quinta-feira, 23 de abril de 2009

“MpD: Jorge Santos reage à disponibilidade de Veiga

O presidente do MpD, Jorge Santos, reagiu há momentos, com naturalidade, ao anúncio da disponibilidade de Carlos Veiga em disputar a presidência do MpD, e reitera sua candidatura à sua própria sucessão. Considerando de "saudável" o surgimento de novas candidaturas, Jorge Santos advoga, no entanto, que o MpD é "um partido forte", activo e presente na sociedade cabo-verdiana”. In www.expressodasilhas.cv

Veiga anunciou o seu regresso, Jorge Santos reitera a sua candidatura. Esta atitude é natural e não podíamos esperar outra atitude do Jorge Santos. A questão está em saber se Jorge Santos irá até ao fim. Acho que Jorge desistirá até a convenção. Neste momento, Jorge teve a atitude certa. Mais tarde, como um grande militante do MpD, Jorge integrará a equipa do Veiga para ajudar MpD a ganhar as legislativas em 2011.

Não podemos nunca esquecer que Jorge aguentou o partido até agora. Não é o candidato ideal para Primeiro-ministro, mas é, com certeza, um elemento que poderá ajudar, em muito, o MpD. Os militantes do MpD não esperam outra coisa do Jorge que não seja a desistência. Apoiar Veiga é um designo nacional. Estou seguro de que Jorge Santos não ficará de fora desta luta.

Estive a pensar na hipótese “hilariante” de Jorge vencer Carlos Veiga. Alguém fez uma óptima comparação: Seria como se Cabo Verde vencesse uma guerra aos Estados Unidos da América. Primeiro porque é impossível. Segundo, o que faria Cabo Verde com o mundo se vencesse os EUA. A mesma pergunta poderia ser feito ao Jorge. O que faria com Cabo Verde se vencesse o homem mais carismático destas ilhas.

Portanto, Jorge tem todas as razões do mundo para desistir, pois, nem ele mesmo, deseja vencer Veiga.

“MpD: Livramento admite renunciar candidatura

Com a disponibilidade de Carlos Veiga em disputar a presidência do MpD, avançada esta manhã, em primeira-mão, nesta edição on-line, José Luís Livramento, que havia se posicionado como uma alternativa à liderança de Jorge Santos, pondera renunciar a sua candidatura, em favor de um apoio ao líder histórico do MpD”.
In www.expressodasilhas.cv

Acho normal a renúncia do Livramento. Este não está na mesma posição do Jorge, não é presidente do partido, por esta razão não é um candidato natural. Candidatou porque considerou ser uma alternativa ao Jorge Santos. Com o regresso do Veiga já não faz qualquer sentido a candidatura do Livramento, pois, Veiga é a alternativa é a solução. Caso para dizer que MPD TEM SOLUÇÃO. A SOLUÇÃO CHAMA-SE VEIGA.

4 comentários:

  1. achas mesmo que foi uma atitude normal do JS? Foi hipocrita pá e todos sabemos isso. Fazer eco dessa "normalidade" num blog é o cumulo. faz opinão cara se não para quer ter o blog. O q tu escreves lê-se mt bem no expresso.

    rsss

    ResponderEliminar
  2. Dono, concentra-te homem!

    3 posts = 3 posições

    Post 1: Faz Sentido a Desistência de Jorge Santos?
    Dono 1: Algumas pessoas defendem que, se Veiga regressar deve o Jorge Santos desistir. Não vejo razão para isso, Jorge Santos tem todo o direito de lutar pela liderança do partido.

    Post 2: VEIGA É MESMO CANDIDATO À PRIMEIRO-MINISTRO DE CABO VERDE
    Dono 2: Resta saber se Jorge Santos vai desistir ou não? Jorge não tem, necessariamente, de desistir. Contudo, no lugar dele desistiria.

    Post 3: Jorge Santos reage à disponibilidade de Veiga
    Dono 3: Veiga anunciou o seu regresso, Jorge Santos reitera a sua candidatura. Esta atitude é natural e não podíamos esperar outra atitude do Jorge Santos... (mais tarde, mesmo post) ...Portanto, Jorge tem todas as razões do mundo para desistir, pois, nem ele mesmo, deseja vencer Veiga.

    Afinal em que ficamos? Decide-te e depois escreve!

    ResponderEliminar
  3. Carissimo,
    O Blog é seu, mas será que o JS tornos-se "um moluscoide"? Entendemos nós que somos desalinhados desinteresseiros o que se passa pelas bandas do MPD... É pena que JS deixou de ter apoio só pq o "deus" de CV entrou na arena. O regresso de "deus" Cv nesta data é má... naturalmente quer reeditar 1999. Tudo bem. O MPD que amanhe!

    ResponderEliminar
  4. Meu Caro Joao, sinceramente, fica dificil compreender as tuas analises! Amanha vais defender quem: o regresso do Gualberto?
    Fizeste uma ma analogia quando comparaste esse "mais que provavel duelo" a um CV versus USA; nao sei em que mundo vives mas, de certeza, o dr Carlos Veiga nao tem mais esse peso no partido-na qualidade de Candidato a Presidente do mesmo. Acredito num 50-50 (talvez 40-60), o que significa um empate tecnico. Quer isto dizer que qualquer um que venha a ganhar, ficara com o partido a meias. Por isso so faz sentido regresso de CV num cenario de vitoria esmagadora (80 a 90%), o que nao vai acontecer, caso contrario, uma vitoria do JS, mesmo por uma pequena margem, teria uma maior expressao politica, tornado-o melhor candidato a disputar as legislativas.
    Nao acredito que CV ganhe USA, mas o JS ganhara CV.
    Abraco

    ResponderEliminar