domingo, 14 de junho de 2009

ISAURA GOMES DISPONÍVEL

Isaura Gomes é conhecida por ser uma mulher de arma e corajosa. Uma senhora decidida e determinada. Conseguiu com as suas características ser a primeira mulher a tornar-se Presidente de um Câmara Municipal em Cabo Verde. Conseguiu vencer dois pesos pesados: um antigo Primeiro-ministro e Onésimo Silveira.

Isaura Gomes volta a marcar a história ao ser a primeira mulher cabo-verdiana a se disponilizar para ser candidato à Presidente da República de Cabo Verde. De facto, temos de reconhecer que Isaura Gomes é de facto uma grande mulher, um orgulho para as todas as mulheres e para todos os cabo-verdianos.

Isaura não esperou pelo apoio de ninguém, não esperou pela eleição do novo Presidente do MpD. De resto, não tinha de esperar por ninguém. A candidatura à Presidência da República não é uma candidatura partidária, é uma candidatura de um cidadão cabo-verdiano, maior de 35 anos, apoiado por cidadãos cabo-verdianos e que pode, ou não, ter apoio de um partido político.

Nos termos do artigo 124.º “O Presidente da República é o garante da unidade da Nação e do Estado, da integridade do território, da independência nacional e vigia e garante o cumprimento da Constituição e dos tratados internacionais”.

De acordo com o artigo 110.º, “As candidaturas para o Presidente da República são propostas por um mínimo de mil e um máximo de quatro mil cidadãos eleitores e devem ser apresentados no Tribunal Constitucional até ao sexagésimo dia anterior à data das eleições”.

Por estas razões Isaura Gomes deu um exemplo aos outros potenciais candidatos que almejam ter o apoio do MpD. Os candidatos têm de mostrar disponibilidade, têm de começar a trabalhar. Não podem ficar à espera que o MpD os vá buscar. Os candidatos devem entrar na luta e pedir depois o apoio dos partidos políticos. Neste ponto, estiveram muito bem os dois candidatos à liderança do MpD. Neste momento, os candidatos devem se manifestar,devem iniciar um trabalho pessoal, devem ganhar a simpatia da sociedade cabo-verdiana.

Neste ponto, acho que é chegado à hora do Jorge Carlos Fonseca manifestar a sua disponibilidade. Estou seguro de que muitos cabo-verdianos gostariam de ter o Jorge Fonseca como presidente da República. Pois bem, estamos a sua espera Dr. Jorge.

8 comentários:

  1. Caro J.Dono, eu sou daqueles muitos CV que querem ver JCF como PR e ele vai ser estou certo.
    Desta vez nao estou de acordo com a tua analise que parece de Eduino Santos na Naçao. Para ja dizer que se esta disponivel nao acrescenta nada de nada. Qualquer um pode dizer isso. Depois ha exploraçao de sentimentos feministas sem fundamento, eu acho que ser mulher ou ser homem nao interessa para PR mas a competencia, a capacidade, a inteligencia, a experiencia e que contam.
    J.DONO ser primeiro pode ser sinonimo de precipitaçao e e o caso; nao sei se a estrategia e articulada com Jorge Santos, mas parece, mas se assim e e opçao pouco inteligente condiconar candidatura a vitoria pouco provavel de Santos nas eleiçoes internas contra Veiga.

    Fonseca esta a agir bem, com cautelas e ponderaçao sabendo que le nao e propriamente dirigente do MPD como Isaura e portanto deve fazer leitura inteligente das eleiçoes no MPD e aguardar manifestaçao de apoios, quando os tiver de forma suficiente ele avançara certamente.

    Dono, lembras te do Ruguga, um maratonista africano que começou a corroida como se estivesse nos cem metros, esteve dez quilometros sempre a frente sem concorrencia e acabou caido longe da meta, desclassificado. Esta corrida e de maratonistas e nao de velocistas. A candidatura de Zau, pessoa que admiro pela combatividade e irreverencia, e quase de ceerteza balao de ensaio e nada mais. Ela nunca tera apoio da maioria do MPD, ja a partida nem do MPD de S. Vicente.
    Depois se Veiga ganhar o MPD estas a ver Veiga a apoiar Isaura? Nem flassa, man! Na soncente no gosta de Zau ma pa faze ques cosa bnitim dmunde na Camara, na fralda. Zau dava uma excelente deputada ou ate uma boa ministra do poder local ou para a saude. Para PR ha outros atributos que ela claramente nao tem. nada tenho contra ela, mas ha coisas evidentes. Para PR tem de ser personalidade com cabedal de inteligencia, cultura e experiencia e que tem dominio emocional e dos dossiers da politica externa. estas a ver onde quero chegar, man? Aristides Lima ainda tem algum perfil, mas Zona e de caras a melhor figura para ser PR em Cabo Verde. Se for necessario ir busca-lo, vamos e nao me digas que tu nao irias busca-lo, man

