quinta-feira, 13 de agosto de 2009

DESTAQUES DA SEMANA

Expresso das Ilhas, Edição n.º 402 de 12 de Agosto

Isenção do imposto de selo a Caixa Económica foi um erro

A Ministra Cristina Duarte reconheceu que a isenção do imposto de selo a que a Caixa Económica teve direito durante sete meses foi um erro da administração pública. Admitiu ainda que, esta falha podia ter causado grandes problemas ao sector financeiro de Cabo Verde. Ao contrário dos outros bancos, a Caixa só começou a cobrança a 1 de Agosto e sem efeito retroactivo.

Mais uma atitude inexplicável do Governo. José Maria Neves sempre defendeu que prentendia transformar Cabo Verde numa praça financeira. Ora, por estar andar vai destruir o pouco que temos do sector financeiro em Cabo Verde e com este tratamento diferenciado não teremos muitos investidores interessados em investir no sector financeior em Cabo Verde. Mais um sinal que este Governo está desorientado, sem rumo e começa a afundar a nossa economia. Poderá ser o inicio da crise nacional provocada pelo Governo

Iaura Gomes afirma ter perfil para ser Presidente da República

Adoro esta mulher, adoro a sua firmeza, as suas convicções e as suas ideias. Isaura é um exemplo para a mulher cabo-verdiana. Mulher com garra, determinação e ousadia. Mais uma vez volto a dar os meus parabéns a Isaura. A Zau não tem medo, nem receio de assumir a sua disponibilidade. Poderá vir ou não a ter apoio do partido, contudo, esta disponibilidade já é por si marcante e o MpD precisa de mulheres e homens com perfil da Zau.

Enquanto isso, aguardamos a manifestação da disponibilidade por parte do Jorge Carlos Fonseca. É tempo de Zona assumir uma posição, dizer se está ou não disponível para ser candidato. Nem sempre quem sai na frente ganha, mas as vezes acontece. Isaura está num bom caminho e revela humilde e amor ao país e ao MpD ao afirmar que, apesar da sua disponibilidad, e se o partido optar por outro candidato, ela o apoiará.

Quando escrevi, pela primeira vez, sobre a disponibilidade de Isaura, muitos consideraram que Isaura não tem perfil e condições para ser Presidente da República. Não percebo porquê, como disse o próprio José Maria Neves quando abardado sobre as presidênciais, ela também tem mais de 35 anos e está em pelo gozo dos seus direitos politicos e civis. O que impede então a Zau de ser Presidente da República? Será machismo ou outro tipo de problema?

Não podemos esquecer que Isaura venceu um antigo Primeiro-ministro e o famoso Onésimo Silveira, este um ex-candidato à Presidencia da República. Os factos provam que Isaura tem condições para vencer qualquer candidato apoiado pelo PAICV e pode ajudar MpD a ganhar as legislativas. Eu não tomo a candidatura de Isaura como uma brincadeira como muitos querem fazer parecer. É uma disponibilidade séria e deve ser encarada com seriedade.
Substimar Zau é mesmo burisse. Logo, no MpD temos dois possíveis candidatos, a Zau e o Zona, que acredito que, certamente, brevemente anunciará, também, a sua disponibilidade (ou será que estão a negociar na expectativa de um consenso? Alguém vai desistir? Quem é o elo mais fraco?).

Alguém me perguntou como será feita a escolha, será uma opção de Veiga ou dos militantes. O que acham os meus leitores? Os militantes deverão escolher o candidato que o MpD deve apoiar? Se assim for Zau e Zona, quem terá mais preferencia dos militantes?

Não restam dúvidas de que os utilizados da net preferem claramente Zona, e os militantes, a base, os bairros, aqueles que não usam net, que não costumam ler jornais, também preferem Zona? Quero saber o que pensam os leitores?

28 comentários:

  1. concordo contigo dono eu acho que o MpD deveria dar uma oportunidade a Isaura se eles querem ganhar pq ela é uma mulher inteligente, esperta, corajosa e
    dura na queda,ela nao é uma mulher que abaixa cabeça facilmente é essa pessoa que queremos no poder.eu gosto mt da Isaura, se ela for candidata eu vou apoia-la

    ResponderEliminar
  2. A ambição da Isaura Gomes ultrapassa a sua existência e dimensão dentro do espectro político Cabo-verdiano.Não se lhe reconheça pensamento político até hoje, posicionando sim na táctica da confusão, do toque e foge e da irresponsabilidade política, do culto da desonestidade intelectual. Vive aprisionada no seu pensamento feminista tentando driblar a opinião pública. E eu como Mindelense estarei sempre atento ao que ela diz. Resta-lhe aconchegar na sua auto promoção.Alias, dentro do MPD ela nao lidera nenhum corrente de opinião e nem tem seguidores.Creio que nunca apresentou nenhuma moção nas convenções do partido que o sustenta na CMSV.
    O Isaurismo está em queda livre, uma vez que a sua doutrina não tem expressão Nacional, restando-lhe a sua pequena urbe(minha cidade) , onde o povo gosta desse estilo de fazer política baseado no insulto, na gritaria,na demagogia e no impressionismo . Basta de Circo!Precisamos de seriedade!Política é competência e perfil!Não é entretenimento!

    ResponderEliminar
  3. Este post de Dono é pouco compreensível. Ele diz que quer saber não a opinião dos que vêm aos blogs mas a dos miltantes. Então para quê coloca esta questão?

    Segundo: a questão está mal colocada. a Dr.ª Isaura tem qualidades inegáveis, de contrário não seria Presidente da CMSV, não seria farmacêutica, por exemplo. Mas uma coisa é ter qualidades para ser autarca ou ser boa profissional ou ser óptima pessoa, ser determinda, trabalhadora, tudo qualidades que Dono vê na senhora, outra coisa é ser Presidente da República. Tem a Zau perfil para ser PR de Cabo Verde? Dono deve responder a esta pergunta. Dono que não é um ignorante em matéris de leis deve saber qual o papel do PR no nosso regime político. Acha que Zau pode ser uma boa PR? essa é a questão de fundo a que se deve responder e não saber se A ou B tem qualidades, se é séria, determinada, se tem curso, etc.
    Terceiro: não sou advogado de ninguém e muito menos do Dr. Jorge da Fonseca, que imagino não precisar disso, mas imagino que se ele estiver interessado na candidatura deverá estar a preparar-se. Se não me enganar e se me enganar que me desmintam, Fonseca não é mebro do MPD, apesar de ser seu fundador Ministro e dizem outros até que ele teria sido um percursor do MPd com a luta que travou contra o regime de partido único. Assim, a postura dele tem de ser diferente, ele não pode limitar-se a dizer que está disponível e espera apoio do seu partido. Isaura pode fazer isso porque é militante e dirigente partidário, embora me pareça ser inadequada tal postura, sem consultar ninguém do partido, nem da Cp de que faz parte. Já ouvi muitas críticas sobre iso de amigos meus que fazem parte da DN e da CP do MPD e por isso não levam muito a sério a diponibilidade manifestada.
    Eu se fose conselheiro de Fonseca dir-lhe-ia para não se precipitar e só fazer anúncio público de disponibilidade quando tiver a segurança de apoios decisovos no MPD para avançar. Apenas quando tiver praticamente a certeza de que dipõe de apoios fortes que tornem a candidatura irreversível e destinada a vitória.
    Porque ele tem responsabilidades especiais na sua condição de personalidade prestigiada da vida politica, cultural e socila do país.pelo seu trajecto político e sua estatura de intelectual e académico, ele não pode com ligeireza contactar uma rádio ou um jornal e dizer olhem estou disponível e procuro agora apoio do MPD. seria um disparate enorme e traria descrédito á pesoa e á candidatura.

    Quarto: quem decide o apoio do0 MP?D? São os seus órgãos estatutariamente definisdos, a Dn e a CPN. E aí, Dono, parece-me que Isaura Gomes, apesar de ser militante e dirigente tem muitas poucas hipóteses face a uma candidatura como a de Fonseca. EM SV por exemplo a Zau praticamente não tem apoios, muito mmenos em deputados e dirogentes nacionais ou em ilhas como Santiago ou S, Antão.
    Já viu algum dirigente nacional, algum deputado, alguma figura da sociedade civil com prestígio a a apoiar a declaração de Isaura Gomes? Ninguém.

    Para não ficar malentendidos, eu sou dos que apreciam a Drª Isaura, mas que tem a noção dos limits e dos condicionalismos. Ela não tem perfil, postura, condições para ser Presidente da República. seria um erro tremendo se o MPD embarcasse nisso. Aliás, se Carlos Veiga, como é quase certo, chegar á liderança do MPD, alguémm acredita que Veiga apoiaria a candidatura de Isaura Gomes? A não ser que houvesse uma pressão imensa dos militantes e dirigentes, mas não é o caso, meu amigo Dono.
    Claro que já houve no passado problemas conhecidos entre Veiga e Fonseca, mas se não estou em erro estão ultrapssados e de toda a maneira, são problemas diferentes e Veiga sabe e conhece as qualidades de JCF e do apoio que ele tem nas estruturas do MPD neste momento. Veiga é demasiado inteligente e está decido a ser PM que sabe que precisa de ganhar as eleições e não pode desperdiçar oportunidades.

    ResponderEliminar
  4. (cont.)

    Portanto, eu sinceramente acho que João Dono está equivocado e tem tido uma postura de zig zag permanente nesta questão. O que se passa? O qu8e aqui escreveu um seu aluno é verdade? tem algum problema com o Dr. Jorge na universidade que el dirige? Mas não se deve misturar alhos com bugalhos.

    Acho que o MPD deve resolver esta questão rapidamente mas sem precipitações e fazer a opção mais adequada ao seu interesses mas ao interesse nacional também. Para PR não pode ser qualquer pessoa, mesmo que seja popular, tenha piada, gere simpatias, é preciso um pouco mais, compromisso com os superiores interesses do país.
    Par concluir, eu acho que não há sequer alternativa a Jorge Fonseca, é uma candidatura quase óbvia e o MPD não pode perder tempo, brincar aos candidatos e andar a inventar candidatos que não têm perfil tendo uma candidatura pronta a ser servida. Uma candidatura de uma personalidade marcante, carismática e competente. Só uma loucura colectiva poderia levar a cometer o erro de não a apoiar, com base em populismos fáceis e critérios irracionais.

    Antão Lopes

    ResponderEliminar
  5. Eu penso que não se pode menosprezar a Dr.ª Isaura Gomes pis tem mostrado todas as qualidades que João Dono aponta. Nesse aspecto tudo bem e tudo certo.
    Mas quando se pensa num Presidente da República pensa-se noutro tipo de figura, mais cerebral, mais ligada a valores como a liberdade, o estado de direito, a constituição, e também numa figura tranquila e capaz de transmitir uma imagem de credibilidade dentro e fora do país. também acho que um PR deve ter experiência mínima de relações internacionais e bosn conhecimento no estrangeiro.

