Não vou dizer que te amo
Que te desejo
Que tenho o teu cheiro entranhado em mim
Hoje deixo o meu corpo falar
Hoje vou te amar
Simplesmente te amar
Só isso, pouco e muito
Para expressar o meu amor
domingo, 30 de agosto de 2009
VEIGA EM FORÇA E MPD UNIDO RUMO À VITÓRIA EM 2011
Veiga vai liderar uma candidatura de consenso e Jorge Santos vai integrar a equipa de que vai ganhar em 2011. Para o azar de muitos, MpD está cada vez mais unido, afinal Veiga trouxe união e vai trazer, de novo, a vitória ao MpD.
Sei que muitos estão furiosos com esta notícia, mas o certo é o MpD vai ganhar as legislativas de 2011. Alguns gritarão, outros vão chorar, outros vão brindar, outros ficarão tristes, alguns blogs, vão, finalmente concordar comigo, enfim, o mais importante é que Cabo Verde sairá a ganhar.
sexta-feira, 28 de agosto de 2009
JORNAL A NAÇÃO: QUE FALTA DE GOSTO
Hoje os jornais online marcam a actualidade, basta um clic. Contudo, eu ainda sou daqueles que adora o jornal em papel, sentir o cheiro do papel e o prazer de folhear o jornal. Por isso o papel tem de ser atraente e tem de ser suave.
Infelizmente, constactei que o jornal A NAÇÃO apresenta uma nova qualidade de papel, algo rude, sem graça e que não nos dá nenhum prazer em folhear o jornal.
Que falta de gosto!!!
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
SE ELES FOSSEM PRIMEIRO-MINISTRO ...
Numa interessante iniciativa, o caderno Juvemtudo ( jornal Expresso das Ilhas) traz duas entrevistas no formato "se fosse primeiro-ministro", aos presidentes das jotas, num cenário onde ambos seriam candidatos a Primeiro-ministro. Nuias Silva e Miguel Monteiro, no papel de Primeiro-Ministro apresentam as suas ideias para o país.
Do que li, destaco o seguinte:
1. Nuias Silva, mais uma vez, aparece no papel de representante do Governo, do funcionário do Primeiro-ministro e apresenta ideias de continuidade da (má e esgotada) política do Governo. Esperava-me mais autonomia do presidente da JPAI, contudo falta-lhe imaginação e capacidade de ter liberdade de pensamento;
2. Tal como Neves, Nuias não fala do candidato presidencial. Tacitamente, vem nos dizer que devemos esperar a palavra final do JMN. Aguardemos o dia em que o chefe virá dizer ao país: “Eu sou candidato a Presidência da República”;
3. Miguel aperece mais firme, com mais ideias e com mais liberdade de pensamento;
4. Sobre o candidato presidencial, Miguel já fez a sua escolha. O seu candidato é o Dr. Jorge Carlos Fonseca.
Quem sabe, uma dia, não teremos os actuais presidentes das Jotas como candidatos a Primeiro-Ministro. O futuro a Deus pertence.....
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
SALADA RUSSA NO PAICV
“Depois de David Hopffer Almada ter anunciado publicamente a sua intenção de se candidatar à Presidência da República, o jornal “A Nação” vem na sua edição desta quinta-feira, dizer que Manuel Inocêncio Sousa também é candidato às eleições que se realizam em 2011.
De acordo com aquele jornal, conotado com os tambarinas, e que faz a notícia com base nas fontes próximas do PAICV, Manuel Inocêncio poderá estar a posicionar-se ao “Cadeirão” do Palácio do Plateau, com apoio de sectores ligados ao actual Primeiro Ministro, José Maria Neves.
A ser verdade, baralham-se as cartas no seio do partido tambarina que já soma quatro, o número de candidatos (Hopffer Almada, Inocêncio Sousa, Silvino da Luz e Aristides Lima) às presidenciais, mas só podendo apoiar um deles”. www.liberal-caboverde.com
Sentindo o fim do ciclo e dos tempos de glória do PAICV, todos querem ser Presidente da República. Contudo, Aristides Lima é, até agora, o único candidato que tem feito um trabalho de conquista dos militantes do partido. O Presidente da Assembleia Nacioal ganhou a simpatia dos militantes e é o preferido da maioria. Porém, JMN não quer e não pretende apoiar Aristides Lima, mas tem consciência de que, o jurista está cada vez mais forte e tem apoio do Filú (homem que derrotou, recentemente, todo o Governo).
