quarta-feira, 13 de outubro de 2010

“COPY / PASTE”

Já sabíamos que o Governo está esgotado, sem projectos, sem imaginação, sem ideias, sem originalidade. Mesmo assim contávamos que José Maria Neves se esforçasse um pouco mais, tentasse criar um slogan, alguma frase no seu estilo poético e eleitoralista.

JMN foi, ao longo de 10 anos, um homem de discursos, de promessas não cumpridas. O homem tinha a capacidade de inventar verdades, criar ilusões e recitar poesias. Tinha, pelo menos, estas capacidades. E convenhamos, para criar ilusões e fazer propaganda política é preciso alguma imaginação, dá algum trabalho. O homem fazia algum esforço no seu discurso.

Neste momento, o nosso Primeiro-ministro já não consegue pensar, imaginar, inventar, limita-se a copiar, ao copy paste. O Zemas, na abertura do ano político do PAICV, copiando os slogans do MpD : “Cabo Verde precisa de mudar” e “mesti muda”, usou como refrão no seu discurso, a frase: "Cabo Verde está a mudar e o PAICV é a força desta mudança".

Ouvindo o discurso do Primeiro-ministro dei uma grande gargalhada. Será que o homem também fez o curso seguindo a regra do “copy / paste”? Será que já não tem quem lhe escreva os discursos?

Em Cabo Verde, em todas as Universidades quem copia tem a prova anulada. Será que vamos anular os discursos do JMN ou vamos, simplesmente, chumbá-lo em 2011? A segunda opção já está garantida.

Um Primeiro-ministro que se auto-proclama “estrela”, ainda que “estrela cadente”, ou seja, estrela a cair, deve ter a preocupação de não decepcionar, de não envergonhar os cabo-verdianos. Sinceramente, copiar é muito feio.

Afinal, quem governou o país durante 10 anos, deve sair com alguma dignidade. Será uma pena se o JMN vier, no futuro, a ser recordado como o Primeiro-ministro do “copy / paste”.

Sem comentários:

Enviar um comentário