sábado, 22 de agosto de 2009

DESTAQUE DA SEMANA

“UNIVERSIDADE: VERDADE E PERCEPÇÕES NA HORA DA ESCOLHA”

Este é o título de um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa e Estudos Avançados da Universidade de Santiago (CEPEA – US) e que versa sobre o ensino superior em Cabo Verde.

De acordo com o que li no jornal A Nação, podemos tirar as seguintes conclusões:

1. Os cursos preferenciais são: Direito, Contabilidade e Economia;
2. Os cursos da área técnica são rejeitados;
3. Muitos jovens ainda preferem formar no exterior;
4. Os jovens do mundo rural preferem formar no país;
5. A Universa Jean Piaget é a mais preferida, seguida de Uni-cv, Universidade de Santiago e o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais;
6. Famílias financiam formação;
7. O Estado é visto como o principal empregador após a formação;
8. Dificuldades no financiamento de estudos obrigam a prostituição e criminalidade.

O ensino superior é, também, mais um Calcanhar de Aquiles deste Governo. A procura pelo ensino superior é muita, contudo nem todos conseguem alcançar este sonho. Outros desistem a meio porque não têm condições de pagar a pesada proprina. Alguns, como refere o estudo acabam por entrar na prostituição e no mundo do crime para continuar o sonho de um dia ser licenciado.

Os jovens quando acabam o 12.º ficam completamente perdidos, sem rumo, nem direcção, sonhando em entrar numa instituição do ensino superior sem saber como e sem ter condições para isso. Sorte daqueles que têm uma família com algum poder económico, estes podem continuar a sonhar, mas a grande maioria procura um trabalho cujo rendimento, muitas vezes, não chega nem para pagar a proprina. Politicas e soluções do Governo, nem sinal. Continuamos a ter muita propaganta, muitos discursos, mas é verdade é que temos cada dia mais jovens desesperados.

3 comentários:

  1. Esse estudo é sobre Ensino superior em Cabo Verde ou ensino superior em Santiago ? É que das duas instituições privadas em S.Vicente não aparece referência nenhuma (IESIG e Lusofona ... )

    ResponderEliminar
  2. Parece um estudo de pacotilha devera devera. Porque uma universidade que tem mais cursos em princípio é indicada mais vezes, não é assim?

    ResponderEliminar
  3. Mas Dono você acredita que a Piaget tem o prestígio do teu Instituto presidido pelo Zona? Ninguém acredita nisso. mas claro que esse Instituto só tem 2 ou 3 ciursos, creio, e portanto tem menos pessoas a indica-lo . A Piaget, a Uni Cv e até a UniSantiago t~em 30, 40 ou 10 cursos.Parece assim que se trta de um estudo mal feito

    ResponderEliminar