Por outro lado, JMN sabe que já não tem o mesmo peso, a mesma força e para conseguir ser o candidato apoiado pelo PAICV vai lançando confusão, coloca em jogo dois jogadores da sua confiança. Estes são ganhando pontos para depois transferir para JMN. Hopffer e Sousa são apenas dois apoiantes e representantes do JMN.
JMN quer lançar confusão para depois afirmar: “Depois de muita meditação e tendo em conta os interesses do partido, resolvi ser candidato”.
Hopffer e Sousa dirão o seguinte:” tendo em conta a decisão do Dr. JMN resolvemos desistir e apoiar o JMN”.
Aristides Lima ainda tentará resistir, mas a armadilha do JMN está a ser tão bem montada que aquele que seria o melhor candidado apoiado pelo PAICV não terá outra alternativa: desistir. Este será o final desta “estória”.
O que ganham Hopffer e Sousa nesta jogada? Estes terão o apoio do JMN na corrida à liderança do partido. Hopffer e Sousa, um deles enfrentará o Filú na próxima convenção do PAICV.
sábado, 22 de agosto de 2009
DESTAQUE DA SEMANA
“UNIVERSIDADE: VERDADE E PERCEPÇÕES NA HORA DA ESCOLHA”
Este é o título de um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa e Estudos Avançados da Universidade de Santiago (CEPEA – US) e que versa sobre o ensino superior em Cabo Verde.
De acordo com o que li no jornal A Nação, podemos tirar as seguintes conclusões:
1. Os cursos preferenciais são: Direito, Contabilidade e Economia;
2. Os cursos da área técnica são rejeitados;
3. Muitos jovens ainda preferem formar no exterior;
4. Os jovens do mundo rural preferem formar no país;
5. A Universa Jean Piaget é a mais preferida, seguida de Uni-cv, Universidade de Santiago e o Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais;
6. Famílias financiam formação;
7. O Estado é visto como o principal empregador após a formação;
8. Dificuldades no financiamento de estudos obrigam a prostituição e criminalidade.
O ensino superior é, também, mais um Calcanhar de Aquiles deste Governo. A procura pelo ensino superior é muita, contudo nem todos conseguem alcançar este sonho. Outros desistem a meio porque não têm condições de pagar a pesada proprina. Alguns, como refere o estudo acabam por entrar na prostituição e no mundo do crime para continuar o sonho de um dia ser licenciado.
Os jovens quando acabam o 12.º ficam completamente perdidos, sem rumo, nem direcção, sonhando em entrar numa instituição do ensino superior sem saber como e sem ter condições para isso. Sorte daqueles que têm uma família com algum poder económico, estes podem continuar a sonhar, mas a grande maioria procura um trabalho cujo rendimento, muitas vezes, não chega nem para pagar a proprina. Politicas e soluções do Governo, nem sinal. Continuamos a ter muita propaganta, muitos discursos, mas é verdade é que temos cada dia mais jovens desesperados.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
DIREITO DE RESPOSTA DE VERÍSSIMO PINTO. UMA OPORTUNIDADE DE FICAR CALADO
“Comunicado
Considerando os ataques intentados pelo jornal liberal contra a minha integridade, honra, os injuriosos comentários impulsionados e lesivos às funções que desempenho, avancei com uma queixa-crime conta o jornal em referência, na pessoa do seu Director.
