terça-feira, 21 de julho de 2009

Ainda a propósito da vitória do Filú e dos perdedores …

Filú acaba de derrotar o Governo e os deputados do PAICV, prepara-se para entrar na corrida a liderança do PAICV. Nada mais justo depois de ganhar o líder parlamentar do PAICV e a equipa que o apoiava (onde de se pode incluir o José Maria Neves e o Governo do PAICV).

Filú, o homem derrotado por Ulisses, será o próximo candidato do PAICV nas eleições legislativas de 2011. Será o homem que vai enfrentar Veiga. Acredito que Filú tem a consciência de que, perderá esta disputa. Contudo, com a candidatura de JMN a Presidência da República não vejo outra alternativa no PAICV.

Com este novo cenário, David Hopffer Almada, Aristides Lima e Silvino da Luz ficam pelo caminho, têm de esperar por uma próxima oportunidade. Sempre defendi que JMN, ao não pronunciar sobre presidenciais, deu um sinal claro de que, avançará para as presidenciais. Hoje, ninguém tem mais dúvida sobre isso. Parece que a disputa poderá ser entre JMN e Jorge Carlos Fonseca.

58 comentários:

  1. a sua analise peca somente numa questao de luta pelo poder no paicv que nao compreende. nao equacionou o factor pedro pires. na verdade continua a guerra entre pires e neves. logo filu nao tem vontade propria. eh sim o enviado de pires para dar cabo de neves. assim como o aristides lima como candidato presidencial. conclusao neves nao será o candidato do paritdo nas presidenciais mas sim aristides e mesmo o proprio filu se houver muitos ccandidatos e se o neves avancar como independente apoiado pela faccao no partido que o apoia. na verdade neste momento o paicv está dividido entre a ala neves e a ala pires. quanto ao mpd, veiga deve ganhar as legislativas e depois ganhar as presidenciais, jorge fonseca nunca pois fará o mpd perder.

    Underdoglas

    ResponderEliminar
  2. Underdoglas é um conhecido intriguita que, em todos os sites, tem único objectivo de atacar o garnde mestre Jorge Carlos Fonseca. Deve ser um problema para um divã de psiquiatria. As vezes usa Underdoglas, mas muda de nome conforme os sites. Porém, todpo o mundo sabe que o MPD deve apoiar o melhor candidato, sem dúvida ZONA, porque tem a melhor preparação polítrica e técnica, porque é uma autoridade t´
    ecnica, política e no domínio da legalidade e da constituição. Também é a personalidade mais forte vem termos de conhecimento das relações internacionais e uma das mais prestigiadas figuras nacionais. Só um cego ou uma mente perversa não vê isso. Pelo que eu sei ele tem o apoio da esmagadora maioria dos deputados, dirigentes, activistas do MPD dentro e fora do país e é a personalidade que mais facilmente apanha votos em independentes e na diáspora. Vai ser o próximo PR de Cabo Verde, o que será uma honra e um luxo para o país. a dupla Veiga/Fonseca vai dar cartas.

    ResponderEliminar
  3. Underdoglas é um conhecido intriguista que, em todos os sites, tem o único objectivo de atacar o grande senhor Jorge Carlos Fonseca. Deve ser um problema para um divã de psiquiatria. As vezes usa Underdoglas, mas muda de nome conforme os sites. Porém, topo o mundo sabe que o MPD deve apoiar o melhor candidato, sem dúvida ZONA, porque tem a melhor preparação polítrica e técnica, porque é uma autoridade tecnica, política e no domínio da legalidade e da constituição. Também é a personalidade mais forte vem termos de conhecimento das relações internacionais e uma das mais prestigiadas figuras nacionais. Só um cego ou uma mente perversa não vê isso. Pelo que eu sei ele tem o apoio da esmagadora maioria dos deputados, dirigentes, activistas do MPD dentro e fora do país e é a personalidade que mais facilmente apanha votos em independentes e na diáspora. Ele é um fundador da democracia caboverdena, o maior intelectual vivo de Cabo Verde, segundo Onésimo Silveira, Arménio Vieira e muitos outros grandes intelectuais cv.
    Vai ser o próximo PR de Cabo Verde, o que será uma honra e um luxo para o país. A dupla Veiga/Fonseca vai dar cartas.

    ResponderEliminar
  4. Análise boa de Dono, mas ele muda muito e quer ser sempre um oráculo, deixa isso Dono.

    Quanto a nomes de potenciais candidatos presidenciais, acho que vão ser Aristides Lima ou José Maria Neves e Jorge Carlos Fonseca. Hoppfer é já carta fora do baralho. No PAICV ainda pode haver dúvidas com o factor Filú, no MPD acho que com Carlos Veiga seguro nas leguislativas, para presidenciais só pode haver um nome, José Carlos Fonseca. Tem tudo para dar certo, Under... quê? Tem inteligência, percurso próprio na política, cultura, preparação técnica, independencia de pensamento, estatura intelectual, o que seria mais preciso, man? Porra, o homem é demais e seria para Cabo Verde um ganho. Há milhares de caboverdeanos a espera de ver Fonseca no mais alto cargo. Pena eu teria se perdesse o meu grande Professor do Instituto no direito penal para o próximo ano.


    Aluno do 2.º ano de Direito do ISCJS

    ResponderEliminar
  5. Cabeça ma dja bai nada fazi

    ResponderEliminar
  6. jorge carlos teve 3 por cento nas ultimas eleicoes presidencias. repito tres por cento. eh um homem desses que continua a ser desconhecido no seio da populacao de cabo verde que querem que seja candidato do mpd? tomem juizo, pois o zona so eh conhecido por alguns intelectuais da capital. para aqueles que estao preocupados com a minha sanidade mental devo informar que sou PSIQUIATRA e outras coisas mais. sim repito SOU PSIQUIATRA e PSICANALISTA.

    Underdoglas

    ResponderEliminar
  7. Under doglas m conchel, el mesmu doenti. Jorge Carlos Fonseca sta bai concori num cuadru completamenti diferenti e 10 anus dispos. So um cabe-a doenti di um homi complexadu e ciumento sima ele ta fla disparatis sobri Zona. Zona e di personalidadis mas conhicidun di tudi Cau Verdi, underdoglas sta na lua o na psiquiatria e debeba tenta cura si cabe-a, sinom nu ta mandal pa Manel faustinu

    ResponderEliminar
  8. O senhor Under, que e um nome chato e revelador de coisas, nao e assim meu... por enquanto nao vou revelar o teu nome, vai tentar neste blog, em todos os blogs e sites conseguir o impossivel, evitar que o nosso grande Jorge Carlos F0nseca, que ele odeia obsessivamente e eu sei porque, seja o proximo Presidente de Cabo Verde. Ele uma vez num online disse que iria dar a vida se fosse necessario para combater o seu inimigo mortal, Zona, de ser candidato. Mas com estas tretas nao vai conseguir nadinha, meu Douglas. Zona mexe com o doente mental, confirmo isso tambem. mas eu respeito os doentes e por isso, vamos deixa lo em paz e fazer tudo para que Cabo Verde tenah em 2011 Veiga e Fonseca la no alto. Seria ouro sobre azul.
    Fonseca e o exponete de uma geraçao, alguem que tem um percurso especial e impar em Cabo Verde

    ResponderEliminar
  9. Porra, desculpem o palavrao, mas deixem zurrar os burrros, nu dixas pra la.

    Viva o MP, viva a democracia e vammos eleger Carlos Veiga como lider do MPD e depois Pm e logo a seguir o nosso Zoninha, menino bonito di Praia, nosso orgulho nacional e na strangeru.
    Deixem uivar os lobos, zurrar os burros, o certo vamos ter um numero 9 e um numero 10 show di bola. Hoje vi isso na Assembleia Nacional, o carinho e a simpatia como os deputados, os nossos dirifentes e militantes falavam com Veiga e com o Zona.

    Dono, deixa de coisas e apoia quem deves apoiar, estas muito esquisito, rapaz!!

    ResponderEliminar
  10. Nhas guentis, Joao Dono esta a adivinhar mesmo. Eu subscrevo Carlos Veiga PM e nas presidenciais Artsitides contra jorge Fonseca, ganha este por mais de dez por cento de vantagem. Fonseca com o apoio do MPD e com o que consegue junto da comunidade academica, universitaria, na emigraçao, na UCId, independentes e ate no PAICV limpa as presidenciais com mais facilidade do que qualquer outro candidato.

    Sou veiguista mas sou inteligente tambem e sei que os dois juntos fazem estragos no PAICV. Viva a dupla de oiro.

