quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A estória do José e do Carlos

“Barriga está em primeiro lugar; Estudo está em primeiro lugar; Saco vazio não fica em pé; A Pessoa é o centro da Sociedade e do Direito; A dignidade da Pessoa humana deve estar, sempre, presente em todas as decisões dos governantes.”

Estas são algumas frases que devemos ter sempre em conta nas decisões que tomamos, na nossa vida pessoal, profissional e política. Se fosse Governante, nunca ignoraria tais afirmações. São sábias e devem ser valorizadas.

O Senhor José cometeu um grande erro, um grande pecado quando ignorou estas frases sábias proferidas por pessoas sábias.

O Senhor José, é líder de uma tribo com mais de 400 pessoas. José sucedeu o ex-líder Carlos. José encontrou a tribo farta, homens, mulheres, jovens, crianças, todos tinham o que comer, o que fazer. Todos viviam num clima de paz, de tranquilidade, de harmonia, de felicidade.

As crianças, os jovens, podiam estudar, tinham sonhos, tinham esperanças, acreditavam e lutavam por um futuro melhor. Nunca faltava um pão de cada dia, todas as famílias tinham comida à mesa, pois, para o ex-líder Carlos, a barriga está em primeiro lugar, os estudos estão em primeiro lugar. O Carlos preocupava-se com cada um dos membros da sua tribo.

Carlos tratava os membros da sua tribo com respeito, amizade e todos eram livres e iguais, tinham as mesmas oportunidades. Por causa das boas práticas do Carlos, José encontrou a tribo com muito prestígio, e, por causa disso, recebeu prémios, ajudas, dinheiro e todos pensaram que teriam uma vida, ainda, melhor, afinal tinham mais condições e mais apoios.

Infelizmente, não foi o que aconteceu. José fez estradas, melhorou alguns acessos, mas esqueceu do lar, da casa dos membros da sua tribo. Ajudou outras pessoas a ganharem dinheiro com suas obras, mas esqueceu daqueles que realmente são importantes. Só ajudou os mais próximos, acabou com o tratamento igual, acabou com a igualdade de oportunidades. A maioria dos jovens deixou de estudar, muitos ficaram sem fazer o que fazer. Os conflitos na tribo tornaram-se constantes, assaltos, brigas, acabou a tranquilidade.

Hoje os membros da tribo estão revoltados, descontentes e querem, novamente, ter o Carlos como líder. Perceberam que a barriga das pessoas está em primeiro lugar. Entenderam que os estudos estão em primeiro lugar. Já sabem que o líder deve governar para os membros da tribo e não para um conjunto de amigos ou de empresas.

O José tenta ainda iludir os membros da tribo, faz promessas, lança primeira pedra, fazer algumas obras, mas ninguém mais acredita no José. Todos estão conscientes que a situação na tribo tem de mudar.

Uma casa, uma aldeia, uma tribo, uma vila, uma cidade, um país, uma sociedade, são feitas por pessoas, por homens e mulheres. Antes de termos qualquer outra preocupação, devemos preocupar com o bem-estar destas pessoas. Só é bom líder, aquele que preocupa com as pessoas.
Tal como esta tribo, Cabo Verde, também, “mesti muda”. Precisamos governar para as pessoas.

1 comentário:

  1. Apenas uma pergunta ( que gostaria que fosse respondida):
    Como é que votar em Carlos Veiga seria uma mudança boa?? Cabo Verde só pode aspirar aos intervinientes do passado e que perderam eleições, por esgotarem políticas e paciência do povo??
    Sou jovem mas lembro-me dos 10 anos da governação do MPD e confesso que voltar ao passado não me agrada.Carlos Veiga seria mais do mesmo.
    Também confesso que o PAICV de JMN atingiu um limite,mas aceitar Carlos Veiga como a única alternativa causa-me arrepios (de medo).
    Gostaria de ver pessoas novas, com ideias novas e de "ficha limpa" no governo.e não os mesmos de sempre que devem ter alguma "hiden agenda" para voltarem à cena política.
    Caro João Dono,admito ser uma leitora assídua do seu blog e dos textos que publica e gostaria de entender o porquê de Carlos Veiga, e de o apoiar.
    Não tenho inclinação para nenhum dos partidos, mas gostaria de viver num país diferente, em que as coisas funcionassem e os políticos não pensassem que o povo é cego e amnésico...
    Fico à espera da sua resposta.
    Atenciosamente

    ResponderEliminar