terça-feira, 14 de abril de 2009

O FACTOR CALOS VEIGA – UM PESO PESADO

É interessante verificar que ninguém ficou indiferente à notícia do regresso do Veiga. O homem ainda nem se pronunciou sobre o assunto e é tema dos blogs, jornais, conversas nos bares restaurantes, escolas, universidades, enfim, por todo o país fala-se do poderoso Veiga.

O peso de um homem revela-se, de facto, pelas vezes que dele se fala (bem ou mal) e pelo susto que causa, à alguns, a referência ao seu nome. Neste sentido, Veiga de facto é um peso pesado.

É obvio que nem todos engoliram este sapo, normal em Democracia. Não podemos esquecer que muita gente tinha os seus sonhos e ambições (agora dizem que eu é que estou sonhando, tem piada de facto, mas cada um diz o que lhe apetece, e assim vou avaliando o peso das minhas palavras).

Muitos sonhos e ambições ficam desfeitos com o regresso do Veiga. PAICV acaba de notar que afinal não terá um terceiro mandato. Aqueles que julgaram que teriam um cheirinho do poder com Jorge Santos, também, ficaram assustados. Perante tantos desprazeres é natural que digam que ando a dizer muita coisa e estou revelando ambição e arrogância. Também isso é normal em Democracia. Se o que digo significa arrogância, então serei um eterno arrogante, pois tenho orgulho no que digo e escrevo, com frontalidade.

Alguns argumentam que Veiga apenas só quer as legislativas para depois passar para as presidenciais. Não concordo.

Se Veiga realmente regressar, é porque atendeu a pedidos dos militantes e cidadãos cabo-verdianos. É porque resolveu abdicar da presidência em nome no país.

Está claro que o José Maria Neves não tem mais condições para continuar a governar, está também claro que o Jorge Santos, não é alternativa. Está também claro que PAICV não possui nenhuma outra alternativa a Neves. Neste cenário, só nos resta apelar ao regresso do Veiga. A questão é muito simples…não vejo razões, objectivas, para tanta complicação…

5 comentários:

  1. Dono, estás no meio de duas víboras que se destetam desde que um correu com o outro do governo, em 1993. Eras nascido?
    Agora o que veneras, como se se tratasse de um temor reverencial, porque o adorado é o Prof. Titular da disciplina de Teoria Geral de Direito, de que és ainda um mero aprendiz e assistente. Pelo que se entende essa idolatria e o arrastar dos joelhos pela Eminência.
    Mas jovem como não tens maldade no coração, vê-se pelo teu olhar, toma cuidado e não entres nos jogos desses mais velhos, que já têm a vida feita e os filhos criados. Vá devagar e não dê muita graxa a mostrar as suas ambições desmedidas de querer ministeriavel. O úlimo deu-se mal e agora não se dá muito bem com o seu Deus todo poderoso. O Pascoal, também, agora, advogado.
    Não diga, ou então não assine aquilo que os seus autores-morais escreveram sobre o PAICV e suas alternativas. Elas são imensas que amanhã as elenco. Agora só lhe digo, para esta, que nós os crioulos e as crioulas não queremos outro timoreiro para Cabo Verde que não seja o JMN. É tão simples como isso! Se duvidar peça um inquérito ou sondagem sobre o tema, e verá! Agora não peça ao Expresso das Ilhas ou ao Liberal, e suas empresas fantasmas de sondagens para o fazer.
    Noite feliz.
    Hasta manhana.

    Out of the box!

    ResponderEliminar
  2. Dono trabalhas com o Carlos Veiga e com o Zona que é o dono do ISCJS, logo deves-lhes muitos favores, até este de estares a assinar artigos, uns feitos pelo punho do Zona, e outros pelo o de Tchaplin???
    O que se faz hoje em dia, para se conseguir ser ministro num futuro muito distante. Ah, nhor Deus paxchencha, juventudi di djarmaio dja ka straga di bes! Tambe ku exemplo di Ribero na Cambra...

    ResponderEliminar
  3. Caro J Dono.
    Era preciso que apareça alguém com coragem para falar desta questão. Penso que haviam mais pessoas com vontade de dizer tudo e mais alguma coisa daquilo que disse sobre esta questão concreta do regresso do Dr Carlos Veiga à liderança do MPD. Mas falta coragem e, outras vezes, impedimentos outros de manutenção da situação manietaram muitas pessoas de falar abertamente no assunto.
    De facto esta abordagem veio em boa hora ou como se diz, no timing certo e mais, foi abordado por alguém que não está comprometido com qualquer situação, nem está com receio algum.
    É preciso perceber que na política as coisas acontecem, muitas vezes apanham as pessoas de surpresa, até mesmo, neste caso, o Dr Carlos Veiga. Ele para fazer política, depende da vontade dos cabo-verdianos, depende do chamado dos cabo-verdianos.
    Este é mais um momento em que os cabo-verdianos chamam pelo Dr Carlos Veiga. O bonito disto tudo é esta disponibilidade e humildade de um homem como ele que já passou por várias vitórias, que liderou um dos grandes feitos de Cabo Verde, a abertura e a vivência democrática em Cabo Verde, um homem que já passou por amarguras políticas como sendo as últimas eleições presidenciais em que com a sua humildade, generosidade e sentido de Estado conviveu até hoje com uma vitória conseguida mas não exercida.
    Chegou o momento, Dr Carlos Veiga de aceitar o desafio e enfrentar mais um combate político a bem da Nação cabo-verdiana, não permitindo mais uma vivência de governação do Paicv, repetindo assim os desabores que muitos sofreram nos 15 anos de governação desse partido do qual livramos e que não pretendemos nunca voltar a ter. "Luz e guia da Sociedade e do Estado cabo-verdiano" foi em tempos idos que nunca mais voltarão. Atenção que neste momento todo o discurso deles é uma réplica suave de um saudosismo autoritário.
    Mas o Dr Carlos Veiga não precisa de grandes certezas para dar este tão grande passo. Nós lhe damos esta certeza, nós fazemos sondagens, nós trabalhamos porta-a-porta e sentimos o pulsar gritante deste chamado.
    Não quero esgotar aqui estas considerações, deixando para mais tarde mais e mais.
    "ami é Veiga"! "Mi é Veiga"! "ami també é Veiga"!
    Tony

    ResponderEliminar
  4. "Alguns argumentam que Veiga apenas só quer as legislativas para depois passar para as presidenciais."

    Seria uma grande traição se o CV fizesse tal. Assim como seria se ele se aliasse ao Jorge Livramento, em jogadas politicas idiotas do tipo “se eu ganhar as legislativas dou-te o poder e concorro ás presidências”.

    Ele que volte se quiser e dispute as eleições de 2011 de forma limpa e, caso ganhe, que cumpra o mandato ou os cv’s nunca o perdoaram pela jogada que me sopraram aos ouvidos... dar o poder a JL.

    c.

    ResponderEliminar
  5. Sou obrigado a concordar com esta afirmação!
    "há pessoas que na excitação juvenil enveredam pelo disparate», Vital Moreira.

    ResponderEliminar