segunda-feira, 24 de agosto de 2009

SALADA RUSSA NO PAICV

“Depois de David Hopffer Almada ter anunciado publicamente a sua intenção de se candidatar à Presidência da República, o jornal “A Nação” vem na sua edição desta quinta-feira, dizer que Manuel Inocêncio Sousa também é candidato às eleições que se realizam em 2011.

De acordo com aquele jornal, conotado com os tambarinas, e que faz a notícia com base nas fontes próximas do PAICV, Manuel Inocêncio poderá estar a posicionar-se ao “Cadeirão” do Palácio do Plateau, com apoio de sectores ligados ao actual Primeiro Ministro, José Maria Neves.
A ser verdade, baralham-se as cartas no seio do partido tambarina que já soma quatro, o número de candidatos (Hopffer Almada, Inocêncio Sousa, Silvino da Luz e Aristides Lima) às presidenciais, mas só podendo apoiar um deles”. www.liberal-caboverde.com

Sentindo o fim do ciclo e dos tempos de glória do PAICV, todos querem ser Presidente da República. Contudo, Aristides Lima é, até agora, o único candidato que tem feito um trabalho de conquista dos militantes do partido. O Presidente da Assembleia Nacioal ganhou a simpatia dos militantes e é o preferido da maioria. Porém, JMN não quer e não pretende apoiar Aristides Lima, mas tem consciência de que, o jurista está cada vez mais forte e tem apoio do Filú (homem que derrotou, recentemente, todo o Governo).

Por outro lado, JMN sabe que já não tem o mesmo peso, a mesma força e para conseguir ser o candidato apoiado pelo PAICV vai lançando confusão, coloca em jogo dois jogadores da sua confiança. Estes são ganhando pontos para depois transferir para JMN. Hopffer e Sousa são apenas dois apoiantes e representantes do JMN.

JMN quer lançar confusão para depois afirmar: “Depois de muita meditação e tendo em conta os interesses do partido, resolvi ser candidato”.

Hopffer e Sousa dirão o seguinte:” tendo em conta a decisão do Dr. JMN resolvemos desistir e apoiar o JMN”.

Aristides Lima ainda tentará resistir, mas a armadilha do JMN está a ser tão bem montada que aquele que seria o melhor candidado apoiado pelo PAICV não terá outra alternativa: desistir. Este será o final desta “estória”.

O que ganham Hopffer e Sousa nesta jogada? Estes terão o apoio do JMN na corrida à liderança do partido. Hopffer e Sousa, um deles enfrentará o Filú na próxima convenção do PAICV.

3 comentários:

  1. Uma perguntinha idiota feito por um ignorante dessas coisas da "análise política" : para que é que andar aqui a discutir quem será o candidato a eleições presidências que se realizam daqui a dois anos contribui para a nossa felicidade ?

    ResponderEliminar
  2. Resumindo e Concluindo: o MPD vai ganhar todas as eleições. Será que consegues fazer uma análise que não vá dar sempre no mesmo? Antes de ler qualquer texto teu, já sei qual é a conclusão: o MPD vai ganhar e vamos viver felizes para sempre.

    Como dizem os brazukas, "Manera aí, de vez em quando, meu chapa"

    ResponderEliminar
  3. Politica, nao é brincadeira de menino de escola. Politica, é guerra, feita com a arma da dialética, sem balas.

    Mas é uma guerra. Quem nao estudar estratégia com Maquiavel, Sun Zi, Clausewitz e outros estrategos da Polemologia, é melhor ir vender batatas em vez de estar a fazer politica.

    Underdôglas

    ResponderEliminar