li e ouvi, ele foi o pioneiro da democrcia ainda antes de ser fundado o MPD e até deveria ser o primeiro lider, mas aconteceram coisa que eu não domino nem conheço bem,

    Resumindo, acho que Jorge Fonseca tem optimas qualidades para ser um PR de prestígio porque é um democrata de gema, liberal e digo ao contrário de um tal Doglas que parece claro de má fé e por isso não engana ninguém. dizia que eu acho bem ele ser candidato e se fot eu o apoiarei de certeza e como eu muitos e muitos milhares de crioulos.

    António F. Santos Paiva - Crioulo de Ribeira da Torre emigrado em Portugal, Santo André

    ResponderEliminar
  29. Apoiado Jorge Fonseca como candidato vencedor; apoidao carlos Veiga comom futuro PM.
    E tchau, mininzadas

    ResponderEliminar