segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

MPD VAI APRESENTAR PROPOSTA PARA QUE O 13 DE JANEIRO SEJA “DIA SOLENE PARA A REPÚBLICA”

“O MpD anunciou, numa declaração política proferida pelo líder da sua bancada, Fernando Elísio Freire, que irá apresentar à Assembleia Nacional uma proposta no sentido de que o 13 de Janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia, seja declarado dia solene para a República. Lembrou que, em carta datada de 2007 e endereçada ao presidente da AN, o seu partido fizera essa proposta. Agora, irá avançar com uma proposta de resolução para que esta data seja comemorada de forma oficial, à semelhança de 5 de Julho

Reacção do PAICV, partido do Governo, pela voz do seu líder parlamentar, Rui Semedo: o 13 de Janeiro é, sem dúvida, uma data histórica para Cabo Verde, mas a data maior será sempre 5 de Julho, a da Independência. Semedo é contra o nivelamento de outras datas com o 5 de Julho, por entender que seria uma “tentativa de minimizar” esse dia. Para Semedo, o importante é que todas as datas sejam comemoradas com dignidade”. (Liberal – 26.01.09).

É de se louvar esta iniciativa do MPD, esta proposta peca pelo atraso, 13 de Janeiro deveria ser desde do primeiro momento dia solene para república. Não vale a pena a tentativa dos partidos políticos usurparem das datas que pertencem aos cabo-verdianos. Parece que os nossos deputados e políticos têm visto o 5 de Julho como o dia do PAICV e 13 de Janeiro como o dia do MpD. É vergonhosa esta partidarização das datas que fazem parte da história do nosso país. Cabo Verde, tornou-se um país independente a 5 de Julho de 1975. Amílcar Cabral fundou o PAIGC que mais tarde passou a ser PAICV, já depois da morte de Cabral. Isso é a nossa história. Este momento da história tornou Cabo Verde como um país independente e soberano. Naquela altura todos os cabo-verdianos estavam em torno de dos ideais de Cabral, unidos pela nossa independência.

Depois da independência Cabo Verde foi governado durante 15 anos pelo PAICV. Durante 15 anos muita coisa mudou, o mundo mudou. Cabo Verde tinha necessariamente de virar uma página na sua história. Assim aconteceu e a 13 de Janeiro de 1991 realizaram-se as primeiras eleições livres, democráticas e multipartidárias. Cabo Verde tornou-se um Estado de Direito Democrático. Mas para chegarmos a este nível precisávamos primeiro ser independentes. Estas duas datas são dois ganhos dos cabo-verdianos. Não temos de discutir a importância dos partidos nestas duas datas. Apenas importa o a sua importância para cada cabo-verdiano.
Estas duas datas têm a mesma importância e ninguém tem do direito de minimizá-las. Por defendo que 13 de Janeiro também deverá ser dia solene para a república.

Sem comentários:

Enviar um comentário