sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

2009, NOVOS VALORES E UMA VIDA MELHOR PARA TODOS OS CABO-VERDIANOS

2009, novo ano, nova vida, novos desafios. Temos de recordar 2008 e arregaçar as manhas e trabalhar em 2009, para que possamos ter um Cabo Verde melhor, uma vida melhor para todos os cabo-verdianos.

Esta tarefa é de todos nós. Não podemos ficar sentados à espera que as instituições públicas façam tudo. Cabo Verde precisa de todos os cabo-verdianos para alcançar um novo patamar, precisamos de mais empreendedorismo, mais dinamismo, mais rigor, mais excelência, mais qualidade em tudo o que fazemos.

Falar em excelência, começa desde do berço, os pais devem procurar dar uma boa educação aos filhos, devem preparar os filhos para o futuro, devem fazer de tudo para criar as condições que afastem os filhos do campo da marginalidade. A família é uma instituição com forte peso em qualquer sociedade. Pode-se dizer que a sociedade é o espelho das suas famílias, um aglomerado de pessoas (de família) que, através de uma forma conjugada de actuação, prosseguem finalidades comuns, de um modo estável.

Tendo uma paz familiar, estável e cheio de valores, teremos também uma sociedade com novos valores, com segurança e com perspectivas para o futuro. Todos nós somos responsáveis pelo sucesso ou insucesso de tudo o que possa passar no nosso país.

Contudo, esta responsabilidade individual não afasta a responsabilidade daqueles que governam, que tomam decisões, que julgam, que fazem e aplicam a lei. Cabe aos governantes e políticos em geral dotar o pais de leis justas, adequadas, constitucionais e que sirvam os interesses do país. Cabe aos governantes criar as condições para que as famílias possam educar os seus filhos, possam viver num clima de paz e possam viver numa sociedade onde com empenho e dedicação conseguem um emprego.

Cabe aos governantes e aplicadores do direito, transmitir aos cidadãos a confiança na justiça, que ela será feita num tempo razoável e que os criminosos serão punidos e os inocentes absolvidos. Os cidadãos precisam estar seguros de que os processos não prescrevem nas gavetas, que criminosos não serão soltos porque quem devia decidir não o fez atempadamente. Para um melhor 2009, precisamos de mais rigor e excelência neste novo ano.

Cabo Verde, país do turismo, de lindas e encantadoras praias precisa de sossego, de tranquilidade e de segurança. Os cabo-verdianos precisam sentir-se seguros, ter o prazer de passear, de namorar nas ruas e nas praias ao luar. Dar um mergulho à noite sem correr o risco de ser violada ou assaltado. Cabo Verde, precisa de um 2009 mais seguro, com as ruas mais iluminadas e mais tranquilidade em todas as famílias deste país.

Cabo Verde, precisa de mais energia. Não podemos ter tantos cortes de energias como tivemos em 2008. Não se pode ser um país competitivo e seguro sem energia.

Cabo Verde precisa de uma melhor e mais eficaz ligação marítima entre as suas lindíssimas ilhas. Não podemos deixar ilhas como Maio e Brava completamente isoladas, sem transporte marítimo. Temos a consciência de que muitas ilhas do país são dependentes do fornecimento da capital. Em 2009, precisamos de encurtar as distâncias e ter todos os cabo-verdianos mais pertos e mais unidos.

Cabo Verde precisa de políticos que sirvam o país e não os seus próprios interesses ou interesses dos amigos e dos partidos políticos. Precisamos de políticos que decidem no interesse dos cabo-verdianos, que cheguem consensos em questões fundamentais como a justiça e revisão constitucional.

Que o 2009 seja uno de realizações, de paz, felicidade e sucesso para todos os cabo-verdianos.



Sem comentários:

Enviar um comentário