quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

OBAMA, OS DESAFIOS E OS NOVOS VALORES NA POLÍTICA. UM EXEMPLO E UMA ESPERANÇA PARA O MUNDO

Obama, um afro-americano, é o 44.º Presidente dos Estados Unidos da América. Obama fez história, mostrou que podemos e devemos acreditar nos sonhos, ensinou-nos que a competência, os valores, a ética, a esperança, podem fazer milagres. Obama surpreendeu o mundo e trouxe uma nova esperança, relevou ser um homem ousado e capaz de enfrentar os maiores desafios.

Obama venceu Hilary Clinton nas primárias e ultrapassou depois um herói de guerra, McCain. Quem diria, um afro-americano, alguém que no passado poderia ser um escravo é o Presidente da maior potência mundial. Quem diria que o mundo teria um afro-americano como o homem mais poderoso do mundo. Obama fica na história. Resta saber se Obama continuará a fazer história como fez até então.

No seu discurso de tomada de posse, Obama reconhece que são muitos os desafios e que o caminho a trilhar será, por vezes, cheio de espinhos e que a América viverá dias complicados. Mas está convicto de que os problemas serão resolvidos e que a América continuará a ser a maior potência mundial.

Como primeira medida, pediu a suspensão dos processos judiciais por terrorismo na base naval norte-americana de Guantánamo, em Cuba, durante 120 dias. O novo Presidente e à sua administração pretende reavaliar o sistema de comissões militares.
Sobre as heranças deixadas por Bush, Obama afirma que vão “começar responsavelmente a deixar o Iraque para o seu povo, e a forjar uma paz arduamente conquistada no Afeganistão. Com velhos amigos e antigos inimigos, vamos trabalhar incansavelmente para diminuir a ameaça nuclear, e afastar o espectro do aquecimento do planeta”.
Obama promete actuar com base em novos valores e convicções, fazendo nascer uma nova era e de um modo de governação. Como desafios prioritários da nova presidência norte-americana, pode-se o fim da guerra do Iraque, a mediação da crise no Médio Oriente, um repensar do lugar dos EUA nas Nações Unidas e uma resolução para a crise mundial.

Obama parece confiante e procura rodear de pessoas competentes e capazes. Ao contrário do que normalmente se faz na política, em que se elimina a concorrência e se têm medo de pessoas competentes, Obama revela ser um líder de excelência e rodeia-se dos melhores. Traz, a ex-adversária, Hilhary Clinton para Secretária de Estado. Mais do que isso, pela primeira vez um alto chefe do Pentágono é convidado a permanecer no cargo por um partido diferente do da administração anterior, Robert M. Gates continuará a ser Secretário da Defesa. Obama quer qualidade, quer união para trazer novos tempos de prosperidade à América.

Na política o mérito nem sempre é primeiro critério. Em Cabo Verde, muitas das crises partidárias foram devidas a medo e receio de concorrência. Mas um verdadeiro líder consegue se impor naturalmente, não precisa despedir, fechar portas aos jovens para se manter no poder. Infelizmente, no nosso país ainda receamos a qualidade e os líderes partidários, juntam as suas tropas e distribuem tachos consoante os jogos políticos. Obama traz um novo modelo que devemos tomar como exemplo.

Não há dúvida de que Obama precisará de sorte. Sorte para resolver os problemas, sorte para se manter vivo. Um dos grandes desafios do novo Presidente será conseguir manter-se vivo. Obama tem inimigos internos e externos. Grupos radicais de raça branca tentarão certamente eliminar Obama A tomada de posse, com a maior segurança de sempre, correu normalmente. Agora é preciso manter o segurança no dia-a-dia de Obama.
O Mundo precisa de Obama vivo, rezemos para que ele tenha sorte e consiga trazer a paz, prosperidade e esperança ao mundo. Força Obama, You Can!

1 comentário:

  1. como ficar aparte de um do acontecimento mais inesperados do mundo? Obama sou mostro que a cor da pele ñ influencia na maneira de pensar e agir dos homens.

    ResponderEliminar