    Pesando tudo isto, bem como eleitor e não militante do MPD, até porque por lei não posso ilitar em partidos políticos, optava por uma personalidade como Jorge Carlos Fonseca que tem atributos que parecem colar ao tipo de cargo que é. Quando penso no que sonho como Presidente de Cabo Verde penso em pessoas como carlos Veiga ou Jorge Carlos Fonseca, é difícil explicar melhor. Como Veiga n~´ao é hipóteses, também estou de acordo que a escolha de Jorge Carlos Fonseca é quase obrigatória para o MPD e partidos como a UCID, se querem o bem da democracia e do país.
    Eu pelo menos gosto de ler o que le escreve e ouvi-lo na televisão ou nas conferências que tenho seguido na Praia. Quando ele fala ou escreve transmite uma ideia de segurança e seriedade no que diz e escreve, percebem? Transmite confiança e a impressão de alguém que sabe o que diz e que se prepara minuciosamente para s coisas que faz. Isso é importante para um Presidente da República, alguém que transmite confiança, convicção e força da mensagem.

    Outro aspecto muito bem dele é a maneira como defende as suas ideias e a sua reconhecida capacidade técnica e profissional. Nada nele aparece à toa, parece ser um mhomem cuidadoso sereno e estudioso.

    Bem, para não cansar muito, eu escolheria sem dúvidas o Dr. Fonseca porque me parece ser uma opção inteligente.
    Pode ser que eu esteja influenciada pelo facto de eu gostar muito dele como pessoa, apesar de não ser de sua intimidade, mas fui sua aluna e hoje colega, isto é, jurista como ele, mas reconheço sem o seu brilho e categoria. Não sou de invejas e sei reconhecer os méritos dos outros quanto o têm.
    Se for eleito como espero vai ser certamente um Presidente exemplar, o melhor que o país jamais teve, ninguém tenha dúvidas sobre isso.


    Não ponho o meu nome próprio por razões que deixei subentendidas.

    ResponderEliminar
  6. jOÃO dONO ACERTOU NUM ASPECTO, que é haver neste momento na area democrática apenas dois nomes possíveis para candidato a PR: Zau e Zona. Não ha´outros nomes credíveis por uma razão ou outra. Eurico Moneteiro podia ser, mas já disse que naõ tem perfil e sabe-se que apoia Zona. Dono tentou inventar nomes os mais esquisitos, mas agora parece que estabilizou o rapaz, apenas dois. Ele quer que digamos quem é o melhor ou o mais popular não entendi bem.

    Para não chatear muito, vou ser rápido e linear, a diferença é esta, senhor Dono. Zau quer ser candidata, abriu a boca e pediu apoio ao partido para poder sê-lo. Zona tem outro rumo, pois espera que o MPD venha buscálo e então decide-se. Tás a ver ou não, meu?! Zau sabe que depende de tudo do partido e joga tudo no partido.Zona sabe que o MPD, se quiser ganhar em todos os tabuleiros, tem de o procurar e apoiar, pois depois da fuga de Veiga não tem alternativa forte e de sucesso. Não viu isto, senhor Dono? Por iso, você não entende por que Zona ainda não disse que está disponível, mas não vai dizer isso assim do pé para a mão, agurada um sinal claro do MPD. Houve um tipo qua eu li e que foi muito clarinho: quando carslo Veiga disse que não ia as presidenciais, qualquer homem ou mulher de bom senso pensava de imediato, quem então o candidato? a resposta para todos surgia evidente, só pode ser o Zona, quem mais?

    Bem, a não ser que o MPd vá na cantiga d laguns tolos e queira o Pascoal ou outro para poder perder tudo, legislativas inclusive. Nõ tenha dúvidas, meu caro Dono, se assim não for, se você e alguns de seus amigos continuarem a querer inventar e a pensar que ser bom candidato é ser folclórico ou dançar no palco, correm o rico de dizer adeus as ilusões de poder e vamos gramar o seu antigo aprtido até sei lá quando.

    Um cidadão atento

    ResponderEliminar
  7. Eu cá por mim, meu amigo João e antigo camarada que nos abnadonou recentemente não sei porquê, se lhe prometeram algum cargo depois da vitória, vocês deviam escolher para candidato ou a Isaura, ou o Pascoal, ou o Rui Figueiredo ou o José Filomeno. Seria baril e uma festa, estás a ver a campnah com a Zau ou o Pascoal num debate com o Tide todo sério e sabedor de coisas da constituição? tás a ver o gozo? deixem lá o Zona que sabe muito mas é capaz de vos maçar se for eleito, o gajo não é de fretes não senhor e vocês querem um tipo que faz a coisinha para o Veiga tranquilamente, não é? Aliás, o Zona nem deve estar interessado em aturar-vos, ele quer é escrever, cronicar, palestarr, dar aulas e ensinar o pesoal a escrever direito e português certinho, o gajo tem mais que fazer. portanto, olha o Pascoal seria optimo, mas a Zau também. e assim, meu velho camarada o nosso glorioso partido, o partido de Cabral, de PP e de Zema e Filú vai ficar mais uns anitos na boa governança tão elogiada pela Hilary. e o ZONA vai divertir-se à brava á vossa custa, matando-se uns aos outros a ver quem foi o culpado maior do desastre eleitoral.

    Toma juízo, meu amigo, segura o que está seguro e não me metas em lutas para as quais não tens cabedal.

    ResponderEliminar
  8. Para quê argumentar mais depois deste ultimo Anonimo? Ele escreveu tudo tim-tim por tim-tim! E' uma brincadeira estarem a pensar nesses nomes que aqui li para presidente da republica.

    Zona e Zau sao brilhantes, foram os melhores alunos do liceu e da Universidade das suas geraçoes. Mas nao basta, para ser presidente da republica!

    Sao dois ex-extremistas: Zona trotskista e Zau uma extravagante, uma radical e uma doida que so pensa em cacos e boices novos.