    Homi di psiquiatria pa bai tcupa limon

    ResponderEliminar
  11. Eu vou ser desalinhado com os que escreveram aqui. Nao estou de acordo com o que dizem sobre Jorge Carlos Fonseca, pois acho que ele nao deve ser candidato a nada em politica. Sabem porque? Eu que aprendi a conhece-lo e a admira-lo e hoje sou o principal fã dele digo o seguinte: o homem confirma o que um dia ARMENIO VIEIRA, ESSE MESMO, PREMIO CAMOES, disse num pequeno circulo onde me encontrava e claro estava ausente JCF: Zona é o unico genio de Cabo Verde. JOAO VARIO, outro grande dos nossso escreveu assim:" porque JCF escreveu pelo menos 4 poemas dos melhores que se escreveu na poesia de Cabo Verde". Tomem mais!! Eu sou um magistrado e sou muito considerado em CV, tenho pena de nÁO por aqui o meu nome com todas as letras. A obra juridica de Fonseca e a maior de Cabo Verde. Ha dias ele editou com seis professores portugueses, alguns deles Doutores, um livro e o trabalho dele crioulo e sem duvidas o melhor e mais profundo. Depois escreveu no livro sobre revisao constitucional e foi um hino a sabedoria e mestria. Para nao falar em cronicas, em que a beleza, a inteligencia e a cultura se juntam numa mistura inatigivel por outros. Pude ter acesso a um escrito dele que vai ser publicado agora em Portugal, um escrito sobre a teoria do erro em direito penal e vi que era de outro mundo, uma perola cientifica, vai dar brado quando sair. Nunca eu tinha lido texto teorico sobre a materia como aquele e nao exagero. Infelizmente nao posso dar o meu nome, mas ele se ler isto sabe quem sou e como o admiro, como aprendi, pois durante mutios anos achava que o que diziam dele era exagero, disparate e elogio facil.Nada disso, nada disso.

    Chega isto ou nao, para vos diozer que se pudesse e puder diria a Fonseca para nao aceitar ser candidato a nda na politica crioula, ele merece mais do que esta coisa podre, ele esta acima disso tudo e deve ficar acima sempre, para desespero de Under isto e aquilo e outra meia duzia de mediocres. Underdouglas e meu colega de formação e tem dado apenas asneiradas no que anda a escrever em onlines como Liberal, nem conseguiu aguentar o Dono.

    Portanto, eis o meu depoimento e se quiserem publiquem. JCF nada acrescenta se for PR de Cabo Verde, para que, se PP ja foi PR, se MMM ja foi PR...

    ResponderEliminar
  12. Não estou de acordo com tudo o que Dono escreveu, pois não dou tanta dimensão a vitória de Filú sobre Rui Semedo. Foi apenas uma clarificação de forças interna, dentro do PAICV.
    JMN continua a ser a figura mais forte e ele vai decidir se vai as legislativas ou presidenciais. Numa coisa está Dono certo que é David H. Almada não tem chances nenhumas, porque não tem apoios dentro do partido dele.
    Carlos Veiga tem boas chances de ganhar o MPD e as legislativas, mas tem de evitar os erros do passado e deixar de levar pelos amigos e por conselheiros de meia tigela. Ele ouve demais e isso pode ser-lhe fatal. Carlos Veiga tem de ter o partido coeso e não desperdiçar nenhum apoio e nenhum voto, senão não chega lá. Mas ele etem todas as chances como sempre, basta não atirar para o chão o que tem nas mãos. Sobre candidato a PR pelo MPD, acho que a pessoa mais bem posiucionada é eveidentemente Jorge cARLOS fONSECA, BASTA DEIXARMOS DE VER vEIGA COMO CANDIDATO PRESIDENCIAL, SURGE LOGO O NOME DE jORGE cARLOS.Por muitas razões, mas primeiro pelo seu prestígio interno e externo, pela sua competência e seriedade. Depois é importante o que ele pode ir buscar na camada de quadros e intelectuais e nos independentes e na diáspora. Nisso ele está muito bem colocado.
    O fantasma de 2001 não tem sentido, eram outros tempos e uma eleição em que os dois partidos dominantes, MPD e PAICV apreedentaram duas das ussa figuras mais emblemáticas, Carlos Veiga e Pedro Pires. Fonseca surgiu no meio e ficou entalado, ainda por cima havia David Almada e Onésimo Silveira. A campanha de Fonseca foi muito boa e pedagógica, mas ele deveria saber que não tinha chances naquele ambiente e naquela conjuntura. Agora é completamente diferente, ele seria o candidato apoiado pelo MPD, pela UCId e com suporte dos independentes. Seria uma força da democracia imensa atrás dele e Fonseca faria a sua parte que não é pequena de forma exemplar.Ganhar os indecisos, os independentes e os quadros e a diáspora.
    Ele terá o meu apoio se avançar, pois acredito que tem qualidades ímpares para ser um grande Presidente da República. O resto são cantigas, ciúmes e raivazinhas de medíocres, cobardes, complexados e incompetentes. Bem, o Underdoglas é além do mais um conhecido bairrista inimigo dos santiaguenses, como se vê pela sua escrita

    ResponderEliminar
  13. Conheço Underdoglas ele é um fanático bairrista anti-badios e sofre de esquizofrenia. Tem ódio por qualquer pessoa que tenha grande sucesso, sobretudo se for jurista. Ele é uma nulidacde técnica, mas com pretensão de bom. Deizxem-no sofrer com a possibilidade de o nosso querido ZONA chegar a Pr, o que seria uma festa e um orgulho para a nção inteira. ZONA anôs nu stã cu bô ti fim, ti vitória final. D~es bez câ ta scápa.

    Show di bola cima queloto flába

    ResponderEliminar
  14. Na minha modesta opinião, a vitória de felisberto Vieira vai trazer dificuldades a JMN e vai fazer com que este seja obrigado a negociar os dossiers amis importantes do PAICV. Por exemplo, vai obrigar JMN a enfrentar Veiga nas legislativas e a aceitar como candidato presidencial personalidade próxima da ala pirista. Aristides Lima é a pessoa mais adequada.
    Da parte do MPD tudo parece claro também. Jorge Santos vai negociar e aceitar a candidatura única de Carlos Veiga mas influenciar soluções como na composição dos órgãos nacionais. para candidato presidencial não se v~e que possa haver outra solução que não seja Jorge Carlos Fonseca. Sem dúvida é a melhor opção e a mais inteligente, sendo a opção que melhor se adequa ao figurino constitucional que temos neste momento. Mas ninguém pode ter dúvidas que sendo eleito ele irá ser de facto uma magistrado de influência e um moderador imparcial. Cabo Verde e a democracia só ganham com isso.
    O consenso parece claro neste aspecto, bastando falar com deputados nacionais, dirigentes, activistas e simples militantes

    ResponderEliminar
  15. Podem sonhar! E' o direito de todos! Mas a verdade é dura e crua: Zona pesa 3 por cento de votos e para la dos 4 gatos pingados alunos e alguns pseudo-intelectuais, ele é um ilustre desconhecido no seio da populaçao. Nao é porque o gajo escreve umas poesias e escreve livros de direito que ele tem de ser presidente da republica. Se Zona for candidato do MPD o PAICV continua com a presidencia da republica. Quem quer apostar? Quanto a ciumes é preciso nao me conhecer. Zona pode saber umas coisas mas a sua inteligência nao me ofusca. Eu tive uma carreira que ele nunca teve e nao terá porque ja tem idade para reforma..

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  16. Este tipo e mesmo louco, ciumento e bairrista perigoso, conheço o gajo como a palma de minhas maos. Ele e um profissional da intriga e da maledicencia. Nao liguem ao palerma que nada percebe de politica. Ele desconece sondagens recentes que mostram que, apesar de estar fora da politica partidaria activa ha mais de dez anos, cada oito caboverdeanos em dez o conhecem. Com o paoio de um grande partido e o que le faz fora do campo partidaruios, e o mais forte candidato do pais. So um ignorante, um cego ou doente menatl como Underdoglas nao ve isso.

    PORTANTO NADA A DISCUTIR ZONA VAI SER O PR DA CABO VERDE COM O VOTO CONTRA DE UNDERDOGLAS. E dispos?

    ResponderEliminar
  17. Oh Anonimo prova que eu sou "palerma" com actos cientificos e nao balelas! Onde estao as tuas famosas sondagens? Que institutos fizeram essas famigeradas sondagens? Factos e nao pomadinhas. Lanço-te uma vez mais a réplica: se o Zona for candidato do MPD, Cabo Verde está condenado a viver em regime de partido unico e totalitario do PAIGCV.
    Eh so palermas como tu quererem Anonimo! Quanto ao teu DEUS Zona, repito: ele nunca teve a carreira internacional que eu ja tive. Foi apenas um desconhecido professor da Universidade de Macau e sem doutoramento. O Zona, é inteligente mas repito, até hoje foi incapaz de fazer o seu doutoramento. Coisa que sei, pois sou honesto, que ele pode fazer a qualquer momento e com notas altissimas. Mas o facto é que 30 anos depois de ele ter iniciado o Mestrado, até o dia de hoje nao concluiu o Doutoramento! Isto é facto! o QUE O ANONIMO escreve pelo contraio é fantasia!

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  18. Eu acho que o aparecimento de pessoa como Underdôglas foi a mmelhor coisa que aconteceu neste blog e para a candidatura de JCF. tanta unanimidade até parece chato, é bom ter uma voz contrária mesmo que seja de um louco ou de um possuído pela inveja. O comentário dele está cheio de contradições, pois afinal ele reconhece que o «nosso« Zona, o nosso querido Zona é muito inteligente, se quiser faz doutoramentos com uma perna às costas e com notas altíssimas, mas diz que ele é ap+enas conhecido em Macau. Porra, Under, você é que é um ignorante porque não lê e por isso não vê que o «nosso» ZONA e a sua obra são citados em dezenas e dezenas de obras de grandes autores portugueses, mas também em espanha, na Argentina ou no Brasil. se quiser, olha, mostre-se com o seu nome verdadeiro, endereço verdadeiro e envio-lhe estas pérolas por email.