Pretendo, com a competente acção judicial, que o jornal liberal, na pessoa do seu director, prove em sede própria que:
1) Sou "afilhado" do Senhor Primeiro-ministro;
2) A concessão feita ao abrigo da Lei n.o 44/VI/2004 de 12 de Julho, que estabelece o regime jurídico dos bens do domínio público marítimo, de um projecto que vem sendo estruturado desde 2007, com a devida autorização de várias entidades competentes e publicada no Boletim Oficial em sinal da sua conformidade e legalidade, é " ... uma recompensa pela promoção feita pela Bolsa de Valores ao não menos esquisito negócio da Fast Ferry ... /conforme noticiado pelo jornal liberal;
3) José Maria Neves, acaba de assinar sozinho um Resolução publicada no Boletim Oficial .... ", sendo que o documento é uma Resolução do Conselho de Ministros;
4) O cidadão Veríssimo Pinto tem alguma incompatibilidade legal para investir no seu País e em empresas que não estejam cotadas na Bolsa de Valores de Cabo Verde e,
5) Os inalienáveis direitos inerentes à dignidade humana e os valores da nobre profissão jornalística permitem, sob a capa da liberdade de expressão, viabilizar comentários obscenos e que perigam a própria vida das pessoas.
Praia, 19 de Agosto de 2009.
Assina : Veríssimo Pinto” in www.liberal-caboverde.com
Será isso Direito de Resposta ou uma informação apenas? Veríssimo não veio desmintir nada, nem apresentar argumentos novos, apenas nos informou que aprensentou um queixa-crime. A justiça fará o seu trabalho, não é necessário usar direito de resposta para informar, divulgar que se avançou com uma queixa-crime.
Acho que, ao usar o direito de resposta, o Presidente da Bolsa de Valores de Cabo Verde deveria esclarecer o público, demonstrar que Liberal não disse a verdade. Ao solicitar provas ao Liberal, Veríssimo não desmente o jornal, apenas solicita provas, sendo certo que nem todas a verdades podem ser provadas, mas nem por isso deixam de ser verdades. Mais valia ficar calado....
terça-feira, 18 de agosto de 2009
JUVENTUDE: “O CALCANHAR DE AQUILES” DO GOVERNO
Os jovens, em todo o mundo, têm assumido um papel determinante no progresso e desenvolvimento deste mundo, cada vez mais glogal, onde também nos incluímos. Os países modernos e competitivos assumem a participação dos jovens na política e em todos os sectores da sociedade como condição sine qua non do desenvolvimento. Não posso dizer que estamos a fazer o mesmo, mas para lá caminhamos.
É imperioso que os nossos governantes acreditem na juventude. Pois, acreditar na juventude é sinal de segurança, de esperança, de desenvolvimento, é sinal de um Cabo Verde cada vez melhor, é sinal do futuro. Só assim o futuro pode acontecer hoje.
Igualmente, é necessário que os jovens revelem os seus valores e qualidades. Os jovens devem procurar excelência em todos os momentos e em todas as situações. A procura de rigor e execelência não é, nem vaidade, nem arrogância. Temos de ter a capacidade de nos surpreender e surpreender os outros. Só com excelência faremos diferença e seremos mais competitivos.
Primar pela excelência é também primar pelo bem-estar dos cabo-verdianos, é tomar medidas que elevem o nosso país à um novo patamar. Quem é excelente não atira ao país um novo, pesado, imposto de selo em tempos de crise, não engorda o Estado em vez de promover o investimento privado, nacioal e estrangeiro.
O nosso Governo, neste segundo mandato, tem sido tudo menos excelente, não se primou pela excelência na remodelação do Governo e as medidas implementadas foram um fracasso.
Outrossim, não podemos esquecer que este Governo nunca teve uma política de juventude. Nos discursos politicos, poéticos, de José Maria Neves a juventude sempre teve um verso, contudo, nas suas acções a juventude foi sempre esquecida.
Neve teve sempre uma postura jovem e um discurso virado para a modernidade e para a juventude, o que lhe ajudou muito nas últimas eleições legislativas. Com efeito, o discurso de Neves conquistou, de facto, a juventude e deu-nos alguma esperança. Durante muito tempo, foi evidente a admiração dos jovens pelo nosso Primeiro-ministro. Contudo, como é óbvio, não podemos iludir, sempre, as pessoas com discursos e versos, não é esta a função de um Primeiro-ministro.