    E o Zona ainda é um inveterado jogador de pokers e de jogos de Casino de Lisboa, mesmo nos tempos que era ministro dos negocios estrangeiros, como escreveu e bem Manuel Delgado?!

    Temos sempre uma falha grave!

    Perguntar nao é crime!

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  9. Respondendo a pergunta do JD lançado no seu blog (notasdodono.blogspot.com), posso dizer que o Dr Jorge Carlos Fonseca teria muito mais preferência dos Militantes e das bases do partido(MPD) do que a auto proclamada candidata ao cargo de PR.É só prestar atenção no trajecto político, Social, Cultural e cientifico do Dr JCF pela sua experiência internacional, primeiro como docente em Portugal, depois em Macau, pela passagem pelo 1º governo do MPD nos cargos que ocupou, pela actividade de investigação através não só do Instituto que dirige, e diga-se muito prestigiada, como também pela presença assídua em conferências no estrangeiro.
    Tive a honra e o privilégio de privar com ele numa conferência organizada na cidade do Porto em Maio, onde aprendi muito sobre A Constituição e Diáspora Cabo-verdiana, onde demonstrou um profundo conhecimento da nossa realidade e os nossos desígnios, enquanto Insulares. O que mais impressionou-me foi a capacidade de expressão e clareza com que pauta nas suas intervenções, sem esquecer a simplicidade de um grande "vulto" intelectual.
    São por essas razões que a minha preferência desde que este tema veio a debate nos blogues e na imprensa Nacional online, foi e será sempre para uma Candidatura do Dr JCF ao cargo de PR.É o que mais nos garante a coesão nacional, a estabilidade política, figura moderadora, de equilíbrio de forças. Será uma oportunidade única de termos uma Figura com este currículo a frente dos destinos da mais alta magistratura.
    Faço um apelo aos jovens, que abraçam esta provável candidatura porque todos ganharemos com JCF na Presidência do país.
    Este Coro de apoio tem de ter mais vozes!

    ResponderEliminar
  10. Contra a figura de jorge Carlos Fonseca, o seu perfil de homem da cultura, da luta democrática, da competencia em em tudo quanto faz não é possível dizer nada contra. Os poucos arregimentados de ocasião viram-se ou para as pectos sem interesse ou para falsidades.
    Nenhuma importância tem porque nós não qyeremos por definição unanimidade e até o único que aqui tem feito jogo sujo é conhecido mesmo como isso, como um marginal louco que tem por objectivo tentar sem sucesso atacar as figuras que brilham e o deixam doente de inveja, porque ele é um frustrado e depravado bairrista conhecido por nós. Deixem-no a vontade, quanto mais ele apraecer mais apoios ganha o movimento impar´
    avel de apoio á candidatura do nosso querido mestre político e pensador ZONA.

    Porque alguém poderia odiar e vomitar dejectos contra um candidato que não fizesse mossa, que fosse uma figura apagada? Alguém atacaria pessoalmente uma Ondina ou um Canuto? Ninguém até porque ninguém os conheceria.


    Mateus di Nha Tonga - Bravense orgulhoso de ter um conterrâneo com a cateogoria do cidadão Jorgte Carlos Fonseca

    ResponderEliminar
  11. Eu como não sou grande em coisas de escrita limito-me a apoiar o que escreveu o senhor Garcia para criar movimento imparavel a favor da candidatura de Dr- Jorge Fonseca, um grande orgulho para todos os crioulos de boa fé. Eu não gosto de falar de defuntos, mas não vale entrar em paranoias ou em argumentos rasteiros e mentiradas. Vamos ser sérios,

    Manuel Couto Abreu

    ResponderEliminar
  12. Eu não sou do MPD nem de perto nem de longe, aviso já. Sou do partido de que era João Dono ainda há pouco tempo. Nunca percebi a mudança brusca dele para de repente passar a fanático dos ventoínhas. Mas cada qual é como cada um. Portanto para mim tudo vai ser feito para os meus ganharem, isto é a eleição de uma nova maioria do PAICV, liderado pelo melhor PM que Cabo Verde jamais conheceu. Basta vermos os elogios feitos pela Hilary Clinton sobre a nossa boa governação. Carlos Veiga veio dar cabo mais uma vez do MPD e vocês vão ver como ele arrasou o partido. Ele é um perdedor, pois vai em duas derrotas presidenciais seguidas, perdeu no apoio que deu em SV a Gulaberto do Rosário que teve menos de 2 por cento, perdeu ao não apoira Jorge Figueiredo no Sal, perdeu ao apoiar Nilton Paiva na JPD. Pois é, ele vai ter outra derrota nas legislativas, porque está cansado, sem brilho e já nem tem o apoio que tinha em 90 ou 95. Isso é passado e vocês não entendem. Sobre presidenciais, vou apoiar o meu candidato, seja ele quem for, Aristides ou david ou Neves. Mas tenho de reconhecer como pessoa séria e objectiva que admiro a pessoa do Dr. Jorge Carlos Fonseca, pela sua seriedade, pela sua competência e sua postura de homem de cultura e de pensamento consistente. É o nosso melhor jurista sem dúvidas, um dos maioresw intelectuais vivos do país, um cronista brilhente e um professor que todos admiram. O problema é ele candidatar-se pelo MPD, apesar de se dizer independente. Se o PAICV ganha as legislativas, ele terá poucas hipoteses de ganhar. Mas é o único candidato com prestígio que o MPD pode ter, mas duvido que ele aceite, sabendo que o MPD não vai ter chance nas legislativas.
    Ora bem, por isso não acho bem alguém vit aqui apanhar nochão e tentar manchar o nome e acredibilidade de um grande senhor da politica e da cultura do meu Cabo Verde. Em política não pode valer tudo.