    Você sabia que ninguém em Cabo Verde, com doutoramento ou não, tem obra jurídica com a dimensão quantitativa e qualitativa do «nosso» querido Zona? Para sua dor, imensa dor, já que o conheço, poderia escrever VB ou Boucas ou os nomes que usa nos diversos sites e blogs, dou-lhe esta nformação. Estava a fazer mestrado em Lisboa e o meu Professor de Processo Penal dava-me dicas sobre obras de consulta sobre a matéria da prova e dos meios de prova. Sabe que, entre as obras indicadas, sugeri-me 4 trabalhos do «nosso» ZONA? Não caia para o lado, Under, aguente man, você nunca escreveu nadinh a não ser coisas de patetice em blogs e colunas chatissimas no Liberal e noutros sitios.

    Como disse, escreva mais para nos ajudar a fortalecer ainda amais a cnadidatura presidencial de ZONa que já é imparável. Sondagens? Leia o expresso das Ilhas de há mês e tal e topa que, apesar de ZONa estar fora da politica activa há mais oito anos pelo menos, tem uma popularidade superior a muitos ministros, superior a Júlio Correia, Inocêncio de Sousa e outros que estão todos os dias na televisão e na rádio. Popularidade derivada da sua competência técnica, da sua obra científica, da sua qualidade de cronista e defensor da democracia, das suas palestras e conferências, das suas aulas, das suas apresentações de livros, da revista Direito e justiça, etc.etc, etc, etc.
    Sei que cada vez que escrevemos estas coisas do ZONA o senhor vai á farmácia tomar medicamentos, mas paciência, o que vamos fazer se o nosso ZONa é, como disse o actual prémio CAMÔES, o único génio de Cabo Verde?! Toem muito limão, muta aspirina, mas apreça sempre, é bem-vindo para não dar a ideia de que a candidatura do «nosso» querido ZONA é de unnimidade, isso não queremos.

    Olhe e contrariamente a outro comentador eu, sendo democrata e respeitador das diferenças, não me preocupo com o facto das suas orientações sexuais, pois cada um sabe o que faz e o que dá aos outros, nem me chateio muito com o seu bairrismo doentio e ódio aos badios. Até me dá gozo a sua ciumeira contra o «nosso» futuro Presidente. quem sabe se ele, depois de eleito, não o convida para secretário para as questões regionais?!

    ResponderEliminar
  19. Rapidinho, meus amigos:
    - Pm é Veiguinha;

    PR é Zoninha;

    - Underdglas é curtidinho, deixem o gajo entrar e dizer suas balelinhas


    Marco Tavares - marcntonio@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  20. Pedi ao Anonimo factos e os institutos de sondagens e ele fala-me de um jornaleco onde escrevem pessoas com a quarta classe. Este anonimo diz-me que é mestre em direito, mas nem sabe conjugar os verbos fazendo confusao entre senhor e tu. Mas nao ha aqui alguém que ensine a esse mestre de direito que quando se trata Manel por senhor o verbo tem de estar na terceira pessoa do singular?. O anonimo trata-me por senhor e tu na mesma frase. Mas digam-me la como é que esse individuo conseguiu fazer um mestrado de direito? Em que universidade? Quem diz a esse semi-analfabeto que ciumeira e odio sao sentimentos que nao fazem parte da minha vida racional. Mas como é que posso ter ciumes de um velhote como Zona, ja sem tesao e que escreve uns livrinhos lidos e estudados em universidades de segunda categoria de países de quinta categoria? Mas posso ter ciumes tem alguém que nao ganha sequer MIL euros? Oh fedelho duma figa de mestre de direito (ainda vais dizer que tenho também ciumes de ti!) eu ganho mais que Zona, tenho mais livros que Zona e repito ja fiz uma carreira internacional que ninguem em Cabo vERDE FEZ! Percebes ou nao, oh brutinho! Para que fique claro duma vez por todas, estou-me nas tintas se Zona será ou nao Presidente em Cabo Verde. Nao vivo em Cabo Verde e estou-me rigorosamente nas tintas se a, b ou c é presidente ministro ou mestre de direito. Enfim, fica sabendo que o unico génio que Cabo Verde tem (digo tem porque a sua obra é eterna) é Joao Vario, que Zona, inteligente que é, sabe. Zona sabe que o unico génio que CVerde ja teve é Jao Vario. TUdo o resto nao passa de fingimentos. Arménio é mais um e ele também sabe que tudo ja foi escrito e que so podia fazer e mal comentarios de comentarios. Depois de Shakespeare, os gregos tragicos, Camoes, Pessoa e Vario, para quê escrever? Tudo ja foi dito...

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  21. O maluco revelou se inteiramente, com um conjunto de frases sem nexo, tontices sem fim e uma escrita de alguem que parece nem ter a quarta classe. Mas foi bom para os leitores medirem a cultura, a seriedade de uns e outros. vamos deixar o loco abandonado na sua loucura. O seu bairrismo doentioo mostra se, quando diz que Armenio Vieira e mais um.

    Bom, descoseu se, nao quer saber de Cabo Verde, porque entao ataca Zona e escreve num blog de Cabo Verde?


    Bem, viva a democracia, viva Cabo Verde viva a futura presidencia de Jorge Carlos Fonseca

    ResponderEliminar
  22. Nunca tinha lido um comentario de alguem com tanto odio e que nao o consegue disfaçar. Para Fonseca eh optimo que haja gente assim a vomitar dio contra ele mas que mesmo assim nao consegue evitar dizer que ele eh um garnde senhor, inteligente, culto, genial.

    ResponderEliminar
  23. Não estou de acordo com o post. O PAICV tem ainda todas as chances de ganhar as eleições. Até porque com o golpe de Carlos Veiga tudo se perdeu. CV já não representa nada de especail, perdeu 2 eleições presidenciais; perdeu em S. Vicente apoiando Gualberto contra Isaura; perdeu no Sla, indo contra Jorge Figueiredo, perdeu apoiando Milton Paiva na JPD. Ele só te perdido. Depois, CV é homem de amiguismos e faria um Governo medíocre.
    Portanto, para mim José Maria será o próximo PR. quanto a presidenciais, eu nnca apoiaria david porqiue ele não é seguro e é só fanfarronice. Aristides Lima é um homem séri e bem preparado e dará um bom Presidente. Comparado a ele só Jorge Carlos Fonseca, que conheço bem porque fui aluno dele na FDL e é um grande senhor e um jurista ímpar.Mas não sei se deveria apoiá-lo se o PAICV apoiar Aristides Lima, é complicado.
    Agora esse tal Underdoglas é um pateta alegre, eu conheço-o bem, ele é doente grave, não tem obra nenhuma como ele quer dizer, tem apenas a mania das grandezas mas é um recalcado e esquizofrénico. Passa a vida a saltitar de blog para blog a insultar as personalidades que le, no fundo, admira de forma doentia. Ele tem uma personalidade quando escreve no Liberal e noutros sites, mas sob anonimato tem loucuras como falar de tesão, ele que nem devia falar nisso, pois é... under, rabicha, claro que gostaria de ver ente com tesão para lhe ir ...
    Mas não quero ir por aí. Jorge Carlos Fonseca foi para nós que estudamos em Portugal um motivo de orgulho e auto-estima, porque era o única caso de jurista citado e eleogiado por professores e outros como magistrados. A obra jurídica dele é a maior de caboverdeanos, nem wladimir Brito se compara em qualidade sobretudo.

    António Marques

    Mas, na politica, acho que ele daria um optimo PR ,mas eu, sendo do glorioso PAICV estri ninclindo a votar em Aristids Lima.

    ResponderEliminar
  24. Vamos la dar uma maozinha ao Marques, porque eu estou de acordo com a sua analise, na parte onde ele tenta ser analista politico. E' claro que na parte onde tenta ser caracterologista, ciência que ele desconhece completamente eu nao posso concordar, tanto mais que ele é parcial e idiota naquilo que diz da minha pessoa.


    Ele e outros anonimos insistem em ver odio naquilo que escrevo, portanto nao ha nada a fazer. A verdade é que eles tem ciumes e rangores em relaçao à minha pessoa, porque ja mostrei aqui e noutros sites, que sou o melhor. E' basta eu chegar para atrair as moscas todas à minha volta.

    Devo dizer que estou desiludido com esses estudantes de Zona, que nao merecem ser alunos do mestre. Ja disse que Zona é inteligente e que em matéria de direito em CVerde, é a unica estrela. Logo nao percebo porque é que insistem em ver odio naquilo que critico nele, nao como jurista (apesar de nao ficar a babar perante o que ele escreve) mas como politico.

    Como politico Zona é um zero, e para ser mais rigoroso, ele apenas conseguiu 3 por cento nas unicas eleiçoes que ele participou. Zona nunca conseguiu ser eleito nem deputado municipal nem deputado nacional. Nunca foi eleito para nada em matéria politica. Como é que um homem desses pode ser apontado como putativo candidato do maior partido da oposiçao, que neste momento tem grandes chances de regressar ao poder?

    Repito: com essa mania de estudantes mediocres com um nivel intelectual e cultural muito mediocre, insistindo em apoiar ZOna, o MPD, pode ficar na oposiçao ainda por mais 20 anos.
    So Veiga, pode ganhar as duas proximas eleiçoes; mais ninguem no MPD. NINGUEM!!!

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  25. Meus amigos, eu estou farto deste Underdoglas e dos que falakm nele. Porra, deixem o doido á solta e mandem-no á outra parte! Chega!
    Só diz asneiras e mentiras.

