quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

MpD terá um novo líder?

O jornal “A Nação” desta semana revela algo que já todos sabemos, mas que merece ser destaque na primeira página e que deverá continuar a ser noticiado e discutido.

Ulisses pressionado a tomar MpD – este é o destaque da Nação desta semana. Para além de Ulisses fala-se de Isaura Gomes, Olavo Correia, José Luís Livramento, Mario Silva, Francisco Tavares e Fernando Elisio.

Neste momento parece claro que Jorge Santos não terá uma vida fácil, ele terá certamente que enfrentar um ou mais adversários na próxima convenção do MpD. Quem? Os melhores candidatos não querem enfrentar Jorge. Falo de Ulisses, que é sem dúvida o melhor candidato do MpD neste momento e de Fernando Elisio Freire, actual líder parlamentar da bancada do MpD.

Estes dois senhores, ambos apoiantes de Jorge, não querem enfrentar o líder do MpD. Ou porque defendem uma união dentro do partido, ou porque simplesmente consideram que seria uma traição.

Ulisses tem ainda o problema da Cidade da Praia. Ulisses prometeu trazer soluções para Praia. Fica para ele complicado deixar o barco para começar a pensar nas legislativas. Mas se Ulisses fizer um bom trabalho até lá, o povo vai compreender esta mudança. Em caso de impedimento de Ulisses, Fernando Freire, parece ser o melhor candidato. Jovem, dinâmico, competente e com um futuro à frente. Os outros potenciais candidatos tiverem os seus momentos e as suas oportunidades. MpD precisa renascer de novo, de novos desafio e de novos líderes.

Sempre defendi que Jorge Santos não é solução para o MpD e para o país, mas também não creio que os outros potenciais candidatos o sejam. Jorge ganhou autárquicas, é ousado, tentou unificar o partido e reconstruir MpD. Têm estes méritos, mas infelizmente não chegam para ser candidato a Primeiro-ministro. O problema é que alguns não avançarão se ele avançar.

Entendo que apesar dos pesares, Jorge deve reconhecer que não tem condições para continuar e apoiar Ulisses ou Fernando. Seria uma optima solução para MpD e Cabo Verde.

Buscar líder dos anos noventa é dar um passo atrás. De resto, estes líderes não deixaram boas marcas. Fernando Elisio, para além de não querer desafiar Jorge, deve sentir um pouco de insegurança, afinal em Cabo Verde não se acredita muito na juventude.

Voltaremos a este assunto numa próxima nota.

Sem comentários:

Enviar um comentário