    ResponderEliminar
  13. João Dono quase tudo certo no que dizes, só estranho que ainda não saibas quem vai ser o novo PR de Cabo Verde. Quem se lembra de uma entrevista que Jorge da Fonseca deu ao jornal A Semana, aí por volta de 93, em que dizia qe, na política , ele era um corredor de marartona que ele não tinha pressa, e que nunca quis ser Primeiro Ministro. Era altura de campanhas intriguistas contra ele, que estava a brilhar no MNE e a pôr Cabo Verde la´em cima, no Cs da ONU, onde nunca mais vai estar. Era altura em que Carlos Veiga podia ser recebido pelo Presidente Bush, pelso Presidentes da Rússia, da França, etc. Pois é, JCF é maratonista e quase vinte anos depois está quase PR de Cabo Verde. Só se ele não quiser, se adoecer ou se o MPD for parvo de todo. É uma candidatura imbatível e de orgulho e glória para a nação caboverdeana. Ter um PR como Fonseca é um privilégio. Ele vai dar novo impulso à CPLP e eu sou um lusófono convicto; ele irá dar grande força á cultura, à literatura e á presença de Cabo Verde no mundo. Carlos Veiga vai desenvolver a economia, o emprego, o turismo, Fonseca vai ajudar a projectar Cabo Verde e os caboverdenaos no mundo. Fonseca será o PR da diáspora e da cultura, vão ver.

    Não liguem é a conversas de chacah e a tretas de um ou outro que aqui vem derramar ódios e invejas, com mentiras que só um tolo não apanha. Deixem os cães ladrar que a caravana passa, Ok meus amigos?
    Eu na Convençaõ tudo vou fazer para que o nome de Fonseca seja já eleito, não podemos perder tempo e estar em chuchadeiras de lançar nomes só para se dizer que é democracia. Não vejo seriamente nenhuma outra candidatura plausível. A ZAU? É optima pessoa, autarca determinada e valente, senhora de aramas, mas para PR não dá mesmo, não é preciso estar a argumentar muito. O facto de ela se mostrar disponível nada significa. Basta a aparecer o nome do Fonseca e ela vai apoiar també, estou certo disto.

    Manú di Bango

    ResponderEliminar
  14. De politica não percebo muito nem ligo muito. Entrei no blog do João porque sou amiga dele e aluna dele, já gostei mais das aulas no primeiro mano, este ano não gostei tanto e ele sabe porquê, mas como amiga dele não vou aqui dizer o porquê.
    Quero apenas falar do meu Professor e Presidente Jorge Fonseca, que eu adoro muito como professor, como nosso chefe, como epessoa espetacular e como tudo, até como home. Ele é elegante, o mais elegante de todos e charmosaão mesmo, não tenho vergonha de dizer até porque não vou por aqui o meu nome verdadeiro.
    Pena é ele não dar muita chance e parece que a mulher bonitona tem... na córda pôrcu, fladu flâ.

    Isso é que queria desabafar, falar de uma pessoa que admiro e adoro muito, um espetáculo de homem e professor no Instituto. Se deve ser o próximo Presidente da República? se for será um show mesmo, tenho pena então é de não o ter como prof e estar a beirinha dele na sala 1, estão a ver minis?

    ResponderEliminar
  15. Francamente, de tantos Anonimos com um que até quer comer Jorge Carlos pondo corno à mulher sem falar que quer coloca-lo como presidente, fracamente ja não sei reconhecer os meus comentarios entre este anonimato todo.

    ResponderEliminar
  16. Vamos ao que interessa, o post. Para mim está uma análise boa no que tange a perspectivas próximas em Cabo Verde. Jorge Santos vai sair de cena como? Bem, assim em p'rincípio Carlos Veiga vai ganhar a liderança e tem boas chances de ser o próximo PM, mas atençaão é preciso trabalhar muito e bem, sem erros grosseiros como os que cometeu no último mandato como PM e líder do MPD.
    Acho que o MPD no congresso de Outubro deve definir logo a estratégia presidencial, ou apoinado logo um candidato ou definindo o perfil. tem de ser alguém que faça somar e não diminuir, portanto uma personalidade já reconhecida no país, com credibilidade e não ir á procura de construir uma candidatura nova, isso seria risco enorme.

    Quem? Entre Isaura e Jorge Fonseca, acho que este tema melhores condições e atributos, e não vou repetir o que a grande maioria tem escrito aqui. Apenas acrescento que JCF tem a enorme vantagem de apanhar votos fora do MPD e de ter um perfil mais civilizado e aceite pela sociedade.
    Sobre quem é mais popular ou não só uma sondagem pode esclarecer, mas ser popular não é suficiente para ganhar e muito menos para ser um bom Presidente.
    Mas parece que são ambos pessoas com muita notoriedade pelo seu percurso, mas acho que Jorge Carlos Fonseca aos olhos de uma sociedade como a crioula é bem mais vista pelo seu percurso na cultura, pelos livros que escreve, pela sua inteligência rara, e isso em Cabo Verde conta ainda muito. quem decide as eleições é a classe média e aí Fonseca tem larga vantagem. é a minha opinião.