    Por mim, vamos debater o que interessa, o melhor candidato presidencial que nós os democratas devemos apoiar é Jorge Carlos Fonseca e tchau.


    Badiu Pretu

    ResponderEliminar
  26. Mesmo aqueles que nao querem dialogar comigo, nao conseguem passar ao lado sem lançar-me uma olhada. E' assim: os melhores sao sempre odiados e nao ha nada a fazer. Respondendo agora a esse paquiderme que acha que eu odeio o Arménio, ele entao deve ficar a saber que a lista é mais longa.

    E' que acabo de ler o Courrier international, que ele pode ir ler no centro cultural francês se conhecer a lingua de Voltaire, ediçao de Agosto que faz um especial de escritores africanos, e claro como é evidente, na lista o nome de Arménio nao está; alias nao ha um unico lusofono; Os escritores africanos seleccionados sao todos francófonos e anglófonos.

    E' claro que ja escrevi a esse panfleto e apesar de nao achar nenhuma piada ao Arménio, mas precisamente para defendê-lo. Acho que essa palerma e outros do seu género deviam fazer a mesma coisa escrevendo ao Courrier, para reclamar como eu fiz; perguntando a esse jornal porque é que publicam somente africanos francofonos e anglofonos e nem um unico africano lusofono, precisamente numa altura em que Arménio acaba de ganhar o prémio Camoes.

    O problema é que o jornal nao publicou nada da lusofonia e tao pouco do Arménio, porque é so em CVerde e Portugal que se fala em Arménio e o seu prémio. No mundo desenvolvido francofono e anglofono, ninguem conhece Arménio. Isto para verem que Cabo Verde nao interessa ao mundo. E' so garganta de crioulos semi-analfabetos como esses leitores que aqui vêm é que defendem os Arménios e Zonas, que sao conhecidos apenas na rua onde moram.

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  27. Para mim está divertido este post e o idiota do Underdoglas. É giro ouvi-lo zurrar, pois o tipo é mesmo brro com ares de culto; é um género batido, gente apagada e complexada que procura afirmação tentado colar-se a figuras ímpares e de prestígio, de qualqer forma, ou elogiando ou atacando barbaramente. Underdoglas ´´e um licenciado medíocre, que passa a vida num bar lisboeta nos copos e a escrever em blogs e sites, sempre a insultar e atacar pessoas que ele admira profundamente, tão profundamente que acaba por gerar ódio e uma inveja doentios. Ele caiu que nem um patinho com o nome do Arménio Vieira, já o fazia em todo o lado contra JCFonseca.

    Ora bem, deixem-no pois ele é bom animador, contraria-se sistematicamente, tanto diz que JCF é um intelectual brilhantísimo - já li coisas dele a dizer que Zona é o maior intelectual caboverdeano e uma superinteligência, como diz que é zero na política...
    O ignorante nem imagina o que se passa hoje em Cabo Verde; JCF de hoje é a maior reserva política do país, e, por isso, um trunfo excelente do ponto de vista eleitoral. Em 2001, fez uma experiência contra dois colossos eleitorais, apoiados por dois grandes partidos. Teve apenas cerca de 5 mil votos. Hoje, sendo apoiado pelo MPD fará mais votos do que faria Carlos Veiga, pois pode fazer o ppleno do MPD sem dúvidas a que acrescentará votos dos independentes, dos universitários e da emigração. Conseguirá, mais do que CV, votos no Fogo e nos EUA. Vai ser um caso de sucesso eleitoral e político único em Cabo Verde, fazendo justiça histórica, já que ele é, não o sabe Under... ou sabendo-o, finge que não sabe, o principla fautor da democracia em Cabo Verde o maior combatente pela liberdade em Cabo Verde. Pergunte-se a quem conhece a história da luta contra o totalitarismo caboverdeano e fica-se a saber. Zona criou a Liga Cv dos Direitos Humanos, os Circulos Crioulos para a Democracia e é precursor do MPD. O seu perfil é ajustadíssmo a PR e vai sê-lo. Vai limpar Aristides Lima ou JMN nas presidenciais.

    Por cá na Europa, todo o MPD está com ele; em Cabo Verde, tirando Humberto cardoso ou Pascola, que não contam eleitoralmente e politicamente, todos estão com ele. Vai crescer a onde e vamos divertir-nos com Under, VB e outros nomes do mesmo louco inimigo do nosso génio. Viva Under, viva a oposiçãozinha, JCF nosso Presidente.


    Matias Sousa

    Amadora

    ResponderEliminar
  28. Filú vai ser candidato a PM contra Carlos Veiga; Aristides Lima contra J.Fonseca. Resultados previsíveis: Veiga PM e Fonseca PR. Alguém tem dúvidas?
    Eu não tenho.

    Jandira Brazão de Barros

    ResponderEliminar
  29. Ó Matias tu tens direito de discordar com o que eu escrevo; mas nao posso deixar que ponhas na minha boca o que eu nunca disse nem escrevi; Tu és mentiroso quando escreves isso:

    "dizer que Zona é o maior intelectual caboverdeano e uma superinteligência, como diz que é zero na política"...

    Nunca disse que Zona é o maior intelectual caboverdiano, pois eu estaria desrespeitar-me. Sempre disse que o maior intelectual, o maior pensador, o unico génio que cverde ja teve, é Joao Vario. Isso é que eu escrevi, e o proprio Zona, considera também Vario o maior pensador caboverdiano.

    Em segundo lugar, mesmo que eu tivesse escrito a frase, nao vejo que haja contradiçao entre dizer que alguém é o maior intelectual e ao mesmo tempo ser um zero na politica.

    Estou a ver que o Matias é um grande palerma, e um analfabeto. Os maiores intelectuais universais sempre foram zero em politica. Nao é porque alguém é um bom intelectual que tem de ser um ás da politica.

    E no caso de Zona sao os factos historicos que falam; Ele nunca foi eleito para nada em politica e quando resolveu concorrer em eleiçoes presidenciais ele teve apenas 3 por cento dos votos. Isto é um facto historico. E ninguem pode desmentir-me.

    Quanto aos teus delirios de copos e licenciatura em lisboa, podes delirar, mas aconselho-te a ir ver um psiquiatra, e falo como psiquiatra e psicanalista. Tu e teus comparsas podem continuar a delirar que Zona vai ser presidente. Para ja eu pessoalmente nao acredito que o proprio Zona queira ser Presidente. Eu acho que ele nao vai aceitar se o MPD insistir em convidar-lhe. Ele, que sabe nao ter estofo e coragem politicos nao aceitará. Mas se aceitar, seraà uma vez mais derrotado e desta vez humilhado até à cova.

    Para ja vai haver varios candidatos às presidenciais e nao apenas os nomes que vocês estao a avançar. Desta vez quase toda essa gente com mais de 60 anos, sabendo que é a ultima oportunidade que têm, vao todos candidatar-se. Vai ser um autêntico carnaval. Mas estou ca com um feeling que me diz, que serà um carnaval sem Zona, que começou a tomar gosto à presidencia do seu Instituto. E' a unica coisa que ele sabe fazer: direito. E repito para que esse energumeno do Matias nao pense que eu nao reconheço Zona como tal: ele é o melhor em CV. Mas em CV. Logo nada de especial; e REPITO/ ELE NAO TEM DOUTORAMENTO. Talvez desta vez se decida a fazer a merda do doutoramento, para o bem de pessoas como tu matias que gostam de ver Deuses em todas as esquinas. Eu nao: Zona para mim é apenas um homem que tem grandes capacidades em direito, mas que é um zero em politica e em muitas outras coisas...

    Enfim, matias, esquece que eu nao vivo em Lisboa. Estive por acaso la a semana passada.

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  30. Deixemo-nos de coisas sem interesse, como dar corda ao tal under qualquer coisa, e cuidemos do importante que é ver que melhores personalidades servem os interesses do nosso país. Não devemos ir na conversa de idiotas e tarados sexuais ou pseudo-intelectuais que nunca escreveram uma linha.
    Vamos ao que interessa, Dono. Para mim, a disputa eleitoral entre o MPd e o PAICv nas legislativas vai ser muito renhida e portanto se o MPD quiser ganhar tem de se mobilizar todo á volta do seu candidato a PM. Pelo que vejo, deve ser Carlos Veiga, mas ele para ganhar tem de estar atento aos intriguistas do costume, às vaidades de alguns e tem de ser inteligente naws escolhas e nas apostas.
    No momento actual, a aposta num candidato presidencial forte e credível ajudará na estratégia comum para a vitória. No campo democrático, a melhor solução é sem dúvidas o jurisconsulto e politico José Carlos da Fonseca por muitas razões. A principal tem a ver com o seu prestígio junto dos quadros, dos intelectuais e na emigração. Com o paoio do MP ele somará votos sobre votos e ganhará seguramente a qualquer candidato do PAICV, mesmo se for Neves. Estou de acordo com um senhor que aqui escreveu e disse que Fonseca até será mais rentável em termos de votos que Carlos Veiga, porque ele pode buscar votos no próprio PAi mas sobretudo nos indecisos e independentes e na UCID. Hoje Fonseca é de longe mais conhecido e apreciado, como homem de cultura, de inteligência e de sabedorai técnica do que em 2000. Depois, naquele tempo concorreu contra todos os partidos, o que, à partida, inviabilizaria qualquer hipótese de sucesso. Foi uma candidatura pedagógica e independente que foi aniqulidada pela realidade partidária. Deza nos depois, tem mmais experiência, mais prestígio, mais autoridade técnica e científica e mais popularidade. Eu também li uma sondagem em que le tinha mais de setenta por cento; ora be, se sem estar na política e sem ser conhecido como candidato presidencial tem aquela notoriedade, isso é estupendo, é fenomenal mesmo.Com duas ou três semanas de campnha maciça com o apoio da máquina do MPD, será um furor em termos e popularidade. O resto ele faz mais do que ninguém, ideias, palavra, discurso, argumentação política e constitucio0nal.

