quarta-feira, 17 de junho de 2009

JORGE CARLOS FONSECA - O PREFERIDO

Pelos comentários aos meus posts, notamos que são vários os argumentos a favor do Jorge Carlos Fonseca. Bom sinal! Não há dúvidas de que o homem tem qualidades para o cargo.

Quero aqui deixar claro que, até então, não mudei de opinião sobre esta matéria. Também não sugeri nomes, apenas lancei uma questão. Em todo o caso, agradeço os comentários. Contudo, continuo a entender que muitas surpresas poderão surgir....

16 comentários:

  1. Como disse um comentador do blog a melhor coisa que aconteceu ao Dr. Jorge foi a declaração da Dra Isaura Gomes. Primeiro, as pessoas comparam e voltam-se naturalmente para Fonseca, lembram-se mais dele e crescem os seus apoios. Depois se a candidatura ou precandidatura aparece logicamente colada a Jorge Santos isso cria problemas a Isaura.

    Portanto, Jorge Fonseca deve manter-se ainda em silêncio e acumulando apoios, incentivos e simpatias, no momento oportuno faz declarações, até porque ele nã é dirigente do MPD.
    se eu fosse seu estratega asim o aconselharia. Mas não duvido que ele vai ser PR de Cabo Verde a não ser que não queira e prefira continuar na sua actividae profissional e cultural.
    Mas que seria uma coisa boa, imagino já hoje, Veiga PM e Fonseca PR cabo Verde ganharia imenso

    ResponderEliminar
  2. Também acho que a disponibilidade de Isaura é uma acto sem consequências de maior. Fora de tempo e não se percebe que estratégia serve.

    Jorge Carlos é o meu preferido porque o conheço bem, conheço as suas capacidades e a sua seriedade. Sei que ele só será candidato desta vez se houver uma forte vaga de fundo, senão está bem onde está a dar cartas na revista Direito e Cidadania, na Faculdade de Direito e nos livros e artigos que vai publicando um pouco por todo o lado.
    Suponho que ele estará pois a ponderar os apoios que vão chegando a ele. Eu serei um deles se ele avançar e não vejo outra candidatura credível na área do MPD ou próxima.

    Seria um erro nesta altura do campeonato, antes da Convenção do Mp ele estar a dizer que está disponivel, ate porque estar disponivel não é nada de nada.

    ResponderEliminar
  3. "Estamos num processo político que exigirá a formação de uma frente democrática para retransmitir os necessários níveis de confiança aos cabo-verdianos, em como podemos debelar o desemprego e a pobreza e garantir igualdade de oportunidades para todos. Jorge Carlos Fonseca, um dos protagonistas da transição democrática e um dos responsáveis da entrada de Cabo Verde no Conselho de Segurança da ONU, pela sua seriedade, simplicidade, experiência, generosidade e inteligência, poderá constituir-se num elemento aglutinador de vontades no meio académico e cultural, jovens quadros e nas nossas diásporas e sectores independentes, ajudando o MpD a aproximar-se da sociedade civil e assumir um compromisso estratégico claro e de confiança". Lourenço Lopes in A Naçao. Subscrevo.

    É o Candidato dos Candidatos pelo seu perfil!

    ResponderEliminar
  4. Apoio Zona, é o maior jurista de Cabo Verde, aquele que tem mais obra e de mérito, nem fora há como ele. Depois, tem vasta experiencia na politica, pois foi um doa maiores obreiros da luta pela democracia em Cabo Verde. Ser PR na República Democrática seria simbólico e atribuição de um cargo a quem talvez mais o mereça em Cabo Verde. Como é possivel PP ser Pr em democracia? Uma vergonha!

    Outra coisa, Zona é um intelectual brilhante, para mim o maior de todos vivo, o mais polifacetado, com obra jurídica e legal vasta, de ensino de leis e direito, poesia, crónicas excelentes, crítica literária e intervenção cultural e civica. Um poço de sabedoria e uma inteligência rara. Que queremos mais, meus amigos? Não há escolha possível e palavra de honra que com este candidato vamos pensar em nomes que só não menciono porque não quero insultar nem melindrar ninguém

    ResponderEliminar
  5. a onda vai cescer, crescer, crescer ate chegar o dia D. Tem razao o que diz que ele merece mais do que ninguem. Carlos Fonseca e solido, minucioso e perfeccionista em que tudo que pega. Podera ser finalmente pela primeira vez em Cabo Verde um grande PR.

