sexta-feira, 20 de março de 2009

Gota D’água, o “Magalhães" de Cabo Verde

Cabo Verde terá o seu próprio “Magalhães”. Todas as nossas crianças têm direito a um “Gota D’água”, é o mundo que chega ao “PORTON D NÔS ILHA”.

Que não haja dúvida de facto, Cabo Verde está cada vez mais na moda. Os nossos estudantes merecem um “Gota D’água” e merecem entrar num mundo novo. O nosso Primeiro-ministro inspirou-se no lindíssimo poema de Renata Cardoso e trouxe o mundo às nossas ilhas e pretende oferecer aos estudantes e professores um “Gota D’água” com apoio do Sócrates. Este também teve uns dias inspirados, cheios de declarações de amor aos cabo-verdianos. Como canta Gil Semedo, “Dja nu ganha fama”.

Jorge Santos não foi convidado para a festa e claro, o nosso líder de oposição não podia fazer o papel de “rusga” e ir a festa sem ser convidado. De facto nem o Sócrates, nem o José Maria Neves tiveram uma atitude de “kompas” com o Jorge Santos. De facto, nem com a promoção de Cabo Verde Telecom Jorge Santos conseguiu ser “kompas” do JMN e Sócrates.

Já agora, alguém sabe quem são os 5 “kompas” do Primeiro Ministro e do Jorge Santos. Vou tentar adivinhar. JMN deve ter como “kompas”: Janira Hopffer Almada, Rui Semendo, Nuías Silva, Basílio e Inocêncio.

Por seu lado, Jorge Santos deve ter optado por: Fernando Elísio, Miguel Monteiro, Lourenço Lopes, Miguel Sousa e Joana Rosa.

Os “Kompas” devem estar permanentemente em contacto e devemos agradecer a Cabo Verde Telecom por isso. Bem, vou parar de escrever e vou ligar a um “kompas”. Sabem quem são os meus “Kompas”? Depois digo-vos. Não sejam tão curiosos, ainda não sou nem Primeiro-ministro, nem líder de oposição. Quem sabe um dia… nunca se sabe…!!!

Deixo-vos com a inspiração do nosso Primeiro-ministro

PORTON D NÔS ILHA

Quando um mundo novo cunqui
Na porton di nôs ilha
Pamode qui fogon sem paia
Na ladêra sem cimbron
Tude mãe chei d fidjo sem estória
Tude gril quebrá sê pedra
Pamode manhã ca tem prutchida
E no quema morabeza
Ma distino triste di ilhéu
E no spaia sês pontin
Na prato fundo sem fture
Di tudo bem sirvido qui criás
Di tudo bem sirvido qui criás
E no cuzá um enchada
Má um broca e no espaiá
Um novo ideia na nôs mar
Sol e morabeza pa tude gente
Tude nôs farol di morte
Ma cimitério di nôs água
No vra terra pa tude gente
Lei tude criston tude cimbron
Tem direite na sê gota d aga



Renato Cardoso

1 comentário: