sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Política

Depois das férias e de um sono, quase profundo, surge o MPD, através do seu líder parlamentar – Dr. Fernando Elísio Freire, com fortes criticas à política económica do Governo de José Maria Neves. O último relatório do Banco Mundial, sem ser dramático, não favorece o Governo, pois todos nós queremos cada vez mais. Mais e mais desenvolvimento deve ser o lema de todos os cabo-verdianos. Contudo, não se pode dizer que tudo falhou. Entende-se que a oposição queira transmitir isso, mas sou de opinião que quando se faz uma abordagem neste sentido, deve-se também frisar o que de bom foi feito, e apresentando soluções que demonstrem que a oposição poderia fazer ainda melhor.

Oposição deve fazer o seu papel. Deve criticar, mas acima de tudo deve apresentar propostas, ideias. Não podemos, nem devemos insistir que está tudo mal, devemos mostrar aquilo que deve ser mudado. A oposição deve mostrar que é capaz de fazer mais e melhor. Nota positiva para a oposição ao querer apresentar propostas concretas para o Orçamento de Estado. Eliminar impostos é sempre uma medida que soa bem ouvir. Todos gostamos. Também gostamos de Cabo Verde e, por isso, também queremos saber os efeitos disso na nossa economia. As propostas devem ser acompanhadas de um diagnóstico que relevam as vantagens e as desvantagens das medidas.

O próximo orçamento do Estado deve dar uma atenção especial à juventude cabo-verdiana. Incentivos para criação de empresas, mais incentivos na importação, incentivos na compra de habitação, nomeadamente a isenção dos emolumentos notariais.

Na cultura, os nossos artistas também devem merecer um tratamento especial, nomeadamente no que diz respeito às tarifas aduaneiras sobre as obras de criação artística e literária. As empresas que dedicam a promoção da cultura cabo-verdiana também merecem incentivos fiscais.

Ainda sobre o MPD, nota positiva para o líder parlamentar do MPD, jovem líder com fortes ambições e com fortes possibilidades de chegar ao topo. Ele mesmo deve reconhecer que não foi um bom presidente da JPD, contudo cedo chegou a liderar deputados mais velhos e mais experientes. Menos mal! E sinal que ainda pode liderar muito dentro do MPD. Mas como a política é feita de ciclos e marés, veremos o que o futuro reserva para quem deu um grande passo. Corre o risco de lhe cortarem as pernas. Espero que não caro amigo!

Parabéns ao Miguel Monteiro, novo presidente da JPD. Boa sorte e bom trabalho. Parabéns também ao Milton Paiva pelo trabalho realizado antes e durante a convenção. Uma nota negativa para interferências externas nesta eleição. Tal como no passado, os mais graúdos do MPD gostam sempre de intervir conde não devem e não são chamados. Atenção que muita curiosidade matou o gato. Quem precisa de apoio da juventude em 2011 não deve interferir, nem influenciar decisões.

Sem comentários:

Enviar um comentário