    Não tenhamos, pois, dúvidas, em sufragar a sua candidatura presidencial e teremos o melhor PR de Cabo Verde desde a democracia. Será o primeiro teste a sério do nosso regime político a funcionar em pleno. depois com Vega na governação, teremos uma dupla a puxar um pelo outro e a brilhar dentro e fora de Cabo Verde.
    Mas deixemos de lado as coisas menos importantes e não demos corda a velhacos e doentes mentais ou tarados que andam por aí a tentar alguma confusão.

    Funcionário público aposentado, natural de Santo Antão, Ribeira Grande, emigrante em Portugal

    Marino Aníbal Lopes Cardoso

    ResponderEliminar
  31. Meus votos de boa saúde, João Dono.
    Olha para mim o PM vai ser Carlos Veiga e Pr vai ser Jorge Fobnseca. Quem quer apostar comigo?

    João Domingos

    ResponderEliminar
  32. Isto está animado, Dono, e nunca imaginaste que por causa do Zona tinhas tantos freqgueeses no blog. Vou meter a minha foice também para dizer que a minha José Maria Neves como PM e Zona como PR, será melhor qu8e dupla com Carlos Veiga que está muito desgas


    tado e vai sofrer eleitoralemnte com esta maneira como quis empurrar Jorge Santos. O Filu vai chatear mas ca ta bai ninhum cáu.


    Tambarina Mór

    ResponderEliminar
  33. Uma coisa é sabida e certa, só uma personalidade forte e influente gera ódio e inveja. Alguma vez se ouviu falar em ódio ou inveja de Aristides Lima, Ondina Ferreira ou david Hofer? Ninguém e nunca. è bom que Fonseca tenha antipatias e gere inimigos de estimação, é prova de que incomoda, é forte, relevante e tem capacidade de influenciar.


    Bem boa assim a reacção de Under e venham mais porque só um é pouco de oposição.

    Ca tem tádju, JCF vai ser o nosso PR e vai dar show di bola


    Rui Alberto Gomes

    ResponderEliminar
  34. Nao é por causa do Zona que isto está animado. E' sim a minha presença que vos poe todos loucos. E' basta eu chegar para eu monopolizar tudo à minha volta, porque eu tenha capacidade. Sei lei discursos porque sei o que é o poder da argumentaçao. Sou um aluno de Wolff! Nao ha quem possa comigo aqui porque estou preparado intelectualmente. Convido esses aprendizes de debate a aprenderem a interpretaçao de textos com o capitulo VII do tratado politico-teologico de Espinoza, a primeira hermêutica teologico-politica da Biblia. O problema é que sei que ninguém aqui está à altura de perceber o que ele escreveu. Zona tem de vir participar porque ele é o unico a poder defender a sua propria cabeça. Eu sei que ele tem as ferramentas para interpretar Espinoza, Wolff, Dilthey e muitos outros. Os advogados que ele sao pelo contrario muito fraquinhos. Nao têm cultura livresca porque em CVERDE nao ha livros. Nao ha uma cultura de leitura filosofica, religiosa, historica e juridica. O pessoal que aqui vem apenas conhece sebentas de curso e alguns manuais. Mesmo os manuais que Zona escreveu nao sao lidos por esses semi-analfabetos. Zona, tem o lugar, no Instituto que fundou. Tem de fazer o seu doutoramento para ocupar de jure o seu lugar de autoridade cimeira em mateéria de Direito. Mas é tudo! Politica é outra coisa e ele pesa apenas 3 por cento dos votos. E nao tem de ser necessariamente presidente da republica. Ele ja é presidente, mas de um instituto. Eu estaria de acordo que poderia mesmo ser outras coisas, como presidente de um tribunal supremo, de um tribunal constitucional de uma equipa de balizinha, mas chefe de estado ele nunca será!..Até porque nao quer!.

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  35. Pior coisa que há é um falso intelectual panilas.ou um panilas armado em intelectual. ele até aflou em tesão, porra o gajo é mesmo avassalado e descarado.
    Ele aqui faz de vez de um bobo da corte, não é Dono?

    a sério, acho que nada é líqudo ainda, nem carlos Veiga, nem Zona, tudo depende da inteligência das politicas do MPD e da capacidade de reacção do PAICV e de JMN. Se este conseguir eliminar as resist~encias internas e ludibriara o MPD, até pode conseguir um novo mandato. Filú não é oposição relevante, não é.

    JMN vai decidir se é candidato a PM ou PR e não sei se é mais fácil ou menos digfícil ganhar a outro candidato que não seja Veiga. este está fragilizado. Jorge Fonseca parece ser a personalidade com mais hipótese de fazer mobilizar o eleitorado democrático, desde que o MPD tenha a lucidez de o apoiar e o levar a dirigir a PR e o sistema. Underdoglas é ignorante no que diz e limita-se a papaguear resultados eleitorais de há dez ou vinte anos, sem os contextualizar. ele no fundo quer alguém sampadjudo á força, mesmo que seja um trolha ou uma trolha. Não avmso emcantigas, o melhor candidato que temos é JCF e ele vai tornar a Pr uma coisa bem interessante e propoulsora da democracia. claro que ele suscira algumas invejas e algusn ciúmes políticos. Mas isso é natural e bom para o combtae que temos pela frente.

    ResponderEliminar
  36. Oh Anonimo, o Zona é sampadjudo, rapaz! Estao a ver que nem conhecem o homem. Armam-se em advogado deles mas na verdade nao o conhecem. O unico que o conhece sou eu. Zona é sampadjudo nascido em Soncente filho de pais da Brava. Portanto, deixa de pensar que ele é badiu e mesmo que fosse eu ja ultrapassei essas merdices. Saibam defender o gajo como deve ser que ele até que merece. Mas nao para presidente da republica. Ele pesa 3 por cento e a prova é que ele nao é conhecido em CV é que mesmo vocês que dizem conhecê-lo nao sabem que ele é sampadjudo. Quanto a esses parolos que o dao 70 por cento numa sondagem eu quero que publiquem aqui a fonte, o instituto que fez a sondagem. Tudo nao passa de mentira.

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  37. Viva a democracia que até permite a livre expressão de baboseiras e banalidades, como este Doglas doido varriso e mentiroso.
    Vamos gozar antecipadamente as vitórias dos democratas Veiga e Fonseca.
    O resto são tergiversações inúteis. Os democratas têm de se unir para a vitória dupla em 2011. Veiga e Zona estão no terrenos e os apoios são muito fortes. Vamos ter dupla de luxo como já se disse aqui várias vezes. Isso de badiu e sampadjudo é patetices reaccionarices. Veiga e Fonseca são figuras nacionais, ninguém se preocupa se nasceram na Brava, em Órgãos ou em Madeiralzinho. São dosi pesos pesados e duas das maiores referências da democracia em Cabo Verde. O seu perfil e o seu percurso são conhecidos de todos os caboverdeanos, menos talvez os incautos e os doentes invejosos. Mas é óptimo que não hja unanimidade, esta seria mau sinal. Viva, pois, os underdoglas e outros nomes da mesmíssima criatura leviana, insolente e idiota

    Severino A. PPontes

    ResponderEliminar
  38. Nha Prisidenti e Zonão, o grande mestre do direito, o politico com mais percurso em Cabo Verde, a superinteligência que gera uns ódios parvos, o maior intelectual vivo de CV, a quem, Underdoglas, João Vário, endereçou os maiores elogios como poeta. Se quiser e se desconhecer isso, cito-lhe a fonte. Quer? É só dizer, OK?
    ZONA já tem apoio quase a noventa e cinco por cento no MPD; no PAI apanaha pelo menos 10 por cento, na socieadade civil, limpa tudo, é ou não é assim?

    Norberto Silva

    Economista

    ResponderEliminar
  39. Oh Norberto tu que és economista e que deve perceber de numeros, coloca aqui as tais sondagens que alguns dizem dar 70 por cento de popularidade ao Zona.

    E' que eu acredito so em fontes escritas e críveis e nao em mentirosos que tentam sempre transferir as suas mentiras para aqueles que se primam pelos factos. Nao, senhor economista nao preciso das citaçoes de Joao Vario sobre o Zona. Sou o melhor conhecedor da obra e da escrita de Vario em CVerde; logo sei o que ele escreveu sobre o Zona, escritor, poeta e nao como politico. Zona, é jurista e um poeta na politica.

    Mas na verdade nunca foi politico e nao percebe patavina de politica. Razao pela qual nunca conseguiu ser eleito pelo povo. Ele nao conseguiu namorar o seu proprio povo da Brava, que nunca o elegeu, precisamente porque ele sabe escrever livros dificeis de direito criminal, mas nao sabe falar para as massas. Zona, é um homem de livros, um homem de pensamento e nao de conversa com o povo.