    ResponderEliminar
  6. Sou teu aluno no ISCJS e tambem do doutor Jorge Fonseca, o nosso presidente. Sou um admirador dele antes de ser seu aluno, ouvia falar dele que era brilhante e um espetaculo, mas depois de o conhecer pessoalmente e nas aulas de Introdu-ao e de penal passei a ser fa numero um. porra, ele e fantastico na maneira como fala de coisas dificeis com simplicidade, fala de direito como eu bebo um copo dagua. E chato as vezes sempre a corrigir npos o portugues, mas e bom de coraçao tambem.

    enato eu ficaria satisfeito de ve-lo como Presidente da republica, mas tenho um receio sobre o que vai ser a nossa grande Escola juridica, quem vai tomar conta do Instituto se ele for PR. Podes Dono dar-me uma resposta que me tranquilize»? Se conseguires olha eu vou fazer campanha por ele em todos os cutelos e ribeiras de santiago. O nosso grande mestre merece isso e muito mais. Ele e um senhor com todas as letras, um sabio e dono de uma simplicidade que atrai admiradores.

    So nao ponho o meu nome para nao ficar com imagem de manteigueiro ou graxista mas ele me conhece e ate goza comigo nas aulas muitas vezes.

    ResponderEliminar
  7. Onde Zona sta ta aumenta incrivel, men. Zona na PR ca tem tadju.

    ResponderEliminar
  8. Câ tem nada qui tâ tadjanu, Jorge Carlos Fonseca. Bu tem tudu Comissao Politica di Pria, di Sao cente cu bô. Grandi maioria di diputadus nacional, fébu, nu bai, nu bai, nu bai, i cã bu priocupa cu Institutu e otas cusas, suluçom tem sempri.
    Nu creu como nôs Prisidenti di Republica, pa primera bez na Cau Berdi tem um PR qui ta pristigia pais dentu e fora. Nu cria onda di Zona ti tcgiga pridisencia

    ResponderEliminar
  9. O homem acaba de publicar mais uma obra, segundo acabo de ler no Liberal. Ele é uma máquina de conhecimento e de produção na su área, mas também em crónicas, poesia, literatura, etc, etc.
    Faz tudo a sério e com muito rigor. Com ele na PR os caboverdeanos vão ver pela primeira vez como é importante este cargo na nossa democracia.

    Portanto não há tadju como disse outro visitante do blog e nomes como Zau ou Ondimna é para boi dormir

    ResponderEliminar
  10. Meu caro Dono. Lamento bastante que te tenhas tornado na pessoa que és hoje, um mercenário, um vira-casaca, um troca tintas sem o minimo de PUDOR. Te tornaste numa autentica PUTA da politica QUE SE VENDE A QUEM DA MAIS.Sem princios e sem coerencia.
    A coerencia é um valor que empresta respeito e consideração ao seu dono.
    De candidatavel a presidente de camara no Maio pelo PAICV a amigo do MPD foi um passo muito curto.

    De candidato a Direção da JPD a candidatavel à Direcção da JPAI também pouca diferença lhe fez.
    A táctica de ficar em cima do muro para depois depois ecolher o lado a cair pode dar certo mas também pode não dar.

    É bom que não te esqueças que vivemos numa sociedade pequena, em que todos se conhecem. NÃO TEMOS MEMÓRIA CURTA.

    Vamos continuar a acompanhar os seus Zig-Zags.
    O futuro dirá.

    ResponderEliminar
  11. Conheces a minha franqueza e frontalidade.

    Esqueci de assinar o meu o nome na primeira mensagem.

    Vladmir

    ResponderEliminar
  12. Jorge Carlos Fonseca é cada vez mais o preferido dos crioulos para PRepública. Ele tem o melhor perfil, falta-lhe apenas fazer trabalho junto de certos circulos.

    No meio do MPD tem apoio da esmagadora maioria, sei disso porque sou militante e falo todos os dias com os meus colegas e amigos.mesmo em S.Vicente tem apoio da esmagadora maioria dos militantes e dirigentes regionais. Tem apoio dos jovens e dos quadros quase todos, espero que o MPD na Convenção o paoe claramente para fazermos uma estrategia conjunta e derrotarmos o PAICV.
    Não pode haver divisionismos e estratégias pessoais, senão perdemos tudo. Veiga como PM e Zona como PR e vamos fazer desta terra o que desejamos. Depois com Fonseca como PR ficamos todos orgulhosos e vermos lá fora sermos respeitados pelo Presidente e pelo PM que temos, duas figuras emblemáticas da democracia, duas personalidades distintas e prestigiadas.

    Zau é optima miltante e tem feito um bom trabalho, mas cada coisa no seu lugar.