    ResponderEliminar
  17. Eis o currículo do Ilustre DR Jorge Carlos Fonseca para os menos atentos:

    Licenciado em Direito pela Universidade Clássica de Lisboa. Mestre em Direito (Ciências Jurídicas) pela Faculdade de Direito de Lisboa). Escritor, advogado e jurisconsulto. Militante político clandestino pela Independência de Cabo Verde. Entre 1977 e 1979 exerceu o cargo de Secretário Geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde. Exerceu funções de Professor Assistente da Faculdade de Direito de Lisboa. De 1882 a 1986 exerceu a profissão de advogado em Portugal. Foi Director residente e Professor Associado convidado da Faculdade de Direito de Macau (China) em 1989/1990. Investigador no Max-Planck Institut für ausländisches u. internationales Strafrecht (Freiburg i.Br. – Alemanha), em 1986. No inicio dos anos 80 foi um dos fundadores dos Círculos Cabo-verdianos para a Democracia (CCPD) e Liga Cabo-verdiana dos Direitos do Homem (LCDH). Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros entre 1991 e 1993, tendo levado Cabo Verde ao Conselho de Segurança da ONU. Foi um dos criadores do Partido da Convergência Democrática (PCD) em 1994 e foi seu vice-presidente até 1998. É fundador e director da revista cabo-verdiana Direito e Cidadania. Candidato às eleições presidenciais de 11 de Fevereiro de 2001, como independente. Actualmente é Advogado e Jurisconsulto em Cabo Verde, tendo, nomeadamente, sido o autor material dos Projectos de novo Código Penal e de novo Código de Processo Penal de Cabo Verde. Dirigiu o recente «Estudo sobre o Estado da Justiça em Cabo Verde» e participou nos trabalhos de elaboração da Constituição de Cabo Verde e de Timor-Leste. Autor de livros e de três dezenas de trabalhos científicos e técnicos na área do Direito, publicados em Portugal, Cabo Verde, Macau, Espanha, Argentina e Guiné-Bissau. Ensaísta literário e cronista (jornais). Conferencista sobre temas literários, culturais, políticos e jurídicos, em Cabo Verde, Guiné-Bissau, Áustria, Brasil, Senegal, Estados Unidos, Macau e Espanha.
    Fundador e presidente do prestigiado Instituto de Ciências Jurídicas e Sociais de Cabo Verde (ICJS).

    Pela experiência acumulada, pelo prestigio Internacional, não resta dúvidas de que uma eventual Candidatura do Dr Jorge Carlos Fonseca, deverá ser encarada como um Orgulho Nacional.

    ResponderEliminar
  18. Eu tenciono vir a ser um biógrafo de Jorge Carlos Fonseca; aliás já o abordei nesse sentido para me facultar elementos para além dos que são públçicos e que tenho investigado. Trata-se de uma pessoa ainda pouco conhecida dos seus conterrâneos em muitos aspectos.
    O comentário do senhor Garcia traz muitos elementos, mas por exemplo não diz que JCF tem mais de uma dezena de livros na área do direito e mais de uma centena de trabalhos publicados um pouco por toda a parte. As obras dele são referenciadas e citadas em importantes tratados e manuais de direito em Portugal, no Brasil, na Argentina, em Espanha.
    Mas sobretudo a acção política dele no período do partido único é pouco conhecida, por exemplo sabem que foi detido mais de 3 semanas na ilha Brava em 1979 acudsado de fraccionista e inimigo do povo, mais a mulher e companheiros? que ele formou e dirigiu no exílio movimento para a instauração da democrcia e que levou à prisão de vários jovens na Pria nos anos 80 e 81?

    Há muitas mais coisas importantes, sem falar da actividade literária e poética ou da grande e prestigiada Revista Direito e Cidadania por ele fundada e dirigida com sucesso impressionante desde há mais de 10 anos?


    Bom, não sei se ele está decidido a ser candidato, mas seria imperativo convencê-lo e leválo a PR de CV, pois isso seria uma enorme mais valia para Cabo Verde. Com Carlos Veiga na chefia da governação, o mpaís estaria muito bem servido.

    ResponderEliminar
  19. Vou responder à pergunta do dono do blog do Dono.

    A popularidade é um bom elemento na política mas nãoé suficiente, pode-se ser muito popular por motovos pouco nobres. Pode-se ser popular e não se obter o voto dos eleitores. Pode-se ser popular e ter votos e não se ter as condições para o cargo. Também um bom candidato com capacidades e competências só pode exercer se for eleito.

    então, a minha resposta é esta, qualquer das 2 personalidades indicadas tem muita notoriedade, cada uma no seu estilo. Isaura mais exuberante e truculenta, Jorge Fonseca mais cerebral e de cultura. Isaura mais de partido, Fonseca mais da sociedade.
    Ponderando tudo, acho prefe´rível uma candidato que tendo notoriedade e podendo ser ainda mais popular se tiver uma máquina forte atrás dele pode potenciar eleitores fora do partido que o apoia. Assim, a minha preferência vai para Jorge Carlos Fonseca, porque tem experiência bastante na política, porque tem um percurso técnico fantástico, porque é pessoa equlibrada e de bom senso, porque pode facilmente exercer uma magistratura de influência seja quem for o PM ou o Governo.

    Celeste da Silva Fernandes

    ResponderEliminar
  20. Ninguém pode ter sérias dúvidas sobre as capacidades intelectuais, políticas e técnicas do Dr. Jorge, elas são indiscutíveis, pois não se discute o notório e o óbvio. Mas há um problema que tem a ver com o passado recente. Carlos Veiga e Jorge Carlos Fonseca, com Eurico Monteiro, Jacinto Santos, Pinto Monteiro, Alfredo Teixeira e outros, foram as principais figuras do movimento que instaurou a democracia em Cabo Verde. Houve porém conflitos mais ou menos reais ou instigados entre os dois, o que veio a resultar na crise interna de 1994//1995. Já se passou algum tempo, carlos Veiga fez a autocrítica na última convenção do MPD, Fonseca foi seu apoiante activo e privilegiado nas presidenciais de 2001. Sabemos também que entre humanos há coisas que passam mas que reaparecem.
    Haverá suficiente nível de confinação politica mútua entre as duas figuras? Haverá ainda receios da parte de Veiga quanto a pretensões de Fonseca de ter o maior protagonismo?
    Mas se assim acontecesse seria muito mau e grave, porque mostrava que ainda não existe suficiente maturidade política entre figuras de proa da cena poltica nacional. Seria uma perda de oportunidade para o MPD e sobretudo para a cabo Verde e a sua democracia de ter nos dois mais significativos cargos do Estado as suas duas maiores figuras. seria um desperdício e um erro histórico.

