terça-feira, 16 de junho de 2009

QUEM SERÁ O PRÓXIMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE CABO VERDE?

Todos já sabemos que Veiga não será mais candidato à Presidência da República. Não precisamos ser “mutantes” para afirmar que Veiga será o Próximo Presidente do MpD e próximo Primeiro-ministro de Cabo Verde. Com este novo cenário, resta saber quem será o candidato apoiado pelo MpD. Quem Será? As reacções ao meu post sobre a disponibilidade de Isaura releveram que a luta não será tão pacífica assim. Continuarei a analisar todos os cenários. Contudo, não é segredo para muita gente que gostaria de ver o Jorge Carlos Fonseca como Presidente da República de Cabo Verde. Mas ele precisa de muitos apoios, precisa iniciar a caminhada, precisamos saber se ele é candidato ou não. Caso contrário poderá perder o comboio.

Dentro do MpD poderão aparecer muitos candidatos, uns com mais e outros com menos peso. Na política nem sempre ganha o mais bem preparado, o mais inteligente ou o mais culto. Jorge sabe muito bem disso. Certamente aprendeu com as lições do passado...

Mas não é momento para falarmos do passado, é momento de pensarmos no MpD, de pensarmos no futuro de Cabo Verde. Será quase perfeito (porque a perfeição não existe) ter Veiga como Primeiro-ministro e Jorge Carlos Fonseca como Presidente da República. Dois grandes homens que dignificarão o nome de Cabo Verde.

Eurico Monteiro, Rui Figueiredo, Jorge Santos, são possíveis candidatos? Alguém sugere mais alguém?

11 comentários:

  1. e que tal João Dono?

    Acho que seria com bom candidato.

    No mpd tudo é possivel!

    ResponderEliminar
  2. Não sei onde é que João Dono viu coisas que aqui ninguém escreveu ou disse.Parece-me que ele muda de posição constantemente. Não foi aqui que li que para ele Jorge Fnseca de certeza seria PR? Agora vem com nomes de Eurico Monteiro que já disse não ser nunca candidato, Jorge Santos rui figueiredo, etc, etc. Até aptrece que qualquer pessoa pode ser PR, até o Dony di Pretinha ou Maria Rum pam, não pode ser asim, senhor Dono. É uma incoerência total e o senhor assim perde cedibilidade porque parece andar a deriva, sem opinião e a procura de confusão.

    Para mim é claro que em Cabo Verde não há assim tantas pessoas com capacidade para ser PR, no máximo umas 5 ou 6 pessoas, entre as quais Carlos Veiga, Mascarenhas Monteiro, Jorge Carlos Fonseca, Aristides Lima, JMNeves e... José Tomás Veiga talvez.

    ResponderEliminar
  3. João Dono está agora a gozar com a malta, Rui Figueiredo? Isaura? palavra de honra, pá!!! Isto não é uma questão de querer e dizer estou disponível, isto é para quem pode, pá!

    Estou de acordo com o ultimo comentador, não há mais que 4 ou 5 nomes a sério e com possibilidades, senão seria a macacada geral e então convidariamos o Kumba para vir ser candidato aqui também ou então Fradique Menezes.

    Acho que o assunto merece seriedade e ponderação, dr. João e não arremesra assim nomes a toa, como se estivéssemos a arranjar candidatos para gerir uma tasca.

    ResponderEliminar
  4. Nao sou bruxo e nao posso dar a certeza mas gostaria de ver uma disputa entre Aristides Lima e Jose Carlos Fonseca, dois homesn muito bem preparados para a funçao sem duvidas. os dois sao serios e trabalhadores, os dois sao conhecedores da constituiçao e dos meandros da politica internacional. os dois nunca estiveram metidos em negociatas de terrenos e sempre se dedicaram a causa publica. Seria uma disputa inedita a demonstrar que a politica pode ser feito ao amis alto nivel sem a mania do terreno, de pombas e torresma. Quem apoio? Bem prefiro Fonseca porque e mais culto e muito mais independente politicamente. Pode ser esse um problema para Fonseca, pois havera gente com medode uma personalidade tao inteligente e experiente ainda por cima com capacidade de isençao.

    Sobre a candidatura ou precandidatura da dra Isaura, ela esta no seu direio, mas para Fonseca foi o melhor que aconteceu. Primeiro porque leva as pessoas a comparar, em segundo lugar porque Isaura mesmo que nao queira vai aparecer como candidata de Jorge Santos que dificilmente ganha a liderançpa do MPD. Portanto, Fonseca faz muito bem em aguardar e ver os apoios que tem e vao crescendo e crescendo. depois dara o golpe final. estrategia certissima e opçao inteligente do mestre.

    Mas como disse Aristides Lima seria tambem escolha que nao envergonharia ninguem, pelo contrario. resumindo; Veiga/ Zema Tide/ Zona

    ResponderEliminar
  5. Sou teu aluno no ISCJS e tambem do doutor Jorge Fonseca, o nosso presidente. Sou um admirador dele antes de ser seu aluno, ouvia falar dele que era brilhante e um espetaculo, mas depois de o conhecer pessoalmente e nas aulas de Introdu-ao e de penal passei a ser fa numero um. porra, ele e fantastico na maneira como fala de coisas dificeis com simplicidade, fala de direito como eu bebo um copo dagua. E chato as vezes sempre a corrigir npos o portugues, mas e bom de coraçao tambem.

    enato eu ficaria satisfeito de ve-lo como Presidente da republica, mas tenho um receio sobre o que vai ser a nossa grande Escola juridica, quem vai tomar conta do Instituto se ele for PR. Podes Dono dar-me uma resposta que me tranquilize»? Se conseguires olha eu vou fazer campanha por ele em todos os cutelos e ribeiras de santiago. O nosso grande mestre merece isso e muito mais. Ele e um senhor com todas as letras, um sabio e dono de uma simplicidade que atrai admiradores.

