sexta-feira, 21 de agosto de 2009

DIREITO DE RESPOSTA DE VERÍSSIMO PINTO. UMA OPORTUNIDADE DE FICAR CALADO

“Comunicado

Considerando os ataques intentados pelo jornal liberal contra a minha integridade, honra, os injuriosos comentários impulsionados e lesivos às funções que desempenho, avancei com uma queixa-crime conta o jornal em referência, na pessoa do seu Director.

Pretendo, com a competente acção judicial, que o jornal liberal, na pessoa do seu director, prove em sede própria que:

1) Sou "afilhado" do Senhor Primeiro-ministro;

2) A concessão feita ao abrigo da Lei n.o 44/VI/2004 de 12 de Julho, que estabelece o regime jurídico dos bens do domínio público marítimo, de um projecto que vem sendo estruturado desde 2007, com a devida autorização de várias entidades competentes e publicada no Boletim Oficial em sinal da sua conformidade e legalidade, é " ... uma recompensa pela promoção feita pela Bolsa de Valores ao não menos esquisito negócio da Fast Ferry ... /conforme noticiado pelo jornal liberal;

3) José Maria Neves, acaba de assinar sozinho um Resolução publicada no Boletim Oficial .... ", sendo que o documento é uma Resolução do Conselho de Ministros;

4) O cidadão Veríssimo Pinto tem alguma incompatibilidade legal para investir no seu País e em empresas que não estejam cotadas na Bolsa de Valores de Cabo Verde e,

5) Os inalienáveis direitos inerentes à dignidade humana e os valores da nobre profissão jornalística permitem, sob a capa da liberdade de expressão, viabilizar comentários obscenos e que perigam a própria vida das pessoas.

Praia, 19 de Agosto de 2009.

Assina : Veríssimo Pinto” in www.liberal-caboverde.com

Será isso Direito de Resposta ou uma informação apenas? Veríssimo não veio desmintir nada, nem apresentar argumentos novos, apenas nos informou que aprensentou um queixa-crime. A justiça fará o seu trabalho, não é necessário usar direito de resposta para informar, divulgar que se avançou com uma queixa-crime.

Acho que, ao usar o direito de resposta, o Presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde deveria esclarecer o público, demonstrar que Liberal não disse a verdade. Ao solicitar provas ao Liberal, Veríssimo não desmente o jornal, apenas solicita provas, sendo certo que nem todas a verdades podem ser provadas, mas nem por isso deixam de ser verdades. Mais valia ficar calado....

2 comentários:

  1. Dono, já pensaste que as pessoas não devem fazer comentários Levianos e que não podem provar?
    Não achas que é melhor discutir na Justiça, que é a sede própria, do que na praça pública?
    Já pensaste nas indemnizações que ele pode ter? Pessoalmente creio que foi muito inteligente.

    ResponderEliminar
  2. Mas quem é esse Abel? Estou a ver que ele precisa bem de um Caim!

    Mas é claro que ele tem direito de tecer elogios ao presidente Pedro Pires. Cada um pode escolher o seu actor preferido. E' assim a liberdade.
    Mas temos que ser livres na responsabilidade.

    E' responsavel o senhor Abel, quando nao informa ou opina na base de dados correctos e justos? Claro que nao! E digo alto e em bom som que Abel é um irresponsavel e um propagandista ao serviço de Pedro Pires e do regime.

    Porque digo isto? Porque Pedro Pires nunca ganhou eleiçoes presidenciais nenhumas com 12 votos! E nao sou eu a dizer isso. Foi o tribunal de caboverde; Foi o supremo que provou que Pedro Pires nao ganhou e que alias ele perdeu!

    A justiça falou e temos que respeitar as sentenças da justiça se dizemos que somos homens de liberdade e democrata.

    Alias o proprio Pedro Pires fez o acto de contriçao ao declarar que ja nao precisava a gente estar senter a verter leite derramado, quando questionado sobre os tais votos, que tinham sido introduzidos em urnas de maneira criminosa por criminosos sentenciados em tribunal.

    Este senhor Abel portanto tem de saber que pode fazer os seus elogios que quiser mas propaganda e falsidade nao, pensando que nao haverá ninguém para o desmentir.

    Mas quem é esta assinatura na imprensa portuguesa? Abel é um desconhecido na imprensa portuguesa portanto nao vale a pena estarmos a ir buscar uma autoridade moral estrangeira para dar dimensao à nossa gente.

    Somos nós os juizes na nossa terra e nao precisamos da voz de Abel nem de Hillary, para aquilatarmos das nossas coisas domésticas.

    Pedro Pires ganhou as segundas eleiçoes, mas também houve denuncias de fraude eleitoral. Alias, nas duas eleiçoes no territorio nacional Pedro Pires sempre perdeu. Nunca ganhou em CVERDE. NUNCA!

    Mas isso o Abel nao sabe! Portanto, se ha magnânimo aqui ele chama-se Carlos Veiga que aceitou para o bem da paz nacional ser derrotado.

    Mas Carlos Veiga que ganhou as duas eleiçoes no territorio nacional, é o principal culpado entre todos os culpados do MPD, pela sua derrota. E' que se o MPD nao tivesse dado liberdade aos emigrantes de votarem, Pedro Pires e o PAICV ainda estavam na oposiçao desde o fim da ditadura.

    O MPD nao conseguiu compreender a sociologia dos emigrantes. Os emigrantes nao deviam ter direito a votar. Quem emigra nao tem direito de votar. Quem quiser votar que va para o país, que faça politica no país.

    Até porque os emigrantes foram ingratos, pois esqueceram-se que com o PAIGC nunca tinham votado. Esqueceram-se que foi Pedro Pires que os ofendeu chamando-os com desprezo "estrangeirados".

    Eu sou estrangeirado; sou caboverdiano; sou um dos mais ilustres caboverdianos da diáspora. Nao preciso nem do MPD nem do PAIGCV. Sou emigrante mas nao reclamo nada da minha terra, nao reclamo o direito de voto, porque defendo que quem quiser votar que fique na terra.

    Quando digo que sou um ilustre caboverdiano com a cabeça bem composta é para responder a alguns parolos que pensam que ando aqui a defender este ou aquele. Nao preciso disto para nada. O meu compromisso é com a verdade, com a minha gente que fez a nossa terra.

    Quando Pedro Pires chegou em CVerde eu ja estava a trabalhar e ele nao deu mais contribuiçao do que eu à minha terra, cada um no seu posto de trabalho. Alias ele nao me ensinou rigorosamente nada. Fui eu que ensinei a muitos futuros quadros e dirigentes do PAIGCV, directa ou indirectamente.

    Conclusao: este senhor Abel para nos falar da miséria dos caboverdianos de Portugal e nao esteja a meter-se em coisa alheia.

    Ele vai buscar Onésimo como autoridade moral para citar, mas porquê o livro sobre a democracia e nao aquele sobre a Tortura de regime de partido unico? Esse senhor Abel, que nao pense que os caboverdianos sao todos uns bacocos analfabetos. Ele que se ocupe com a politica nacional portuguesa e nao esteja a meter o bedelho em seara alheia. Isto é nosso e sabemos tratar da saude dos nossos politicos.

    E' essa a verdade dos factos

    Underdôglas

    ResponderEliminar