    Ele que seja presidente da Academia de Letras em CVerde, jurista estudioso de direito, apesar de ja nao haver nada de original em matéria de juridicas. Mas politica nao é para ele. E so os teimosos, que falam de cor continuarao a pensar que ele pode ser presidente. Mas, ja pensaram em perguntar se o ZOna está interessado? Perguntem ao homem e hao-de ver a resposta que ele vos dará!.Enfim ja viram que desde que cheguei aqui so falam em mim? Incapazes de rebaterem as minhas ideias limitam-se a dizer baboseiras.

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  40. também escolho o Dr. Jorge pelas suas qualidades humanas e politicas, para além da sua credibilidade técnica. Vai ser um grande Presidente sem dúvidas. Juntemo-nos para que ele aceite ser candidato apoiado pela democracia.


    Marta Neves

    ResponderEliminar
  41. O p... parece uma cassete, repete, repete, repete asneiras como se repetindo a asneira se transformasse em sabedoria. Está fora de todos os contextos da política nacional. Fonseca hoje tem uma notoriedade e popularidade apenas suplantada pelo Veiga e é porque este não tem largado a politica. Estando apenas com os livros, a revista e a academia ZONa, segundo sondagem recente publicada no Expresso das Ilhas é conhecido por quase 75 por centos dos acabverdeanos e nas cidades quase por noventa e tal por cento. Qualquer atrasado mental percebe que somando isso a acção politica, ele explodae acima dos sei lá. É um candidato destinado a vencer, contra os p.... e os que gostam de dar o seu c... Pudera, o Zona gosra é de mulheres, pelo que julgo saber.

    Nataniel Santos

    ResponderEliminar
  42. Filu esta condenado a travessia d0o deserto. ganhar uma leiçaozinha local não significa nada, sendo ainda certo que houve mais de 60 por cento de abstenções. JMN ainda manda e comanda e será candidato ao que quiser. Para mim ele deve ser ainda o PM em 2011. quanto a PR, sou PAI e portanto votarei no candidato apoiado pelo meu partido.Mas não escondo que simpatizo muito com a figura excelsa de Jorge Carlos Fonseca. Ele tem todos os atributois para ser PR, mas fala mais alto o meu partido. Paciência!

    ResponderEliminar
  43. também escolho o Dr. Jorge pelas suas qualidades humanas e politicas, para além da sua credibilidade técnica. Vai ser um grande Presidente sem dúvidas. Juntemo-nos para que ele aceite ser candidato apoiado pela democracia.


    Marta Neves

    ResponderEliminar
  44. Entre Filu e Jo´se Maria prefiro o JMN. Entre JMN e Carlos Veiga, prefiro CVeiga. Entre Aristides Lima e David H.Almada prefiro Aristides Lima. Entre Jorge Carlos Fonseca e Isaura prefiro Fonseca. Entre Aristides Lima e Jorge Carlos prefiro Jorge Carlos.
    Resumindo, para mim a dupla vai ser Carlos Veiga e Fonseca, diferentes entre si e por isso em cargos diferentes, Veiga mais de dossiers, Fonseca mais cerebral e moderador. Veiga é Ronaldinho Gaucho, DFonseca é Zidane.


    bADIU bRANCU

    ResponderEliminar
  45. Oh Nataniel dobra a lingua porque eu também sei chamar nomes a invertidos sexuais como tu! Isto aqui é uma espaço de debate e nao uma casa de panascos. Aqui fala-se de Schleiermacher, de hermenêutica juridica, de compreensao e interpretaçao de textos, como ensinou Herder, Kant e Espinoza e nao de deboches de insanos mentais. Podem pois ladrar, fazer pino e tirar cambalhotas que a historia é implacavel. Zona perdeu o seu tempo historico para ser presidente. Podem inventar sondagens de jornalecos sem autoridade cientifica que nao mudaram o curso da historia. Existem institutos de sondagem criados por lei e so eles têm autoridade na matéria. Mentir toda a gente sabe bem ou mal, mas conhecer poucos sabem. Sempre foi assim sempre assim será! Eu mando aqui porque tenho mais saber, tenho mais conhecimento e pratico a seriedade e a honestidade intelectual.

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  46. não devia ser permitido a cesso a gente como esteUnder não sei que diga, que não tem maneiras, insulta por insultar, usa palavrões e tudo indica ser um tolobasco armado em intelectual. ele que diga o que escreveu, onde.~~Eu estou farto das coisas parvas dele. Gostaria de dar opinião séria e não estar aqui a chataear-me com palermas e tolos. Eu mando, eu isto, eu aquilo, eu sou o maior, não há pachorra apara aturar gente assim.

    Mantenahas aos democratas e saúde ao Carlos Veiga e Jorge Fonseca

    ResponderEliminar
  47. Quem insulta, oh Anonimo? Vê la o que escreveste a meu respeito. Eu limito-me apenas a retribuir os mimos; é por isso mesmo que te devolvo os teus insultos de "tolobasco, palerma e parvo". Tu é que escreveste estes palavroes. O que eu escrevi antes era para devolver mimos que o outro pateta tinha escrito a respeito da minha pessoa. Nao sejas mentiroso. Vocês nao podem comigo porque descubro-vos a careca da ignorância. Nao vejo nada de conhecimento naquilo que escrevem. Nada!

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  48. Eu gostaria de dar a minha opinião como pessoa que vive em Cabo Verde e acompanha a vida politica. O regresso de Carlos Veiga levantou muitas dúvidas sobre a seriedade dele reentrar,Para quê, se Jorge Santso Santos estava a fazer uma bela caminhada? Assim, a vitória do MPD nas legislativas fica difícil, mais difícil do que nunca e o PAICV pode fazer mais um mandato. Carlos Veiga é responsável pelas rupturas havidas no passado e não vai unir nada nem ninguém, porque vai querer impor os seus amigos e meninos de mão e paus mandados.
    Por isso ainda mais aprecio a postura de um grande senhor de que se fala aqui, de nome Jorge Carlos Fonseca, rapazinho de Pria conhecido por Zona e que hoje é a figura da intelectualidade, das leis e da politica com mais prestigio em Cabo Verde. Eu também confirmo o que um comentador escreveu porque li que ele hoje, sem estra na poltica activa é de uma popularidade grande, pouco normal em intelectuais. Em cada dez crioulos 7 a oito conhecem-no o que é notável no seu caso. ele tem mais notoriedade que a maioria dos ministros e politicos, então se entra numa campnah eleitoral, com a TV as radios e os jornais atras dele, o homem limpa tudo.
    O risco que o MPd está a criar é o homem chatear-se e deixar o MPD arranjar um pau mandado para candidato a PR assim perdem tudo, legislativas e presidenciais. estão a ver Rui Figueiredo ou Canuto ou outro total desconhecido sem percurso na politica, sem autoridade técnica, sem qualquer trunfo ser candidato a PR? Em vez de somar, diminui e vai tudo para a ribanceira abaixo. O MPD tem de tomar juizo, agarrar a oportunidade de ouro que tem entre mãos que é o nosso querido ZONão e fazer dele o candidato que vai revolucionar a Presidência da República.
    Vamos ser inteligentes e escolher o que é claro para todos a a não ser +ara os adversários do MPD e os idiotas profissionais como um que ansa a ladrar por aqui, com base em patetices, mentiras, falsidades e preconceitos e inveja.

    Daniel Barros

    ResponderEliminar
  49. O cao Daniel ladrou! Todos têm direito de ser patetas, mentirosos e falsos como Daniel. Mas curioso é que ele mesmo que escreve ZoNão! Freud pregou-lhe uma grande partida. Ele acabou por escrever num acto falhado (isto é psicanálise, menino!) ZoNao! Quer dizer Zona Nao! Mas ele tem razao numa coisa: Nao também ao Rui e ao Canuto que nao têm perfil para presidente da republica. Mas francamente nao percebo porque é que querem ver forçosamente o Zona na presidência da republica, quando o homem é um intelectual, um cientista de direito. Francamente, Zona deve estar a rir-se que nem um perdido com esses seus advogados duma nulidade terrivel ao nivel intelectual.

    Cheios de certezas mas desconhecendo o método cartesiano que nos ensinou que para se chegar a alguma certeza ha que primeiro e sobretudo cultivar a dúvida. Mas uma liçao da coisa espiritual, o Geisteswissenschaft de que nos fala tanto o Dilthey e a sua Wahreit und Methode. Eu sei que o Zona conhece e como no original, mas dizer dos seus pupilos duvido muito. Ai! que duvido!