    ResponderEliminar
  2. Todo o mundo sabe que Jorge Fonseca está em contactos fortes junto da sociedade e de sectores MPD. O trabalho tem de ser feito com inteligência e sem pressas. Como disse o outro comentarista não é ser primeiro ou segundo que é importante.
    a Dr.ª Isaura tem mensas qualidades políticas e humans e eu não estou de acordo com os que a menosprezam por causa das aparências e dos excessos que as vezes comete em público. Se chegasse a Presidente tinha de se conter mais. Mas o problem é que nos tempos que se avizinham é preciso na PR uma pessoa capaz de indicar caminhos, de ser um magistrado de influ~encia politica e um defensor da legalidae e da Constituição. Aqui é que Fonseca é imbatível, pois ninguém como ele se tem batido por esses valores. a gente pensa na Constituição, no direito e na cidadania e de quem se lembra logo? Não há dúvidas sobre isso.
    Depois ele tem experiência de diplomacia e é um homem de muitas relações, tem uma cultura fora do comum e seria uma fonte de credibilidade do país no exterior.
    Acho que o timing dele é na altura da Convenção do MPD ou logo depois, sem pressas. Acho que João Dono se deixou levar pela conversa de Corsino Tolentino há dias na TV. Cuidado com os PAICVs!!

    ResponderEliminar
  3. Neste assunto das presidenciais é interessante ver como o dito lobby do JCFonseca se começa a posicionar, cerrando fileiras e, aparentemente, apontando armas. Mas não me parece que o Ilustre Penalista, com ambições públicas de ser presidente há muito tempo, tenha, verdadeiramente, algum tipo de guarda pretoriana. Soa-me sim a fantochada ou a traição - cenário extremo mas não impossível. No momento em que consiglieris, peões, bispos e rainhas se começam a posicionar, todas as possibilidades devem ser considerados pelos
    (e)leitores. É preciso lembrar que não faltaram conspirações e eventuais facadas nas costas! Diz-se à boca pequena que Eurico Monteiro ainda vai aparecer, qual Brutos na escada do senado a desferir estocadas na zona! Muita agua vai passar debaixo da ponte… e aposto que este ano vai chover muito!

    ResponderEliminar
  4. O ultimo comentário parece vindo de alguém que tem algo com o Dico, mas não me convenceu. Eu já tive antigamente suspeitas de traição, mas a entrevista que Dicvo deu há pouco tempo no Expresso não deixa margem para dúvidas, ele disse que não tem perfil e está fora das suas cogitações ser candidato a PR.
    Para mim que conheço bem os dois e conheço bem o MPD, vejo que Jf tem o caminho totalmente aberto, só não será candidato apoiado pelo MPD se não quiser e estiver mais interessado na sua actividade académica e intelectual que lhe dá muito prestígio e não só.

    Eu sou um apoante dele e não de qualquer guarad pretoriana, pois ele não precisa disso, mas apenas de mulheres e homens livres e inteligentes. O resto ele encarrega-se de fazer e ele faz muito bem o seu papel como é público e notório.
    Já sabia que logo que se perfilasse uma candidatura séria e de peso na área da democracia, viriam as suspeições, as intrigas, agora essa do Eurico Monteiro que vai trair e fazer isto e aquilo, nada diso

    ResponderEliminar
  5. Jorge Fonseca a PR é exigência da democracia. Em democracia devemos ter Presidente democrata. quem mais?
    Não é preciso correr e dizer que está disponivel, cada coisa tem o seu timing. JCF é inteligente e sabe ver o melhor timing.

    A disponibilidade de Isaura é jogada de Jorge Santos mas já topada pela malta de S. Vicente, perguntem ao pessoal da Comissão Politica regional e eles contam como fou urdida a ideia

    ResponderEliminar
  6. Não sei onde é que João Dono viu coisas que aqui ninguém escreveu ou disse.Parece-me que ele muda de posição constantemente. Não foi aqui que li que para ele Jorge Fnseca de certeza seria PR? Agora vem com nomes de Eurico Monteiro que já disse não ser nunca candidato, Jorge Santos rui figueiredo, etc, etc. Até aptrece que qualquer pessoa pode ser PR, até o Dony di Pretinha ou Maria Rum pam, não pode ser asim, senhor Dono. É uma incoerência total e o senhor assim perde cedibilidade porque parece andar a deriva, sem opinião e a procura de confusão.

    Para mim é claro que em Cabo Verde não há assim tantas pessoas com capacidade para ser PR, no máximo umas 5 ou 6 pessoas, entre as quais Carlos Veiga, Mascarenhas Monteiro, Jorge Carlos Fonseca, Aristides Lima, JMNeves e... José Tomás Veiga talvez.

    ResponderEliminar
  7. Isaura e xuxadeira, teno pena dela com os problemas de terrenos. Foi uma fuga em frente, Dono, nao viste isso?

    Esta mais que visto, na area do MPD candidato soha um, Fonseca e mais nenhum. E tchau

    ResponderEliminar
  8. Zau tenha paciência, mas Presidência da República exige certos requisitos que a senhora não tem.
    Para mim como cidadão e estudante quem pode ser presidente nesta conjuntura ou é Carlos Veiga e se quisesses ganharia desta vez com certa facilidade, ou então José Carlos Fonseca ou Mascarenhas Monteiro, não vejo mais palavra de honra

    ResponderEliminar