Passado a fase do deslumbramento, veio a desilusão. Os problemas são cada vez mais notórios e o desemprego aumenta a cada dia. Neves, acabou por falar, falar e não fez nada para a nossa juventude. Assim sendo, acredito que o próprio Neves esteja desiludido consigo mesmo, pois esta foi, provavelmente, a área onde o Governo teve mais insucesso.
Neves sabe que já não conta com a juventude para um terceiro mandado, por isso, já decidiu tentar ser Presidente da República. Para trás ficam os versos e os discursos, a juventude perdida e desempregada. Afinal o futuro não acontece e nem aconteceu com o Governo de José Maria Neves, afinal os jovens estão cada vez mais desempregados e não lhes foi dada a devida atenção e o devido valor.
Os jovens aguardam por novos tempos, por um novo Governo e por uma oportunidade. A esperança é sempre a última a morrer. Todavia, este Governo tentou matar a nossa esperança, porém estamos confiantes no futuro, confiantes em 2011. A juventude tem um forte peso na nossa sociedade, o mesmo peso que fez Neves e o PAICV ganhar duas vezes, os farão perder desta vez.
A juventude é, sem dúvida, o “calcanhar de Aquiles” deste Goveno em agonia. Já quase sem fôlego, o Governo desorientado, atira-nos um imposto de selo que nos impede de recorrer ao crédito, que diminui o nosso poder de compra e não nos dá nenhum incentivo. Diz-nos, o Governo, em publicidade enganosa, que o futuro acontece hoje com a inauguração de estradas, mas não nos diz que estas estradas nos têm endividado e que no futuro esta factura nos sairá muito cara. O futuro de que o Governo fala, não é mais do que um conjunto de pesadas dividas que a juventude terá de pagar.
Suplicamos por novos dias, novos ventos, novas marés, e não meros versos ou discursos de Neves, mas sim acções de um novo Governo preocupado com o futuro, com as novas gerações. É chegado a hora de, realmente e finalmente, fazer o futuro acontecer.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
DESTAQUES DA SEMANA
Segundo o jornal A Nação, Jorge Santos vai ceder o lugar a Veiga. Trata-se de uma desistência previsível. Todos nós tínhamos a noção de que Jorge acabaria por desistir. É justo que seja uma saída honrosa e que ele venha a ser o braço direito do Veiga. Sempre critiquei Jorge, mas nunca deixei de reconhecer as suas qualidades humanas e sua força de vontade.
Jorge organizou MpD e é um homem com uma capacidade de trabalho invejável. Estou seguro de que, com a sua capacidade de trabalho, aliado ao carisma de Veiga, MpD ganhará as legislativas. Parabéns Jorge pela coragem e pela humildade.
Jorge organizou MpD e é um homem com uma capacidade de trabalho invejável. Estou seguro de que, com a sua capacidade de trabalho, aliado ao carisma de Veiga, MpD ganhará as legislativas. Parabéns Jorge pela coragem e pela humildade.
quinta-feira, 13 de agosto de 2009
DESTAQUES DA SEMANA
Expresso das Ilhas, Edição n.º 402 de 12 de Agosto
Isenção do imposto de selo a Caixa Económica foi um erro
A Ministra Cristina Duarte reconheceu que a isenção do imposto de selo a que a Caixa Económica teve direito durante sete meses foi um erro da administração pública. Admitiu ainda que, esta falha podia ter causado grandes problemas ao sector financeiro de Cabo Verde. Ao contrário dos outros bancos, a Caixa só começou a cobrança a 1 de Agosto e sem efeito retroactivo.
Mais uma atitude inexplicável do Governo. José Maria Neves sempre defendeu que prentendia transformar Cabo Verde numa praça financeira. Ora, por estar andar vai destruir o pouco que temos do sector financeiro em Cabo Verde e com este tratamento diferenciado não teremos muitos investidores interessados em investir no sector financeior em Cabo Verde. Mais um sinal que este Governo está desorientado, sem rumo e começa a afundar a nossa economia. Poderá ser o inicio da crise nacional provocada pelo Governo
Iaura Gomes afirma ter perfil para ser Presidente da República
Adoro esta mulher, adoro a sua firmeza, as suas convicções e as suas ideias. Isaura é um exemplo para a mulher cabo-verdiana. Mulher com garra, determinação e ousadia. Mais uma vez volto a dar os meus parabéns a Isaura. A Zau não tem medo, nem receio de assumir a sua disponibilidade. Poderá vir ou não a ter apoio do partido, contudo, esta disponibilidade já é por si marcante e o MpD precisa de mulheres e homens com perfil da Zau.