    ResponderEliminar
  13. Tenho quase a certeza de que vai ser o Dr. Jorge Carlos Fonseca, pelo que tenho visto no país. Há uma onda como alguém disse, a crescer e crescer em todo o lado. Tenho falado na minha universidade, mas também com pessoas nos bares e nas ruas e quando se fala de Fonseca quase todos acham que sim, que le é a pessoa certa no lugar certo.
    Ninguém tem perfil como ele, pela sua formação humanista, pela sua cultura de leis e da constituição, pela sua seriedade e pela sua humildade até na ciência e no saber.

    Dig quase certeza porque conheço o meu partido, o MPD e sei que ultimamente há militantes que querem é lugares, andar a caça de postos e estão já a ver-se como ministros, deputados, administradores de institutos e empresas e não querem saber de valores por exemplo. JCF é um homem de valores, um rpublicano dos cinco costados, defensor como ninguém dos ideiais democráticos e dos valores da jovem República. Com ele na PR teremos uma personalidade que se faz respeitra dentro e fora do país e que saberá exercer e dignificar a função. ele nunca será um corta-fitas como alguns mesmo no meu partido pensam e pensam mal como democratas. Não queremos um PR como temos tido, cinzentos e que até levam as pessoas a menosprezar a função, queremos um PR que ajude a elevar o sistema politico e ajude o próprio Governo, sendo ele um homem de equilíbrios e fiscalizador. Não temos de ter medo, nós os democrtasa temos de o demonstrar e não só no paleio, como vejo alguns pseudoconselheiros de Carlos Veiga que apoiam uma candidatura cortafitas, pensando que assim defendem melhor a figura de Carlos Veiga. Este não precisa disso, deve estar traquilo e à vontade com outra personalidade política e intelectual de estatura grande.
    devemso estar atentos a esses almbe-botas que nada de positivo trazem ao nosso partido e apenas querem tachos e ser figurões e figurõezinhos de meia tigela.
    Quanto melhor funcionar o nosso sistema politico democrático melhor para Cabo Verde e suas populações.

    Devemos dar exemplos de democracia e de um partido de valores e de competências. E até acho que deveria haver ou Estados Gerais ou primárias para as presidenciais e então escolheríamos o melhor e não tenho dúvidas que não há melhor no país para o cargo.Ninguém, mesmo ninguem, nem no PAICV, nem no MPD é melhor do que JCF. é evidente que sou fã e admirador dele, pois o conheço desde o liceu, mas receio um pouco que ele venha a não se apresentar, porque ele não é pessoa para se pôr em bicos de pés ou para andar a mendigar isto e aquilo, ele não tem pachorra para isso. Portanto a onda deve engrossar, devem apraecer os apoios em todo o lado, como estou a ver.

    Olhem, Fonseca move-se como peixe na água junto de eleitores como universitáros, quadros, intelectuais, estudantes e na diáspora. Com o apoi do nosso grande partido, também da UCID ele até apanha votos no PAICV.
    Não vamos desperdiçar uma grande oportunidade de ter duas das mais respeitadas personalidades da democracia caboverdeana á frente da democracia, Carlos Veiga e Jorge Fonseca. Cabo Verde ficaria engrandecido e mais respeitado. Um empurra o outro e estimula o outro. Cada um na sua função e não deve haver receios de nada, pois somos democratas e devemos agir como tal.

    Vamos organizar um movimento de apoio primeiro no MPD e depois ele transbordará o aprtido para fora. Na Convenção teremos que ter uma estratégia global capaz de dar sinais de vitória desde Outubro. Atenção aos erros do passado e mesmo o nosso Carlos Veiga sabe disso e não quero de novo ouvi-lo em autocrítica.

    Chga de mediocridade e os MPdistas que não t~em valor para certos cargos e funções. Paxenxa, fazem outra coisas.

    ResponderEliminar
  14. Eu também escolho o Dr. Jorge pelas suas qualidades humanas e politicas, para além da sua credibilidade técnica. Vai ser um grande Presidente sem dúvidas. Juntemo-nos para que ele aceite ser candidato apoiado pela democracia.


    Marta Neves

    ResponderEliminar
  15. Vamos por partes. Primeiro, já imaginaram numa cimeira da CPLP por exemplo estarem o medíocre Cavaco, o ditador Eduardo dos santos e depois os populares Malam Bacai Sanhá, Lula,Quebuza,Mene4zes e de Cabo Verde a Isaura Gomes? Que tal o retrato, meus?
    Mas ponham nauele baralho Jorge Carlos Fonseca. Qual a diferença, pá? Porra, men, o nosso brilhava, até punha o Cavaco, o único que se safava antes de rastos. seria o orgulho nacional naquele baralho, não acham?.