    So nao ponho o meu nome para nao ficar com imagem de manteigueiro ou graxista mas ele me conhece e ate goza comigo nas aulas muitas vezes.

    ResponderEliminar
  6. eu não tenho dúvidas, será Jorge Carlos Fonseca

    ResponderEliminar
  7. O homem acaba de publicar mais uma obra, segundo acabo de ler no Liberal. Ele é uma máquina de conhecimento e de produção na su área, mas também em crónicas, poesia, literatura, etc, etc.
    Faz tudo a sério e com muito rigor. Com ele na PR os caboverdeanos vão ver pela primeira vez como é importante este cargo na nossa democracia.

    Portanto não há tadju como disse outro visitante do blog e nomes como Zau ou Ondimna é para boi dormir

    ResponderEliminar
  8. Tenho quase a certeza de que vai ser o Dr. Jorge Carlos Fonseca, pelo que tenho visto no país. Há uma onda como alguém disse, a crescer e crescer em todo o lado. Tenho falado na minha universidade, mas também com pessoas nos bares e nas ruas e quando se fala de Fonseca quase todos acham que sim, que le é a pessoa certa no lugar certo.
    Ninguém tem perfil como ele, pela sua formação humanista, pela sua cultura de leis e da constituição, pela sua seriedade e pela sua humildade até na ciência e no saber.

    Dig quase certeza porque conheço o meu partido, o MPD e sei que ultimamente há militantes que querem é lugares, andar a caça de postos e estão já a ver-se como ministros, deputados, administradores de institutos e empresas e não querem saber de valores por exemplo. JCF é um homem de valores, um rpublicano dos cinco costados, defensor como ninguém dos ideiais democráticos e dos valores da jovem República. Com ele na PR teremos uma personalidade que se faz respeitra dentro e fora do país e que saberá exercer e dignificar a função. ele nunca será um corta-fitas como alguns mesmo no meu partido pensam e pensam mal como democratas. Não queremos um PR como temos tido, cinzentos e que até levam as pessoas a menosprezar a função, queremos um PR que ajude a elevar o sistema politico e ajude o próprio Governo, sendo ele um homem de equilíbrios e fiscalizador. Não temos de ter medo, nós os democrtasa temos de o demonstrar e não só no paleio, como vejo alguns pseudoconselheiros de Carlos Veiga que apoiam uma candidatura cortafitas, pensando que assim defendem melhor a figura de Carlos Veiga. Este não precisa disso, deve estar traquilo e à vontade com outra personalidade política e intelectual de estatura grande.
    devemso estar atentos a esses almbe-botas que nada de positivo trazem ao nosso partido e apenas querem tachos e ser figurões e figurõezinhos de meia tigela.
    Quanto melhor funcionar o nosso sistema politico democrático melhor para Cabo Verde e suas populações.

    Devemos dar exemplos de democracia e de um partido de valores e de competências. E até acho que deveria haver ou Estados Gerais ou primárias para as presidenciais e então escolheríamos o melhor e não tenho dúvidas que não há melhor no país para o cargo.Ninguém, mesmo ninguem, nem no PAICV, nem no MPD é melhor do que JCF. é evidente que sou fã e admirador dele, pois o conheço desde o liceu, mas receio um pouco que ele venha a não se apresentar, porque ele não é pessoa para se pôr em bicos de pés ou para andar a mendigar isto e aquilo, ele não tem pachorra para isso. Portanto a onda deve engrossar, devem apraecer os apoios em todo o lado, como estou a ver.

    Olhem, Fonseca move-se como peixe na água junto de eleitores como universitáros, quadros, intelectuais, estudantes e na diáspora. Com o apoi do nosso grande partido, também da UCID ele até apanha votos no PAICV.
    Não vamos desperdiçar uma grande oportunidade de ter duas das mais respeitadas personalidades da democracia caboverdeana á frente da democracia, Carlos Veiga e Jorge Fonseca. Cabo Verde ficaria engrandecido e mais respeitado. Um empurra o outro e estimula o outro. Cada um na sua função e não deve haver receios de nada, pois somos democratas e devemos agir como tal.

    Vamos organizar um movimento de apoio primeiro no MPD e depois ele transbordará o aprtido para fora. Na Convenção teremos que ter uma estratégia global capaz de dar sinais de vitória desde Outubro. Atenção aos erros do passado e mesmo o nosso Carlos Veiga sabe disso e não quero de novo ouvi-lo em autocrítica.

    Chga de mediocridade e os MPdistas que não t~em valor para certos cargos e funções. paxenxa, fazem outra coisas.

    ResponderEliminar
  9. Alguem tem duvidas? o Jorge Carlos Fonseca, com apoio quase cem por cento MPD, da UCId e ainda gente do PAI. Um consenso nacional que se vai formando. O homem merece pelo seu percurso de politico precursor da democracia e pela sua personalidadev vincada na cultura, na ideologia e na cidadania.

    ResponderEliminar
  10. Sem dúvidas, o Zona. É o melhor, o mais preparado, mais imparcial árbitro,vi ser o PR de referência da nossa democracia.

    ResponderEliminar
  11. Onde está a dúvida? Jorge Carlos Fonseca, de certeza.

    Maria dos Prazeres

    ResponderEliminar