segunda-feira, 5 de julho de 2010

Parabéns a todos os Cabo-verdianos

O nosso país completou 35 anos de Idade. 35 anos de luta, de esforço e de dedicação de todos os cabo-verdianos.

Neste dia, recordamos Amílcar Cabral e todos aqueles que lutaram pela nossa independência. Igualmente, e porque 5 de Julho foi um ponto de partida e não de chegada, agradecemos todos aqueles que ao longo destes 35 anos têm lutado e contribuído para o desenvolvimento do nosso país.

Ao longo destes anos, muitos foram os ganhos conquistados pelo nosso país. O maior deles, foi a liberdade e a democracia alcançada a 13 de Janeiro de 1991. Hoje, somos um país, independente, livre e democrático. Hoje, somos um país de rendimento médio com portas abertas no e para o mundo. Fazemos parte desta aldeia global e vamos, dia-a-dia, conquistando o nosso lugar, o nosso espaço.

Volvidos 35 anos, os cabo-verdianos estão mais exigentes, mais sábios, mais atentos ao que se passa no país e no mundo. Hoje, não nos contentamos com pouco, exigimos mais e melhor dos nossos políticos. Exigimos uma terceira fase. Queremos uma nova caminhada, queremos entrar na lista dos países desenvolvidos. Por isso, só aceitamos e só votamos naqueles que são capazes de atingir este desiderato.

Após a independência e a democracia é a altura do desenvolvimento. Esta é a missão da nova geração. Temos de continuar a caminhada que Cabral iniciou, rumo ao desenvolvimento.

Tal como a independência e a democracia, esta terceira etapa exige sacrifício, trabalho, dedicação e entrega total. Somos capazes, temos os alicerces para isso. É a hora de iniciar a nova etapa, é a hora de primar pelo rigor, pelo trabalho e pela excelência. É hora de escolher os melhores, ignorando, assim, as cores partidárias, os laços de amizade ou de sangue. O único critério deve ser a excelência.

Assim, poderemos comemorar 40 anos de independência ou meio século de independência num novo patamar de desenvolvimento e poderemos oferecer às gerações vindouras um novo legado. Um legado de desenvolvimento e de prosperidade. Vamos lutar e trabalhar para isso. Esta é a nossa hora, esta é a nossa luta!

Sem comentários:

Enviar um comentário