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  50. Este senhor Underdoglas que desconfio ser quem é tem alguma razão, quando diz que Jorge Carlos pode estar a rir-se , pois é um conservadore. A minha dúvida é que ele não liga a blogs e internet. Só muito dificilmente aceitaria um desafio politico agora que está envolvido e de que maneira noutras coisas mais interessantes. Só se houver uma forte vaga de fundo no MPD e na sociedade caboverdeana em favor da candidatura. A família também tem muitas reservas numa aventura presidencial. Agora estou em desacordo com o comentador sobre as possibilidades que ele teria. O contexto em 2011 é completamente diferente de 2001, agora ele seria candidato apoidao por um dos grandes partidos e não um solitário independente qe ainda assim conseguiu arrastar cinco mil eleitores que não votaram nos «monstros» Pedro Pires e Carlos Veiga, nem em Hopffer Almada, que teve menos votos do que ele. carlos Veiga de hoje vale muito menos do que em 2001, pEdro Pires vai para a reforma, o PAICV não tem nenhuma figura carismática e Fonseca consolidou imensamente o seu prestígio como intelectual, académico e pensador. As suas crónicas são lidas religiosamente por todos os politicos e aprendizes de política de Cabo Verde. O ensino universitário em Cabo Verde alargou o mercado de eleitores pensantes; a sua fama de pedagogo, escritor e sobretudo de defensor da democracia e da constituição leva muita gente jovem, estudantes, professores do ensino secundário e superior a apoiá.lo. As suas guerras contra Veiga e o MPd são passado e ele foi o Presidente da CP da campanha de Veiga em 2001. Çogo ele tem hoje uma vasta gama de apoios e simpatia no MPD em todos os concelhos do país. é a personalidade que ganharia qualquer primáruia no MPD, até porque este não tem alternativas credíveis. Quem? Só se fosse Tomás Veiga, mas por motivos óvios este não pode avançar. Eurico Monteiro tem imensa simpatia no MPD mas não tem perfil para PR. O resto só pode ser brincadeira. Isaura Gomes? Já imaginaram Isaura num debtae telivisivo com Aristides Lima a ser trucidada em questões de constituição, legalidade, estado de direito, etc, etc, etc? Ondia, Figueiredo só pode ser chuchadeira de Ney Santos ou balão de ensaio de desespero do grupinho de H.Cardoso e José Filomeno e Pascoal, que não têm qualquer credibilidade e não atraem nem meia dúzia de votos.

    Tudo se encaminha pois para o MPD convidar Fonseca. O problema é ese este está interessado em meter-se nisto ou se prefere ficar onde está a escrever livros, a editar revistas, a dar aulas e a brilhar como intelectual, deixando uma marca singular para o futuro.

    Sou admirador e amigo de Fonseca, tenho falado com ele, mas não vi nenhum entusiasmo pela candidatura. Os seus brilahm, sim, quando saiu o novo livro sobre processo penal de Cabo Verde, o numero especial da revista sobre revisão constitucional e um trabalho que enviou para um livro a ser editado já pela Copimbra Edoitora sobre a teoria do dolo e do erro em direito penal.
    Quanto a nderdoglas, acho que se deve respeitar toda a gente, eu acho que o conheço e ele adora a provocação, levantar debates, lançar a confusão de ideias para se divertir. Não é doente mental como dizem, é apenas diferente, provocador, brincalhão e um pouco ciumento, isso sim. ele tem uma admiração incrível por Fonseca e a maneira que ele vê de o confrontar e atacar é dizer coisas extravagantes, exagerar, mas está no seu direito de escrever como lhe apetecer.

    Fausto

    ResponderEliminar
  51. Ora aí está alguém que juz ao seu nome:FAUSTO! Que fina analise! E se digo eu nao é porque ele me deu razao em toda a linha. E' porque de facto ele fez uma analise racional e mais ou menos objectivo apesar de uma aberta admiraçao por Zona o que é o seu direito.

    Pois e Fausto, você está de parabéns e com um nome desses nao acredito que nao tenha lido Fausto. Se nao leu o célebre Goethe, entao despache-se e ja agora no original como eu e o Zona o fizemos. Nós, os dois, lemos sempre no original. La estás tu a pensar que admiro o gajo e que tenho ciumes dele!

    Nada mais falso, rapaz. Nao admiro ZOna, porque sou racional e os homens racionais so admitiram aqueles que lhes dizem alguma coisa. Olha que estou a ser honesto. Nao admiro Zona como homem, porque ele nao é da minha familia e nao somos amigos. Logo tudo dito; Nao o admiro, como intelectual e pensador,porque como ja disse, o unico crioulo que admiro a esse nivel é Joao Vario. Porque Vario era um génio e porque eral crioulo e porque o conheci pessoalmente e falei com ele varias horas e sucessivos momentos e lugares. E porque conheço a sua obra literaria e cientifica.

    Quanto a ciúmes que teria do ZOna, é outro disparate Fausto. E' nao me conhecer. Nao tenho esses sentimos. Hoje nao os tenho nem pelas mulheres quanto mais agora por um homem. Dirias que esse ciumes seria ao nivel intelectual. Também nao, porque acho, e isso acredites ou nao, dizia acho que sei mais coisas do que Zona.

    Sim, sim, tenho mais experiência da vida do que ele e vivo em varias linguas e varias terras que ele nao teve a oportunidade de experimentar. Viver em mundos diferentes e em varias linguas é muito complicadissimo para um intelectual que foi educado de raiz ao mais alto nivel so numa lingua. E' o caso de Zona, que domina como mestre a lingua portuguesa. Mas depois as outras linguas que ele sabe, como francês,inglês e alemao nao tingiram o patamar que o seu portugues atingiu. O nivel que ele tem dessas linguas é suficiente ou entao pelo menos nao chega ao meu nivel.

    Quanto ao saber cientifico que ele tem de Direito, é um facto indesmentivel, mas so lhe serve para esferas cientificas. Eui nao tenho esse nivel, mas o nivel médio que tenho do direito, da para perceber a sua obra e ter um debate à altura com ele. E isso porque tenho outras ferramentas que me ajudam. Ferramentas que ele nao tem por exemplo. Em matéria filosofica, por exemplo, sou mais forte do Zona e como venho dizendo direito sem filosofia ou com conhecimentos fracos da filosofia, o que é o caso de Zona, nao é nada. Em contrpartida alguem que domine a filosofian e tenha alguma cultura geral juridica é insuperavel.

    Conclusao: Enganas-te neste ponto. Nao sou poeta como Zona, mas quem tem Vario, leu os tragicos gregos, Goethe, Pessoa, Shakespeare, para quê precisar de Zona e Arménio. A proposito sobre Arménio nao sei qual é a formaçao que ele tem; acho que ele exagera muito nos nomes que ele cita nos seus livros.

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  52. (...continuaçao..) Acho que ele so conhece o nome dos autores mas nunca leu as obras por uma razao muito simples: arménio nunca saiu de CVerde e nao é rico para comprar todos esses livros. Fechando o parêntesis, Zona, sim; ele leu muito, mas nao deve ter lido o tanto que li porque nao acredito que ele leia com facilidade em alemao, em inglês e francês para ler determinadas obras que nao existem em portugues. Alias ler numa lingua estrangeira é muito dificil mesmo que a gente a saiba falar mais ou menos. A leitura existe outros mecanismos neurais e mentais. Exige uma cultura que se ganha so vivendo no país dessa lingua, convivendo com intelectuais dessa lingua etc e tal. O unico pensador crioulo que teve essa sorte na vida foi uma vez mais Joao Vario. E eu, claro....

    .Nao ha nenhum crioulo tirando a minha pessoa que tenha encontrado numa mesma sala tanta genialidade mundial como DWORKINS, HABERMAS, DAMASIO, ElIE WIESEL e dezenas de outros génios. Eu tive essa chance na vida e falei com esses nomes.

    Pois bem, afirmo alto e solenemente que nenhum desses nomes atingiu os patamares de Joao Vario. Mas os caboverdianos, nao sabem. Talvez Zona!.

    Portanto, Fausto ainda achas que eu possa admirar e ter ciumes de Zona pelas razoes expendidas atras? Se achas é porque és mesmo ingénuo. So admiro gente da minha familia e nem todos. Admiro magistralmente o meu pai que me formou, admiro os meus irmaos mas profundamente três deles; dois por serem quase génios e um por afectividade; e admiro mais que ninguém neste mundo os meus filhos, mas tenho um fraquinho pelo mais novo e uma loucura imensa pela minha filha e uma compreensao absoluta pelo mais velho. Admiro também as minhas mulheres e em especial aquela com quem partilho neste momento a minha vida..Queres mais? Admiro a minha mae!

    Intelectuais intelectuais Vario acima de tudo e depois Baltas, Nho Roque e os claridosos. Zona ainda nao! Mas porquê, se acho que ele é um mestre em direito e é dos melhores preparados da cultura crioula? Porquê. Vou entao ser mais honesto contigo Fausto. Nao gosto de Zona, porque nunca percebi, como é que um gajo tao bem formado possa ter sido trotskista. Nao é pessoal. Nao gosto de todos os comunistas. Todos aqueles que tiveram um passado politico de comunista e suas variantes. Razao pela qual nao apoiarei nunca na minha vida alguem com esse passado tenebroso em termos politicos para o que quer que seja em Politica. Os troskistas nao têm moral para serem o que quer que seja num Estado de direito. E é o paradoxo de Zona. Alguém que conhece Direito ter-se metido numa tal filosofia hedionda e abjecta.

    Como vês Fausto, a minha postura é racional e nao sentimental; portanto nao tem nada a ver com sentimos como admiraçao e ciúmes.

    E numa coisa tens carradas de razao: Zona ri-se com essa vossa postura. E ele que é inteligente sabe que nunca será candidato às presidenciais, porque ele sabe que os seus antigos colegas comunistas do PAIGCV saberao explorar o seu passado de troskista. Tudo dito!

    Underdôglas

    ResponderEliminar
  53. o homem continua a vomitar fel, ódio e burrice. Agora vem com trotskismo, vê-se que ele anda obcecado e viva de fantasmas do passado. Quem é trotskista no mundo de hoje, seu tolo?
    Zona foi o percursor da democracia em Cabo Verde e por isso e pelas suas capcidades merece e vai ser o nosso PR de todos os crioulos. Tenho dito e tchau!