    Os democratas do MPD e de outras forças devem assim unir os seus esforços para reforçar os níveis de confiança entre CV e JCF de forma a que possamos ter em 2011 a tal dupla que faria o orgulho de Cabo Verde e o prestígio no plano externo. Não há razões objectivas para que tal não venha a acontecer, devendo nós todos estar atentos e combater algumas vozes que vão aparecer a detilar ódios, a fomentar intrigas e divisões artificiais. CV será PM, JCF será PR, e cada um tem as suas funções bem definidas na constituição da República. Atentos mesmo com algum pessoal do MPD sem crédito e sem valor que anda a volta de Carlos Veiga a procura de lugares no futuro.

    ResponderEliminar
  21. Bem vista a primeira parte do texto deste anonimo logo acima; mas ja a conclusao foi nula. E' que o fundamental no texto é precisamente a primeira parte. O homem qualque que seja ele mesmo o mais racional de todos nao deixa de ser um animal, logo movido por emoçoes e sentimentos. Logo Zona e Carlos sao homens, logo tem de haver sempre resquicios do passado.

    Isso para dizer que os nomes todos citados sobre a crise de 1995 no MPD tirando o Veiga, sao os principais culpados. Na primeira linha Zona precisamente por vocês insistirem na sua ineligência. Ora bem ele em politica nao é assim tao inteligente como dize; o seu historial politico é feito mais de coisas péssimas do que boas.

    Mas para ficarmos somente na cisao do MPD; ele foi um dos principais culpados por essa cisao. E' por isso que ele nunca pode ser um candidato do MPD, até porque ele nao defende os ideiais filosoficos do MPD que Veiga, Tuta e Eugénio têm desse partido.

    Zona evoluiu, sim nao sou doido; Ele evoluiu de um esquerdismo trotslista, mas ninguém sabe para o quê. Alias eu sei que essa evoluçao ainda nao chegou aos ideias liberais. Logo ele nao pode ser presidente apoiado por um MPD que se quer liberal.

    Zona é no maximo dos maximos um socialista democrata do socialismo democratico; Ele nao consegue sequer ser um social-democrata moderno como Tony Blair.

    Mas oh gente Zona é um ideologo! Um teorico, ele nunca conseguirà ser um politico deveras para ser um presidente da republica. Mas caramba ele é um poeta surrealista e a poesia tem tambem subjacente uma filosofia. A filosofia do Zona é profundamente anti-liberal...

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  22. Tenho por onde tenho passado e conversado ouvido falar do problema que aqui João Dono traçou.
    Eu não sou miltante do MPd nem do PAICV, não tenho partido, mas como cidadão voto sempre.
    Nas próximas eleições vou ponderar bem, porque acho que o actual governo tem feito algumas coisas boas no domínio das infraestruturas, mas pecado noutros assuntos, como desemprego e juventudo, para além de segurança.
    Carlos Veiga se for candidato a PM tem um passado muito interessante, mas o seu governo sobretudo aquele em que entrou muita gente sem preparação e acabou com Gualberto como primeiro ministro num processo estranho fez coisas más. Carlos Veiga também gerou muitas incompreen~soes e dividiu o seu partido, como vai ele agora unir? tenho as minhas dúvidas, mas sempre é ele uma figura de respeito, bem preparado e inteligente. Aqui se discute outro nome que eu resitei sempre muito, precisamente Jorge Fonsea. Um grande intelectual sem igual nas ilhas, e como jurista parece ser o maior sem discussão, ele escreve muitos livros e revistas no estrangeito e tem uma grande reputação em cabo Verde. Só ignorantes ou cegos ou pessoas que movem por inveja doentia ou ódio é que podem negar o que eu digo. Foi um excelente Ministro dos estrangeiros e levou longe Cabo Verde como todo o mundo sabe.

    Pelo que eu li e ouvi, ele foi o pioneiro da democrcia ainda antes de ser fundado o MPD e até deveria ser o primeiro lider, mas aconteceram coisa que eu não domino nem conheço bem,

    Resumindo, acho que Jorge Fonseca tem optimas qualidades para ser um PR de prestígio porque é um democrata de gema, liberal e digo ao contrário de um tal Doglas que parece claro de má fé e por isso não engana ninguém. dizia que eu acho bem ele ser candidato e se fot eu o apoiarei de certeza e como eu muitos e muitos milhares de crioulos.

    António F. Santos Paiva - Crioulo de Ribeira da Torre emigrado em Portugal, Santo André

    ResponderEliminar
  23. Tenho por onde tenho passado e conversado ouvido falar do problema que aqui João Dono traçou.
    Eu não sou miltante do MPd nem do PAICV, não tenho partido, mas como cidadão voto sempre.
    Nas próximas eleições vou ponderar bem, porque acho que o actual governo tem feito algumas coisas boas no domínio das infraestruturas, mas pecado noutros assuntos, como desemprego e juventudo, para além de segurança.
    Carlos Veiga se for candidato a PM tem um passado muito interessante, mas o seu governo sobretudo aquele em que entrou muita gente sem preparação e acabou com Gualberto como primeiro ministro num processo estranho fez coisas más. Carlos Veiga também gerou muitas incompreen~soes e dividiu o seu partido, como vai ele agora unir? tenho as minhas dúvidas, mas sempre é ele uma figura de respeito, bem preparado e inteligente. Aqui se discute outro nome que eu resitei sempre muito, precisamente Jorge Fonsea. Um grande intelectual sem igual nas ilhas, e como jurista parece ser o maior sem discussão, ele escreve muitos livros e revistas no estrangeito e tem uma grande reputação em cabo Verde. Só ignorantes ou cegos ou pessoas que movem por inveja doentia ou ódio é que podem negar o que eu digo. Foi um excelente Ministro dos estrangeiros e levou longe Cabo Verde como todo o mundo sabe.