Enquanto isso, aguardamos a manifestação da disponibilidade por parte do Jorge Carlos Fonseca. É tempo de Zona assumir uma posição, dizer se está ou não disponível para ser candidato. Nem sempre quem sai na frente ganha, mas as vezes acontece. Isaura está num bom caminho e revela humilde e amor ao país e ao MpD ao afirmar que, apesar da sua disponibilidad, e se o partido optar por outro candidato, ela o apoiará.
Quando escrevi, pela primeira vez, sobre a disponibilidade de Isaura, muitos consideraram que Isaura não tem perfil e condições para ser Presidente da República. Não percebo porquê, como disse o próprio José Maria Neves quando abardado sobre as presidênciais, ela também tem mais de 35 anos e está em pelo gozo dos seus direitos politicos e civis. O que impede então a Zau de ser Presidente da República? Será machismo ou outro tipo de problema?
Não podemos esquecer que Isaura venceu um antigo Primeiro-ministro e o famoso Onésimo Silveira, este um ex-candidato à Presidencia da República. Os factos provam que Isaura tem condições para vencer qualquer candidato apoiado pelo PAICV e pode ajudar MpD a ganhar as legislativas. Eu não tomo a candidatura de Isaura como uma brincadeira como muitos querem fazer parecer. É uma disponibilidade séria e deve ser encarada com seriedade.
Substimar Zau é mesmo burisse. Logo, no MpD temos dois possíveis candidatos, a Zau e o Zona, que acredito que, certamente, brevemente anunciará, também, a sua disponibilidade (ou será que estão a negociar na expectativa de um consenso? Alguém vai desistir? Quem é o elo mais fraco?).
Alguém me perguntou como será feita a escolha, será uma opção de Veiga ou dos militantes. O que acham os meus leitores? Os militantes deverão escolher o candidato que o MpD deve apoiar? Se assim for Zau e Zona, quem terá mais preferencia dos militantes?
Não restam dúvidas de que os utilizados da net preferem claramente Zona, e os militantes, a base, os bairros, aqueles que não usam net, que não costumam ler jornais, também preferem Zona? Quero saber o que pensam os leitores?
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
NOVOS DIAS EM TEMPOS DE FÉRIAS ...
Terminou o ano lectivo, depois dos exames, das orais e das férias judiciais, poderia dizer que estou de férias. Contudo, este ano não me apetece estar férias. Não me apetece viajar, não me apetece sair aos fins-de-semana e tomar os copos habituais com os amigos. Dizem que estou chato, fechado em Achada São Filipe no meu escritório de advocacia (JD – JOÃO DONO ADVOGADOS) a trabalhar, a ler, a estudar e actualizar o meu blog. Sorry pessoal, em certos momentos precisamos de isolamento para trabalhar e reflectir.
Quero um verão diferente, um verão de tranquilidade, de paz e de muita produção profissional e pessoal. Peço desculpas a minha namorada, não poderemos fazer a tal viajem, nem estar na night. Sorry meu amor, mas preciso terminar aqueles projectos, preciso concluir os meus livros inacabados. Estou certo de que estarás ao meu lado, hoje e sempre, pois, assim está escrito no livro do destino e nos nossos corações ....
Os meus leitores e amigos poderão continuar a visitar o meu blog. Prometo actualizações, quase, diária e com novos temas.
Passarei, a partir desta semana, a escrever sobre os seguintes itens:
(i) Todas as sextas-feiras farei uma análise da imprensa escrita e das principais notícias;
(ii) Passarei a recordar estórias da minha infançia e juventude às quarta;
(iii) Segunda-feira terei sempre um post sobre temas de actualidade;
(iv) No momento em que tanto se fala da revisão da Constituição, passarei a publicar posts sobre a história do constitucionalismo cabo-verdiano e partilhar alguns conhecimentos sobre algumas das matérias consagradas na nossa Constituição;
(v) Não deixarei de publicar poemas e escrever sobre coisas banais.