    Segundo, o crítico Undertaker, Underdôglas, undertudo cada hora diz coisa diferente. Pergunto-lhe, há comparação entre T´
    o e Zona, meu Deus? Compare a obra, o percuros, a cultura. Compare com outros «doutores» nossos, que nem têm um livro publicado, que nunca foram citados em lado algum, e vejam como a obrae de Jorge carlos é referenciada em tantos paísers diferentes e por centenas de autores. Querem os nomes e as r3eferências? Jorge Carlos Fonseca vale pela obra e credibilidade que já tem e não por qualquer título. Quando em Espanha, na Argentina, no Brasil, em Macau, em Portugal, etc, etc, querem convidar um caboverdeano na área do direito ou das ciências humanas e sociais, convidam quem? Corsino? Wladimir Brito? Tó? Não, mas Fonseca.

    Terceiro, eu sou do PAICV e voto PAICV sempre. Em 2011 vai swer na mesma e quero JMN xcomo Primeiro Ministro, e Carlos Veiga de vez no caixote de lixo com 3 derrotas seguidas. Se ganharmos as legislativas até posso votar vem Zona porque le merece e meu Deus como seria ter JMN e JCF como PM e PR. Lindo, meus camradas do PAICV. Zona pode ser o candidato capaz de fazer o pleno do MPD e apanhar votos fora. Se o MPD desperdiçar, é problema dele e vosso, meus tolos que andam ainda com inquéritos e merdas.
    Como diz um ditado não se deve atrirar pérolas a porcos. Fonseca é demais para a vossa carroça de ventoínhas. Vocês ainda não conhecem a estaleca del, muito menos esse ignorante Under, ainda por cima maricon de primeira e marginal da literatura e do direito, que nunca escreveu nada, nunca publicou nada, que é um primário e atrasado mental. Felizmente para Fonseca que é uma pessoa como ele que o contraria, taé lhe dá mais força e crédito.
    Quarto, JCF é a figura da política caboverdeana com mais cultura, mais gbagagem técnica e constitucional, importante para um Chefe de Estado. JMN é a inteligência viva na politica e na governação, alguém que tirou o país da lama e do descrédito internacional. Zona pode acrescentar reconhecimento, cultura, brilho e sabedoria.

    Há tempos não sei se foi no expresso ou no Liberal ou no jornal on line A Semana, havia um inquérito sobre o melhor PR para Cabo Verde. Vejam quem ganhou e estavam lá os nomes de Carlos Veiga, Isaura, Aristides Lima e outros. Não conta muito, mas é mais um sinal importante da notoriedade pública de Fonseca.
    Trotskismo, comunismo, paciência, até parece conversa das catacumbas. O Under é um reaccionário e um pateta alegre que de política é zero, não sabe analisar e só vem com tretas e mais trampas. Ó homem, estude, actualize-se e deixe de izer asneiras sobre asneiras. O senhor nunca leu filóssofo nenhum, conhece nomes e isso qualquer patego pode citra, basta ir a uma enciclopédia ou a um dicionário.

    Resumindo, vamos ter JMN a PM e JCF a PR.

    Manuel Teixeira Duarte

    ResponderEliminar
  16. Dentro de dias parece que Jorge Santos vai anunciar que desiste da candidatura e Carlos Veiga vai sozinho na corrida a liderança do MPD. É a informação que chegou a mim hoje de man´~a por um amigo do MPD de Santo Antão.
    Carlos Veiga tem tudo para ser de novo o Primeiro Ministro de Cabo Verde. Assim, ninguém tem dúvidas quem vai ser o candidato presidencial apoiado pelo MPD, a não ser que ele não queira. Chama-se Jorge Carlos da Fonseca e irá ser provavelmente o PR próximo. Eu espero que, com a s suas qualidades ímpares de politico humanista, de jurista e constitucionalista abalizado, a sua independencia de pensamento venha a inaugurar uma nova era no sistema politico caboverdeano, mostrando que se pode ser influenye e muito útil na presidencia da República. Ele vai motivar e estimular a acção governativa, fazendo uma dupla invejà vel com Carlos Veiga. São diferentes em quase tudo o que é positivo para o sistema e o seu desenvolvimento. Haverá um ou outro momento de divergências, certamente, mas isso é normal em democracai e positivo para o seu aprofundamento. Com JCF como PR a cosntituição vai vigorar de facto, o mesmo será feito pelo Veiga. São dosi democratas convictos, os principais obreiros do estado de direito em Cabo Verde, têm percursos muito diferentes mas podem completar-se na perfeição.

    O meu voto vai neste sentido, admitindo, com respeito, opinião contrária, desde que se fundamente e se faça isso sem insultos, sem mentiras e sem distorções da nossa história política.

    Alfredo de Sousa

    Bruxelles

    ResponderEliminar