    ResponderEliminar
  54. O homem continua a vomitar fel, ódio e burrice. Agora vem com trotskismo, vê-se que ele anda obcecado e viva de fantasmas do passado. Quem é trotskista no mundo de hoje, seu tolo?
    Zona foi o percursor da democracia em Cabo Verde e por isso e pelas suas capcidades merece e vai ser o nosso PR de todos os crioulos. Tenho dito e tchau!

    Porra, este homem cita nomes que não sei onde viu, mas como escreve e argumenta nunca deve lido nada, nem sequer Nhô Roque. Outra coisa reparrama que todos seus heróis crioulos são... Baltazar, Nhô Roque João Vário... então não descobrem a careca do pseudo-intelectual que se quer comparar a quem tem uma obra publicada de grande envergadura, na literatura e no direito, sem contar com crítica literária, politica, crónicas e por aí...Toma juízo, seu analfabeto funcional

    Severino Lopes
    Ex- Funcionário público e actualmente estudante de direito

    ResponderEliminar
  55. Vamos por partes. Primeiro, já imaginaram numa cimeira da CPLP por exemplo estarem o medíocre Cavaco, o ditador Eduardo dos santos e depois os populares Malam Bacai Sanhá, Lula,Quebuza,Mene4zes e de Cabo Verde a Isaura Gomes? Que tal o retrato, meus?
    Mas ponham nauele baralho Jorge Carlos Fonseca. Qual a diferença, pá? Porra, men, o nosso brilhava, até punha o Cavaco, o único que se safava antes de rastos. seria o orgulho nacional naquele baralho, não acham?.

    Segundo, o crítico Undertaker, Underdôglas, undertudo cada hora diz coisa diferente. Pergunto-lhe, há comparação entre T´
    o e Zona, meu Deus? Compare a obra, o percuros, a cultura. Compare com outros «doutores» nossos, que nem têm um livro publicado, que nunca foram citados em lado algum, e vejam como a obrae de Jorge carlos é referenciada em tantos paísers diferentes e por centenas de autores. Querem os nomes e as r3eferências? Jorge Carlos Fonseca vale pela obra e credibilidade que já tem e não por qualquer título. Quando em Espanha, na Argentina, no Brasil, em Macau, em Portugal, etc, etc, querem convidar um caboverdeano na área do direito ou das ciências humanas e sociais, convidam quem? Corsino? Wladimir Brito? Tó? Não, mas Fonseca.

    Terceiro, eu sou do PAICV e voto PAICV sempre. Em 2011 vai swer na mesma e quero JMN xcomo Primeiro Ministro, e Carlos Veiga de vez no caixote de lixo com 3 derrotas seguidas. Se ganharmos as legislativas até posso votar vem Zona porque le merece e meu Deus como seria ter JMN e JCF como PM e PR. Lindo, meus camradas do PAICV. Zona pode ser o candidato capaz de fazer o pleno do MPD e apanhar votos fora. Se o MPD desperdiçar, é problema dele e vosso, meus tolos que andam ainda com inquéritos e merdas.
    Como diz um ditado não se deve atrirar pérolas a porcos. Fonseca é demais para a vossa carroça de ventoínhas. Vocês ainda não conhecem a estaleca del, muito menos esse ignorante Under, ainda por cima maricon de primeira e marginal da literatura e do direito, que nunca escreveu nada, nunca publicou nada, que é um primário e atrasado mental. Felizmente para Fonseca que é uma pessoa como ele que o contraria, taé lhe dá mais força e crédito.
    Quarto, JCF é a figura da política caboverdeana com mais cultura, mais gbagagem técnica e constitucional, importante para um Chefe de Estado. JMN é a inteligência viva na politica e na governação, alguém que tirou o país da lama e do descrédito internacional. Zona pode acrescentar reconhecimento, cultura, brilho e sabedoria.

    Há tempos não sei se foi no expresso ou no Liberal ou no jornal on line A Semana, havia um inquérito sobre o melhor PR para Cabo Verde. Vejam quem ganhou e estavam lá os nomes de Carlos Veiga, Isaura, Aristides Lima e outros. Não conta muito, mas é mais um sinal importante da notoriedade pública de Fonseca.
    Trotskismo, comunismo, paciência, até parece conversa das catacumbas. O Under é um reaccionário e um pateta alegre que de política é zero, não sabe analisar e só vem com tretas e mais trampas. Ó homem, estude, actualize-se e deixe de izer asneiras sobre asneiras. O senhor nunca leu filóssofo nenhum, conhece nomes e isso qualquer patego pode citra, basta ir a uma enciclopédia ou a um dicionário.

    Resumindo, vamos ter JMN a PM e JCF a PR.

    Manuel Teixeira Duarte

    ResponderEliminar
  56. Dentro de dias Joparece que Jorge Santos vai anunciar que desiste da candidatura e Carlos Veiga vai sozinho na corrida a liderança do MPD. É a informação que chegou a mim hoje de man´~a por um amigo do MPD de Santo Antão.
    Carlos Veiga tem tudo para ser de novo o Primeiro Ministro de Cabo Verde. Assim, ninguém tem dúvidas quem vai ser o candidato presidencial apoiado pelo MPD, a não ser que ele não queira. Chama-se Jorge Carlos da Fonseca e irá ser provavelmente o PR próximo. Eu espero que, com a s suas qualidades ímpares de politico humanista, de jurista e constitucionalista abalizado, a sua independencia de pensamento venha a inaugurar uma nova era no sistema politico caboverdeano, mostrando que se pode ser influenye e muito útil na presidencia da República. Ele vai motivar e estimular a acção governativa, fazendo uma dupla invejà vel com Carlos Veiga. São diferentes em quase tudo o que é positivo para o sistema e o seu desenvolvimento. Haverá um ou outro momento de divergências, certamente, mas isso é normal em democracai e positivo para o seu aprofundamento. Com JCF como PR a cosntituição vai vigorar de facto, o mesmo será feito pelo Veiga. São dosi democratas convictos, os principais obreiros do estado de direito em Cabo Verde, têm percursos muito diferentes mas podem completar-se na perfeição.

    O meu voto vai neste sentido, admitindo, com respeito, opinião contrária, desde que se fundamente e se faça isso sem insultos, sem mentiras e sem distorções da nossa história política.

    Alfredo de Sousa

    Bruxelles

    ResponderEliminar
  57. Contra a figura de jorge Carlos Fonseca, o seu perfil de homem da cultura, da luta democrática, da competencia em em tudo quanto faz não é possível dizer nada contra. Os poucos arregimentados de ocasião viram-se ou para as pectos sem interesse ou para falsidades.
    Nenhuma importância tem porque nós não qyeremos por definição unanimidade e até o único que aqui tem feito jogo sujo é conhecido mesmo como isso, como um marginal louco que tem por objectivo tentar sem sucesso atacar as figuras que brilham e o deixam doente de inveja, porque ele é um frustrado e depravado bairrista conhecido por nós. Deixem-no a vontade, quanto mais ele apraecer mais apoios ganha o movimento impar´
    avel de apoio á candidatura do nosso querido mestre político e pensador ZONA.

    Porque alguém poderia odiar e vomitar dejectos contra um candidato que não fizesse mossa, que fosse uma figura apagada? Alguém atacaria pessoalmente uma Ondina ou um Canuto? Ninguém até porque ninguém os conheceria.


    Mateus di Nha Tonga - Bravense orgulhoso de ter um conterrâneo com a cateogoria do cidadão Jorgte Carlos Fonseca

    ResponderEliminar
  58. Eu não sou do MPD nem de perto nem de longe, aviso já. Sou do partido de que era João Dono ainda há pouco tempo. Nunca percebi a mudança brusca dele para de repente passar a fanático dos ventoínhas. Mas cada qual é como cada um. Portanto para mim tudo vai ser feito para os meus ganharem, isto é a eleição de uma nova maioria do PAICV, liderado pelo melhor PM que Cabo Verde jamais conheceu. Basta vermos os elogios feitos pela Hilary Clinton sobre a nossa boa governação. Carlos Veiga veio dar cabo mais uma vez do MPD e vocês vão ver como ele arrasou o partido. Ele é um perdedor, pois vai em duas derrotas presidenciais seguidas, perdeu no apoio que deu em SV a Gulaberto do Rosário que teve menos de 2 por cento, perdeu ao não apoira Jorge Figueiredo no Sal, perdeu ao apoiar Nilton Paiva na JPD. Pois é, ele vai ter outra derrota nas legislativas, porque está cansado, sem brilho e já nem tem o apoio que tinha em 90 ou 95. Isso é passado e vocês não entendem. Sobre presidenciais, vou apoiar o meu candidato, seja ele quem for, Aristides ou david ou Neves. Mas tenho de reconhecer como pessoa séria e objectiva que admiro a pessoa do Dr. Jorge Carlos Fonseca, pela sua seriedade, pela sua competência e sua postura de homem de cultura e de pensamento consistente. É o nosso melhor jurista sem dúvidas, um dos maioresw intelectuais vivos do país, um cronista brilhente e um professor que todos admiram. O problema é ele candidatar-se pelo MPD, apesar de se dizer independente. Se o PAICV ganha as legislativas, ele terá poucas hipoteses de ganhar. Mas é o único candidato com prestígio que o MPD pode ter, mas duvido que ele aceite, sabendo que o MPD não vai ter chance nas legislativas.
    Ora bem, por isso não acho bem alguém vit aqui apanhar nochão e tentar manchar o nome e acredibilidade de um grande senhor da politica e da cultura do meu Cabo Verde. Em política não pode valer tudo.

    ResponderEliminar