    Pelo que eu li e ouvi, ele foi o pioneiro da democrcia ainda antes de ser fundado o MPD e até deveria ser o primeiro lider, mas aconteceram coisa que eu não domino nem conheço bem,

    Resumindo, acho que Jorge Fonseca tem optimas qualidades para ser um PR de prestígio porque é um democrata de gema, liberal e digo ao contrário de um tal Doglas que parece claro de má fé e por isso não engana ninguém. dizia que eu acho bem ele ser candidato e se fot eu o apoiarei de certeza e como eu muitos e muitos milhares de crioulos.

    António F. Santos Paiva - Crioulo de Ribeira da Torre emigrado em Portugal, Santo André

    ResponderEliminar
  24. Para mim Jorge Carlos Fonseca é o melhor candidato ou do MPD ou do partido que for, ele é o melhor sem dúvida em tudo. Sou um admirador das suas qualidades humanas e técnicsa, incluindo as políticas. Baseio-me em factos, em obra, em curriculum e em avaliações feitas cá e fora do país. Ninguém tem o trajecto POLITICO dele, ouçam bem, em Cabo Verde, o problema é que a história de Cverde não é conhecida, designadamente como surgiu a democracia. Se souberem isso, verão que JCF é o primeiro combatente pelas liberdades em CV. bem noutros domínios nem vale a pena falar porque ele dá cartas em intelectualidade, escrita, trabalhos de leis publicados lá fora, convites para ensinar e palestrar em todos os foruns, bem chega e não há cantigas.
    Tudo o resto é patetice, e esse underdoglas é claramente um tarado e é conhecido como issi; se eu não soubesse disso até pensava que o nosso querido mestre e futuro Presidente teria.... a mulher do Under, mas este gosta é de outras coisas como todo o mundo sabe em s. vicente e em Lisboa.

    força Dr. Jorge, conte connosco até á vitória final.

    ResponderEliminar
  25. Pode Carlos Veiga unir o que durante dez anos desuniu? Pode JMN ter fôlego para tirar o país da crise? Tem o PAICV algum candidato presidencial que valha a pena? Está Jorge Carlos Fonseca interessado na corrida presidencial?

    Minhas perguntas e algumas respostas

    a) Carlos Veiga tem uma ultima chance de poder figurar na história de Cabo Verde. se perder mais uma vez, desaparece praticamente do mapa e ninguém se lembrará dele como um dos fundadores da democracia.

    b) JMN é arguto, esperto, tem bagagem politica, mas está cansado e não tem seguidores de valor. talvez ele tente as presidenciais deixando o lugar de candidato a PM para Inicêncio. è uma hipótese para Veiga ganhar

    c) Aristides Lima apesra dos apoios da velha guarda dificilmente ganha na corrida a candidato a JMN e se este não for aristides será o candidato apoiado pelo PAI mas tem poucas chances de ganhar sobretudo se o MPD vencer as legislativas;

    d) No MPD não há muita escolha para candidato presidencial. Eu só via Jorge Fonseca ou José Tomás Veiga. Este não pode por motovos obvios.

    Jorge Fonseca tem perfil, curriculum, percurso e inteligência. Pode ser o candidato se vir que tem apoio consensual no MPD. se assim for poderá vir a ser o próximo Presidente e sendo-o será o melhor da história da República, porque ele é um corredor de maratona como uma vez disse e tem os atributos para o cargo.

    Zau? Boa mulher e boa militante mas isso não chega, vendo as coisas com objectividade.

    Moisés Oliveira

    ResponderEliminar
  26. O que diz Moisés está correco. Mais, a ZAU deve findar o seu mandato de autarca com dignidade e zelo e demonstrar que as acusaçãoes do PAICv não têm fundamento. Não deve haver fuga para a frente, com disponibilidade para presidenciais. Que credibilidade teria a candidatura? Nenhuma.
    Como disse alguém, não vamos inventar, há um grande candidato pronto a vestir, para que ir tentar descobrir alguém para ir ainda encontrar um alfaiate?

    Jorge Carlos Fonseca é competente, é prestigiado, é culto, é suoper inteligente, é o politico mais ligado a democracia e é ambicioao, por isso será um grante Presidente. Ppopularidade? Tem mais do que suficiente e co candidatura apoda pelo MPD vai até onde quiser

    ResponderEliminar
  27. Acabo de ler entrevista a Miguel Monteiro, Presidente da JPD, no Expresso das Ilhas, onde este declara apoio a candidatura já consensualizada de Jorge Carlos Fonseca. Miguel Monteiro tem visão e nunca iria contra a corrente e o óbvio.

    ResponderEliminar
  28. Acho que já não há dúvidas sobre o cnadidato a ser apoiado preferencialmente pelo MPD.

    Só falta uma declaração formal do nosso Jorge Carlos Fonseca. Aguardamos sem ansiedade, pois ele talvez espere clarificação definitiva da liderança no MPD.
    Por mim e estou certo para milhares de crioulos esperamos vir a ter um grande PR, o melhor de todas as Repúblicas, alguém que finalmente vai prestigira o cargo e o exercício da função presidencial.

    ResponderEliminar