segunda-feira, 13 de outubro de 2008


Debate entre Carlos Veiga e José Maria Neves – Regresso em grande do jornal “A semana”


No regresso em força, o Jornal “A Semana” traz um debate de qualidade sobre questões essenciais. Colocando frente-a-frente dois grandes políticos, dois grandes homens, dois conhecedores da realidade cabo-verdiana, Carlos Veiga e José Maria Neves.

Talvez o jornal deva lançar um inquérito para se saber quem esteve melhor no debate. Eu diria que estiveram os dois muitíssimo bem. Nota, altamente, positiva para os dois.

Com isso, nota negativa para Jorge Santos. Carlos Veiga disse, o que os cabo-verdianos esperavam ouvir dele há muito tempo. Não temos de discordar sempre, não temos de dizer que está tudo mal. Todos sabemos que não está tudo mal. CV concordou onde achou que deveria concordar, discordou e apresentou ideias e propostas, quando assim não entendeu. Um verdadeiro político que tanta falta faz ao actual MPD, que na falta de ideias e soluções, vai dizendo que está tudo mal.

Quando olhei para esta entrevista, imaginei vários cenários:

Dois candidatos Presidenciais frente-a-frente.
O candidato Presidencial e o candidato à Primeiro-Ministro
O Presidente da República e o Primeiro-Ministro frente-a-frente.
O Primeiro-Ministro e o “verdadeiro líder” da oposição.

Também perguntei, porque é que este debate não foi realizada com Jorge Santos. Alguém me respondeu: “ele não aguentaria uma entrevista de 5 horas com o JMN. Do lado, alguém acrescentou: “ele limitaria a dizer que está tudo mal. Não sei se é justo colocar as coisas nestes termos. Mas só o facto de alguém ter esta ideia já é mau para quem pretende ser Primeiro-Ministro.

Uma nota, também muito positiva para o jornal “A Semana”. Num debate entre CV e JMN só temos a aprender e deliciar com os seus pensamentos e ideias. Dois grandes mestres da política em Cabo Verde. Para ganhar 2011, MPD precisaria do próprio CV ou de alguém capaz de lhe fazer as vezes. Porém, os ventoinhas estão longe disso. Tão longe que foi necessário ir buscar CV para o primeiro debate a sério com o JMN. Tirem as ilações, se tiverem humildade para isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário