domingo, 25 de janeiro de 2009

Nesta semana aconteceu….

A semana que, agora termina, foi marcada pela tomada de posse Obama, no mesmo dia que Cabo Verde celebra a morte do seu eterno herói – Amílcar Cabral. O mundo está cheio de esperança. O mundo aguarda por dias melhores, mais segurança, mais paz e mais prosperidade.

O cessar-fogo na faixa de Gaza é uma boa notícia para o mundo. Depois de várias semanas de conflitos, de vidas perdidas, eis que temos o cessar-fogo. Até quando? Não faço ideia. Gostaria que fosse para sempre.

Em Cabo Verde, o governo noticia a criação de um Banco para combater problemas de desenvolvimento social. Um banco para os mais desfavorecidos, para aqueles que não tem condições de ter crédito nas instituições financeiras existentes. É necessário combater as desigualdades sociais, criar condições para que as famílias cabo-verdianas tenham uma vida melhor.

Foi aprovado, no dia 22 do corrente mês, em Conselho de Ministros aprovou, o decreto-lei que institui o Alfabeto Unificado para a Escrita da Língua Cabo-verdiana (ALUPEC) como alfabeto cabo-verdiano. No projecto-lei de revisão constitucional apresentado pelos deputados do PAICV, propõe-se a oficialização do crioulo. Veremos se será ou não aprovado no parlamento. Recorda-se que os projectos de revisão da constituição só são aprovados por maioria de dois terços dos deputados em efectividade de funções.

A Polícia Judiciária tem uma nova sede com melhor biblioteca e melhor laboratório. Melhores instalações e melhores condições de trabalho que permitirá a PJ combater, com mais eficácia, a criminalidade organizada. Esperemos que PJ seja cada vez mais competente e mais eficaz no combate ao crime.

O Presidente da Republica recebeu o presidente do MpD – Jorge Santos. O PR e Jorge Santos abordaram a questão da justiça e da revisão constitucional. Finalmente todos estão preocupados com a justiça. Mais vale tarde do que nunca.

A ilha de Boa Vista acolheu uma reunião conjunta entre o governo, embaixadores e representantes de organismos internacionais acreditados na Cidade da Praia. No encontro, debruçaram sobre a agenda de transformação de Cabo Verde num contexto de crise internacional. Bem precisamos de uma nova estratégia para relançar o turismo e tornar o nosso turismo mais competitivo.

Finalmente, o jornal “A Nação” coloca o dedo na ferida e fala da liderança do MpD. Como já tivemos oportunidades de analisar a próxima convenção do MpD poderá vir a ser muito disputado. Será que Jorge Santos vai aguentar até ao fim? Continuo a defender que Fernando Elísio e Ulisses são as melhores opções para o MpD e para o país.

Sem comentários:

Enviar um comentário