O meu blog prencherá, grande parte, do meu verão. Sei que muitos leitores estarão de férias, contudo, mesmo assim, pretendo tornar o meu blog mais dinámico nesta altura.
Um grande abraço aos leitores do meu blog e obrigado pelas inúmeras visitas. Não importa se me criticam ou me elogiam. A liberdade de pensamento é um bem precioso, quero continuar a escrever sem receios, quero expressar a minha opinião e manifestar os meu gostos, os meus degostos e as minhas inquietações. Não tenho medo de errar, nem de mudar de opinião, nem de pedir desculpas pelos meus erros. Aprendemos com o erro e mudamos de opinião quando atingimos graus mais elavados de conhecimento e aprofundamento das questões. Por ser um homem livre e de firmes convicções continuarei o meu caminho ....
segunda-feira, 10 de agosto de 2009
AQUELE MOMENTO...
A vida é feita de muitos momentos, uns de lazer, outros de trabalho, outros de politica, outras de análise, para começar a semana, um poema sobre outros momentos, sobre aquele momento.....
Hoje vou te devorar
Hoje, mais uma vez, serás minha
Não demora
Traz uma garrafa
Para regar o teu corpo
Traz cerejas
Para servir nos teus seios
Vem, traz pouca roupa
Vou te rasgar com menos estragos
Vou ser o diabo e tu aquela diaba
Para o ceu ou para o inferno
Vamos morrer de prazer
Hoje vou te devorar
Hoje, mais uma vez, serás minha
Não demora
Traz uma garrafa
Para regar o teu corpo
Traz cerejas
Para servir nos teus seios
Vem, traz pouca roupa
Vou te rasgar com menos estragos
Vou ser o diabo e tu aquela diaba
Para o ceu ou para o inferno
Vamos morrer de prazer
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
JOSÉ MARIA NEVES ASSUME COMO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
No programa apresentado por Daniel Medina na TCV, o Primeiro-Ministro confirma, pela primeira vez, (proferindo uma declaração tácita) que afinal é, de facto e de direito, candidato à Presidência da República.
JMN deixou bem claro que tem mais de 35 anos, está em pleno gozo dos seus direitos políticos, fez um balanço do seu trabalho para o PAICV e para país, revelando assim, dados, proferindo declarações e adoptando comportamentos que com toda a probabilidade revelam que o mesmo será candidato à Presidência da República. Depois desta entrevista, se dúvidas houvessem, deixaram de existir.
JMN deixou bem claro que tem mais de 35 anos, está em pleno gozo dos seus direitos políticos, fez um balanço do seu trabalho para o PAICV e para país, revelando assim, dados, proferindo declarações e adoptando comportamentos que com toda a probabilidade revelam que o mesmo será candidato à Presidência da República. Depois desta entrevista, se dúvidas houvessem, deixaram de existir.
Um desafio…
Lanço aqui um desafio aos leitores do meu blog:
Que características deverá ter o candidato à Presidente da República apoiado pelo MpD?
O importante deverá ser a popularidade do candidato ou a capacidade intelectual do mesmo?
O profundo conhecimento da Constituição e das leis terá algum peso?
O importante é apoiar alguém que consegue mover a população e ajudar MpD a ganhar as legislativas ou deve-se apostar em alguém com o perfil ideal, mesmo que não tenha tanta popularidade?
Que características deverá ter o candidato à Presidente da República apoiado pelo MpD?
O importante deverá ser a popularidade do candidato ou a capacidade intelectual do mesmo?
O profundo conhecimento da Constituição e das leis terá algum peso?
O importante é apoiar alguém que consegue mover a população e ajudar MpD a ganhar as legislativas ou deve-se apostar em alguém com o perfil ideal, mesmo que não tenha tanta popularidade?
Subscrever:
Mensagens (Atom)