terça-feira, 28 de outubro de 2008

NOTAS DE IMPRENSA

Líder Parlamentar do MPD – um grande líder

Na mesma semana, duas entrevistas com o líder parlamentar do MPD, uma no jornal “Expresso das Ilhas”, outra no jornal “A Nação”. Em ambas o líder parlamentar mostra que de facto já conseguiu ser um político de topo. Mais, o mesmo tem a ousadia de dizer que faz política para ser excelente. Nota positiva para este jovem político. Tal como já referi, inúmeras vezes, o líder parlamentar tem futuro e espero que o mesmo venha a ser líder do MPD.

Fernando Freire, já consegue dominar os dossiês de justiça, segurança, economia, relações externas. Enfim, consegue ir mais longe do que as rituais criticas da oposição, consegue apresentar soluções e apontar novos caminhos. Força Freire, espero te ver, BREVEMENTE, como líder do MPD.

As “Jotas” estão em força

Miguel Monteiro apresentou os novos dirigentes da JPD. Miguel parece disposto a dar um novo impulso a JPD e ajudar o partido em 2011. O partido bem precisa dos jovens e novos fôlegos. A idade já pesa nos dirigentes mais velhos do MPD e o partido precisa de fôlego e de novas ideias. Quando a mente esta enferrujada, nada mais temos a fazer senão chamar os mais jovens.

A JPAI tem a hipótese mostrar que também tem uma dinâmica forte e que possui jovens competentes. Está na hora do surgimento de candidatos a liderança da JPAI. Quem será o novo líder? Por enquanto aguardo pelas candidaturas para poder tecer algumas considerações ao candidato. Talvez uma candidatura feminina teria mais “charme” e seria um ponto positivo para a JPAI. Não podemos ter sempre homens na liderança.

José Maria Neves e Jorge Santos – quem anda a fugir de quem?

O jogo do gato e do rato instalou-se na política cabo-verdiana. JMN recusa ter um encontro com o JS na Assembleia Nacional, contudo manifesta-se disponível para receber o líder de oposição. Quem anda a fugir de quem? Parece correcto que seja o JMN a receber o JS e, não o contrário. JS parece correr atrás do tempo perdido, certamente sentiu-se fragilizado com o debate entre Veiga e JMN. Eu também sentiria, mas a política é mesmo assim. Enquanto CV e JMN somam e seguem, JS vai vendo cada vez mais longe a possibilidade de ser Primeiro-ministro. Resta ao MPD duas alternativas: eleger um novo líder ou ficar mais uns tempos na oposição. O que preferem?

Ministra da Justiça e as Reformas Legislativas

Apesar das críticas e controvérsias, a Ministra da Justiça parece estar num bom caminho, apresentando um pacote legislativo visando reformas no sector da justiça. Nota positiva para Ministra. Cabe agora PAICV e ao MPD chegarem ao acordo, necessário, sobre as questões da justiça. Acredito que, deixando as guerras partidárias, chegarão a um entendimento que melhor servirá ao país. Se não conseguirem, terão prestado um mau serviço ao país e o povo saberá aplicar as sanções devidas e merecidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário